Por que Hojlund não está marcando gols no Manchester United?

6 minutos de leitura

O Manchester United está fora da Champions League e muito disso se deve ao fato de não ter marcado um gol sequer contra o Bayern de Munique na última quarta-feira (13), no Old Trafford.

O alvo principal por essa falha é, para grande parte da internet, Rasmus Hojlund, que passou em branco pelo sexto jogo seguido. Ele deu 18 toques na bola durante a partida, mas nenhum deles foi uma finalização.

A derrota para o Bayern de Munique sem marcar gols pode ser encarado como algo fora da curva na campanha do Manchester United na Champions League. Os Red Devils marcaram em todos os outros jogos da competição, totalizando em 12 bolas na rede em apenas seis jogos, uma média de dois tentos por jogo. Mas, por outro lado, a defesa dos Diabos Vermelhos também foi vazada 15 vezes, a pior marca da história de um clube inglês na competição.

Hojlund x Harry Kane

Hojlund mesmo marcou cinco gols em seis jogos na Champions League. Mas quando o time mais precisava, contra o Bayern de Munique, o atacante dinamarquês passou em branco. Por que?

A resposta pode iniciar pelo exemplo contrário. Assim como o centroavante do Manchester United, Harry Kane custou muito dinheiro aos cofres bávaros. Precisou se adaptar a um novo clube, a um país diferente e a uma nova liga. Mas, ao contrário do seu adversário de quarta, ele marca gols.

Harry Kane é o líder da Champions League em participações em gols, com quatro bolas na rede e três passes para gol. Já Hojlund passou 800 minutos sem ter participação alguma em um tento do Manchester United.

A principal diferença entre os casos de Harry Kane e Hojlund é o fato de que o Bayern de Munique fez tudo o que precisava quando contratou o craque inglês. Realizou mudanças estruturais e individuais dentro de jogo para aproveitar os pontos fortes do jogador, à medida que o atleta se adaptava à equipe.

Portanto, o técnico do Bayern de Munique, Thomas Tuchel, colocou Harry Kane para empurrar a defesa para trás e deixar mais espaço para os três meias ofensivos. Mas, em alguns momentos, principalmente em contra-ataques, ele relembra seus tempos de Tottenham, em que assume um papel de camisa 10 e Musiala, armador original, abre no flanco direito para dar opções de passe para o artilheiro. No caso de ontem, ele deu a assistência para Kingsley Coman marcar o gol da vitória.

Já o Manchester United não aproveita as valências de Hojlund e o atacante tenta se adaptar ao jogo que o treinador do time, Erik ten Hag, quer. Só que o camisa 11 está tão fora de sua zona de conforto que não tem funcionado.

O dinamarquês é um finalizador nato. Seu jogo de ligação não é particularmente bom e é nítido que ele sente dificuldades de jogar de costas para o gol. Por outro lado, ele é excelente em calcular uma corrida perfeita para chegar na pequena área e finalizar.

Mas o problema que o Manchester United tem enfrentado na Premier League e que teve na partida contra o Bayern de Munique é que os comandados de Ten Hag encontram situações muito difíceis de criar. Predominantemente nesta temporada, Marcus Rashford, Antony e Alejandro Garnacho não são exatamente grandes assistentes. O que eles realmente gostam é de marcar gols.

Assistências Experadas (xA)Marcus RashfordAlejandro GarnachoAntony
0,110,140,14

Em outras palavras , 0,1 de xA quer dizer que você é capaz de criar uma chance a cada 10 jogos.

Hojlund não está marcando gols porque ele não está jogando num coletivo para um jogador como ele marcar gols. O que o Manchester United precisa é de um jogador que possa fazer o que Harry Kane faz em relação a movimento e envolvimento da marcação — mas ele não tem isso, é apenas um matador nato.

Na maior parte do tempo contra o Bayern de Munique, Hojlund recebia a bola de costas para o gol e precisava distribui-la. Só que era nítido que não sabia o que fazer. Toda vez que acontecia, ele não conseguiu prosseguir com a jogada.

Apesar disso, Hojlund foi o artilheiro do Manchester United na Champions League, porque os jogos do time foram caóticos. Ele encontrou espaços nas pontas, na área, no lançamento direto. O que não foi o caso de ontem.

Portanto, a razão pela qual Hojlund não está marcando na Premier League (0 gols em 12 jogos) é porque esses jogos tendem a ser muito mais parecidos com o que foi contra o Bayern de Munique, onde há organização e compactação das equipes, o que tira espaços como os que o Galatasaray abriu.

Hojlund fracassou no Manchester United?

Alguns consideram a contratação de Hojlund um fracasso por ele não estar se adaptando ao estilo de jogo do time, ou pela falta de gerenciamento da equipe ao colocá-lo para os jogos errados, ou mesmo na contratação porque o Manchester United gastou muito dinheiro em um jogador que é ineficaz em muitos dos jogos.

Hojlund tem 20 anos de idade. Quando foi contratado, houve um amplo discurso sobre como sabiam tirar o melhor dele e como iriam usá-lo. Era a oportunidade da vida do atacante e provavelmente ele não pensaria se o clube tiraria o melhor de seu potencial.

Talvez, ele deveria ter marcado em duas ou três chances que ele teve na Premier League , mas neste momento, pela quantidade de dinheiro investido, dois gols ainda seria terrível. Então, a finalização pode melhorar, mas não é exatamente isso que faria toda a diferença.

Para ter o melhor de Hojlund, o Manchester United precisa mudar fundamentalmente a forma com que joga. Então… seria o momento ideal para a demissão de Ten Hag?

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.