Histórico! Premier League escala árbitra para jogo pela primeira vez na história

5 minutos de leitura

A árbitra Rebecca Welch foi escalada para ser a quarta árbitra na partida entre Fulham e Manchester United, em Craven Cottage, neste sábado (4), às 16h30, pela 11ª rodada da Premier League.

Esta será a primeira vez que uma mulher estará envolvida na arbitragem de uma partida da Premier League, algo que a imprensa inglesa está classificando como “histórico”.

Quem é Rebecca Welch

A árbitra escolhida tem 39 anos e vem em ascensão nos últimos anos de futebol inglês. Welch se tornou a primeira árbitra a apitar um jogo da Championship, a segunda divisão inglesa, em janeiro de 2023, no jogo entre Birmingham e Preston North End. Ela foi a árbitra principal na oportunidade.

Em 2021, já havia quebrado o mesmo tabu na English Football League quando apitou o jogo entre Harrogate Town e Port Vale, pela League Two, a quarta divisão.

Ela começou a apitar em 2010 e virou uma profissional em 2019. Também tem presença frequente entre as equipes de arbitragem das três ligas profissionais abaixo da Premier League na atual temporada.

Welch também apita na Women Super League, a divisão de elite do futebol feminino da Inglaterra, e esteve em três jogos da última Copa do Mundo feminina. Sua participação no Mundial foi “prejudicada” porque a seleção inglesa chegou até a final, onde perdeu para a Espanha.

A profissional também faz parte da elite de árbitros da Uefa desde 2020.

Premier League busca aumentar diversidade, mas ainda está atrasada

A promoção de Rebecca Welch para a Premier League faz parte de algumas medidas da PGMOL (Professional Game Match Officials Board) de diversificar a arbitragem no país.

A mesma lógica fez com que Bhupinder Singh Gill se tornasse o primeiro homem de origem indiana a ser um auxiliar de arbitragem na elite, em janeiro último, quando fez parte da equipe no jogo entre Southampton e Nottingham Forest.

Da mesma forma, a PGMOL tem promovido uma renovação que também passa pela idade. Sam Barrot, por exemplo, apitou o jogo entre Bournemouth e Burnley — marcado pela revisão mais demorada no VAR da história da liga — após ter completado apenas 10 jogos na Championship, aos 30 anos de idade.

Vale lembrar que as novidades ainda acontecem em meio a várias polêmicas de arbitragem na Inglaterra, onde os oficiais têm sido cada vez mais questionados em jogos importantes.

Ao mesmo tempo, a Premier League ainda parece atrasada em comparação com outras entidades. No Brasileirão, por exemplo, a árbitra Edina Alves quebrou essa barreira em 2019.

A mesma Edina foi escalada pela Fifa para arbitrar no Mundial de Clubes de 2021. Antes dela, a francesa Stephanie Frappart também já havia apitado um jogo oficial da Uefa Champions League.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]