A inusitada passagem de Hervè Renard, técnico da seleção francesa feminina, pela Inglaterra

2 minutos de leitura

Desde março de 2023 Hervè Renard é técnico da seleção francesa feminina, com o desafio de manter a equipe entre as melhores do mundo. Ele tem uma longa carreira como treinador, mas conta com uma passagem inusitada pela Inglaterra.

Renard passou boa parte da carreira comandando seleções ou equipe africanas e do Oriente Média. O treinador esteve presente na Copa do Mundo 2022 com a Arábia Saudita, mas muitos anos antes disso comandou o Cambridge United na quarta divisão inglesa.

A passagem de Renard pelo futebol inglês

O francês iniciou a trajetória no futebol como zagueiro. Ele passou por Cannes, Stade de Vallauris e Draguignan, todos clubes da França. Nesse período, como o próprio comentou em entrevista ao “Athletic” em 2022″, trabalhava em uma empresa de limpeza em Cannes.

— Eu acordava às 2h30 da manhã para limpar, trabalhava até meio-dia, dormia à tarde, depois treinava à noite, chegava em casa, ia para a cama às 23h antes de acordar novamente às 2h30. Era um trabalho duro, mas é o mesmo para muitas pessoas — disse Renard ao The Athletic.

Renard pendurou as chuteiras em 1998, mas um ano depois retornou ao futebol, dessa vez como treinador do Draguignan. Entre 2002 e 2003 fez parte da comissão técnica de Claude Le Roy no Shanghai Cosco, da China.

Foi justamente na comissão técnica de Le Roy que Renard chegou ao futebol inglês. Claude foi contratado como técnico do Cambridge United em 2004, mas Hervè assumiu o cargo principal poucos jogos depois.

Na época, o Cambridge United disputava a League Two, a quarta divisão inglesa. O time estava nas últimas colocações, mas Renard ajudou na recuperação, evitando o rebaixamento.

— Lembro-me do primeiro jogo (em casa contra o Cheltenham Town). O estádio era muito pequeno, mas era uma atmosfera fantástica com as pessoas logo atrás do meu banco. E estávamos liderando depois de 10 minutos. Uau! Foi um começo fantástico — destacou Renard ao The Athletic em 2022.

Renard deixou o Cambride United poucos meses depois

Embora tenha se destacando no comando nos primeiros jogos, a passagem de Renard pelo Cambridge United encerrou em dezembro de 2004. O time sofreu oito derrotas no período de nove partidas.

Na época, o presidente do Cambridge United, Gary Harwood, explicou ao site oficial do clube a decisão.

— Foi muito amigável e é algo que não queríamos fazer. Mas não temos tempo para que a filosofia de Renard seja transmitida ao nosso time, dada a posição em que estamos na liga — disse Gary Harwood em 2004.

Depois de sair do Cambridge United, Renard passou por clubes como Nam Dinh, Cherbourgh, Sochaux, Argel e Lille. No entanto, conseguiu se destacar pelas seleções. Ele é bicampeão da Copa Africana de Nações com Zâmbia e Costa do Marfim — um título com cada. Ele ainda comandou o Marrocos e Arábia Saudita, até chegar na seleção francesa feminina em 2023.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.