O Arsenal arrancou uma vitória no sufoco no fim da tarde desta terça-feira (5), na Premier League 2023/24. Os Gunners venceram o Luton Town, de virada, por 4 a 3, contando com uma atuação brilhante de Gabriel Jesus. Os gols do Luton Town, no entanto, podem ficar na conta de David Raya, que cometeu duas falhas “bizarras” e quase colocou tudo a perder.
Antes e depois do jogo, o técnico Mikel Arteta deu declarações que refletem o momento dos dois jogadores.
Jesus prova que Arteta estava certo no Arsenal
Apesar de o cabeceio salvador de Declan Rice, no último minuto dos acréscimos, ter assegurado a vitória do Arsenal, o grande responsável pelo resultado até então era Gabriel Jesus.
O camisa 9 iniciou a jogada que originou o primeiro gol, marcou o segundo com um belo cabeceio e deu a assistência para o terceiro. Mais uma vez, provou que é essencial para o Arsenal.
Antes da partida, Arteta havia dado uma entrevista na beira do campo falando sobre a importância do desempenho de Jesus para o time funcionar. E a atuação da equipe demonstrou que ele estava certo.
— Precisamos de gols dele, isso é certo. Ele marcou muitos gols para nós e ainda pode melhorar nesse aspecto, como pode melhorar em outros aspectos. Ele sabe disso e está tentando, mas ele se doa tanto que é difícil definir um número. Mas estou muito feliz com seu desempenho geral.
Em 15 partidas pelo Arsenal, Jesus já marcou seis gols e deu três assistências nesta temporada.
Mas sobre Raya…
Apesar do bom desempenho do ataque do Arsenal, a defesa da equipe não estava em seus melhores dias. Se o primeiro gol do Luton Town saiu em uma falha na zaga, os dois seguintes ficam na conta de David Raya.
Na saída do campo, Arteta foi perguntado sobre o desempenho do goleiro, que tem sido o plano A à frente de Aaron Ramsdale, mesmo sem passar segurança em suas atuações. O treinador ignorou o foco das questões e preferiu elogiar a atuação do adversário e enaltecer a vitória suada.
— Crédito para eles [Luton]. A entrega foi excelente, a finalização foi excelente e às vezes é preciso dar crédito ao adversário. Muitos elogios para eles, foi uma noite difícil. Estou muito feliz com o time. Conversei com todo o time e eles estão pulando. Hoje sou um técnico muito feliz — disse Arteta à BBC Sport.
Mais tarde, na entrevista coletiva, Arteta reforçou que não apontaria culpados, dizendo que a defesa deveria melhorar como um todo.
— Temos que defender melhor como equipe. Existem certas coisas que levam aos objetivos. Não se trata de culpar. Nunca fizemos isso e não faremos agora.