Herói improvável salva lambança de Ramsdale e Arsenal chega à liderança da Premier League

6 minutos de leitura

O Arsenal fez o seu dever de casa e venceu o Brentford por 2 a 1 na tarde deste sábado (9) no Emirates Stadium, em jogo válido pela 28ª rodada da Premier League.

Declan Rice abriu o placar de cabeça aos 19 minutos de partida, aproveitando um cruzamento de Ben White. Mas aí veio um lance bizarro. Nos acréscimos do primeiro tempo, Gabriel Magalhães recuou a bola para Aaron Ramsdale, que ganhou uma oportunidade, já que David Raya ainda é jogador do Brentford e não pode enfrentar o clube detentor de seus direitos econômicos.

O goleiro inglês, que parecia tranquilo, domina mal, demora para bater e Yoane Wissa deu um carrinho bloqueando o chute e a bola para dentro do gol do Arsenal.

O goleiro foi salvo aos 40 minutos do segundo tempo, quando Kai Havertz aproveitou mais uma assistência de Ben White para dar a vitória ao Arsenal.

Mais sobre Ramsdale

Ramsdale parecia fora de ritmo. No segundo tempo, Ivan Toney notou o goleiro adiantado e chutou quase do meio de campo, encobriu o arqueiro e quase acertou o a meta. O camisa 1 conseguiu se recuperar e chegar a tempo de evitar o tento. Porém, na metade da etapa final, o inglês operou um milagre no cabeceio do Nathan Michael Collins.

Nas redes sociais, torcedores do Arsenal ficaram na bronca, falando que Ramsdale “chama gol”. Vale lembrar que ele foi eleito o melhor goleiro da Premier League na temporada passada.

Polêmicas de arbitragem

O lance polêmico do jogo foi aos 18 minutos do segundo tempo, quando Kai Havertz lançou para Leandro Trossard, que foi puxado por pelo zagueiro do Brentford, mas o juiz entendeu como lance normal. Pouco tempo depois o camisa 29 do Arsenal caiu na área adversária, mas o árbitro novamente não entendeu como penalidade.

Marcas impressionantes

Declan Rice marcou em jogos consecutivos da Premier League pela primeira vez em sua carreira. Ele também marcou no massacre sobre o Sheffield United na rodada passada e esteve diretamente envolvido em sete gols nos oito jogos do campeonato em 2024 (quatro assistências e três gols). Ele poderia ter marcado mais um numa pancada no segundo tempo, mas a bola carimbou o travessão.

Kai Havertz marcou em quatro jogos consecutivos da Premier League pela primeira vez, contra:

  • Burnley
  • Newcastle
  • Sheffield United
  • Brentford

Outra estatística interessante é de Ben White, que chegou a marca de nove assistências na Premier League, mais que Samir Nasri pelo Arsenal, mesmo tendo menos temporadas e atuando na maioria das vezes como um lateral.

Além disso, o Arsenal é, de longe, o time com mais gols na Premier League em 2024. Ao todo, foram 32, sete a mais que o segundo Liverpool e 12 de diferença para o terceiro Newcastle. Com o melhor ataque da liga (69 em 28 jogos), os Gunners têm o saldo de 46, sete a mais que os Reds e oito a mais que os Citizens. Portanto, em caso de empate no clássico em Anfield neste domingo (10), o time do Norte de Londres assume a liderança do campeonato de forma definitiva.

Como foram os brasileiros em Arsenal x Brentford

Gabriel Magalhães – 6

Fez uma boa partida, partindo bastante para o ataque como de costume. Seguro, fez um desarme, e lá na frente deu uma finalização para fora.

Jorginho – 6,5

Mais uma baita partida do ítalo-brasileiro. Atuando na meiuca, deu um belo passe decisivo, mas a chance foi desperdiçada. Cada vez mais, vai se assegurando como titular do Arsenal.

Gabriel Jesus – 4,5

Entrou no lugar de Jorginho aos 25 minutos do segundo tempo e teve uma atuação modesta. Tentou muitos dribles (sem sucesso) e tocou pouco na bola.

Tabela da Premier League

Com a vitória, o Arsenal assume a liderança provisória da Premier League, com 64 pontos, enquanto o Brentford é o 15º, com 26. Enquanto aguardam o resultado do duelo entre Liverpool e Manchester City, os Gunners voltam suas atenções para o jogo da volta das oitavas de final da Champions League. O time do Norte de Londres perdeu o primeiro confronto para o Porto fora de casa e precisa pelo menos de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis nesta terça-feira (12), às 17h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Já os Bees visitam o Burnley no próximo sábado (16), 12h (horário de Brasília), no Turf Moor, pela 29ª rodada do Campeonato Inglês.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.