O Arsenal fez o seu dever de casa e venceu o Brentford por 2 a 1 na tarde deste sábado (9) no Emirates Stadium, em jogo válido pela 28ª rodada da Premier League.
Declan Rice abriu o placar de cabeça aos 19 minutos de partida, aproveitando um cruzamento de Ben White. Mas aí veio um lance bizarro. Nos acréscimos do primeiro tempo, Gabriel Magalhães recuou a bola para Aaron Ramsdale, que ganhou uma oportunidade, já que David Raya ainda é jogador do Brentford e não pode enfrentar o clube detentor de seus direitos econômicos.
O goleiro inglês, que parecia tranquilo, domina mal, demora para bater e Yoane Wissa deu um carrinho bloqueando o chute e a bola para dentro do gol do Arsenal.
O goleiro foi salvo aos 40 minutos do segundo tempo, quando Kai Havertz aproveitou mais uma assistência de Ben White para dar a vitória ao Arsenal.
Mais sobre Ramsdale
Ramsdale parecia fora de ritmo. No segundo tempo, Ivan Toney notou o goleiro adiantado e chutou quase do meio de campo, encobriu o arqueiro e quase acertou o a meta. O camisa 1 conseguiu se recuperar e chegar a tempo de evitar o tento. Porém, na metade da etapa final, o inglês operou um milagre no cabeceio do Nathan Michael Collins.
Nas redes sociais, torcedores do Arsenal ficaram na bronca, falando que Ramsdale “chama gol”. Vale lembrar que ele foi eleito o melhor goleiro da Premier League na temporada passada.
Polêmicas de arbitragem
O lance polêmico do jogo foi aos 18 minutos do segundo tempo, quando Kai Havertz lançou para Leandro Trossard, que foi puxado por pelo zagueiro do Brentford, mas o juiz entendeu como lance normal. Pouco tempo depois o camisa 29 do Arsenal caiu na área adversária, mas o árbitro novamente não entendeu como penalidade.
Marcas impressionantes
Declan Rice marcou em jogos consecutivos da Premier League pela primeira vez em sua carreira. Ele também marcou no massacre sobre o Sheffield United na rodada passada e esteve diretamente envolvido em sete gols nos oito jogos do campeonato em 2024 (quatro assistências e três gols). Ele poderia ter marcado mais um numa pancada no segundo tempo, mas a bola carimbou o travessão.
Kai Havertz marcou em quatro jogos consecutivos da Premier League pela primeira vez, contra:
- Burnley
- Newcastle
- Sheffield United
- Brentford
Outra estatística interessante é de Ben White, que chegou a marca de nove assistências na Premier League, mais que Samir Nasri pelo Arsenal, mesmo tendo menos temporadas e atuando na maioria das vezes como um lateral.
Além disso, o Arsenal é, de longe, o time com mais gols na Premier League em 2024. Ao todo, foram 32, sete a mais que o segundo Liverpool e 12 de diferença para o terceiro Newcastle. Com o melhor ataque da liga (69 em 28 jogos), os Gunners têm o saldo de 46, sete a mais que os Reds e oito a mais que os Citizens. Portanto, em caso de empate no clássico em Anfield neste domingo (10), o time do Norte de Londres assume a liderança do campeonato de forma definitiva.
Como foram os brasileiros em Arsenal x Brentford
Gabriel Magalhães – 6
Fez uma boa partida, partindo bastante para o ataque como de costume. Seguro, fez um desarme, e lá na frente deu uma finalização para fora.
Jorginho – 6,5
Mais uma baita partida do ítalo-brasileiro. Atuando na meiuca, deu um belo passe decisivo, mas a chance foi desperdiçada. Cada vez mais, vai se assegurando como titular do Arsenal.
Gabriel Jesus – 4,5
Entrou no lugar de Jorginho aos 25 minutos do segundo tempo e teve uma atuação modesta. Tentou muitos dribles (sem sucesso) e tocou pouco na bola.
Tabela da Premier League
Com a vitória, o Arsenal assume a liderança provisória da Premier League, com 64 pontos, enquanto o Brentford é o 15º, com 26. Enquanto aguardam o resultado do duelo entre Liverpool e Manchester City, os Gunners voltam suas atenções para o jogo da volta das oitavas de final da Champions League. O time do Norte de Londres perdeu o primeiro confronto para o Porto fora de casa e precisa pelo menos de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis nesta terça-feira (12), às 17h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Já os Bees visitam o Burnley no próximo sábado (16), 12h (horário de Brasília), no Turf Moor, pela 29ª rodada do Campeonato Inglês.