Henry pode causar ‘crise’ no Chelsea, que deve perder 6 jogadores na pré-temporada

4 minutos de leitura

Ao fim de mais uma temporada abaixo do esperado, o Chelsea se depara com outro desafio significativo. Com a aproximação das Olimpíadas de Paris, os Blues, recheados de jovens talentos, podem perder seis jogadores.

A competição, que acontece entre 24 de julho e 10 de agosto de 2024, coincide com a pré-temporada do futebol inglês. Thierry Henry, lenda do Arsenal e técnico da seleção olímpica da França, deve convocar quatro atletas do Chelsea — e outros destaques, como Enzo Fernández e Mudryk, também devem ir aos Jogos Olímpicos.

Chelsea desfalcado pelas Olimpíadas

O torneio olímpico de futebol é sub-23, mas cada seleção pode convocar três jogadores acima da idade. O Chelsea, com um elenco recheado de jovens talentos, pode ser um dos clubes mais impactados.

Malo Gusto, que se tornou o lateral-direito titular com a lesão de Reece James, tem grandes chances de ser convocado por Henry. O ex-atacante prometeu escalar sua equipe mais forte, e Benoit Badiashile, Lesley Ugochukwu e Wesley Fofana também são elegíveis.

enzon fernandez chelsea
(Foto: Icon sport)

Por outro lado, o campeão do mundo Enzo Fernandez pode ser convocado pela Argentina, e Mykhailo Mudryk deve ser o destaque da Ucrânia na competição. Os Blues podem “comemorar” a ausência do Brasil no torneio, pois poderiam perder nomes como Andrey Santos e Ângelo.

Os clubes podem vetar as convocações, já que o torneio não é reconhecido pela Fifa. Ainda assim, pode ser uma situação complicada e Pochettino e companhia, criticados pela torcida, podem ficar em uma posição difícil se os jogadores expressarem o desejo de jogar.

Henry ‘atrapalhando' os rivais

A anfitriã França quer convencer Mbappé a ser um de seus jogadores acima dos 23 anos. Sua convocação e a chance de ganhar uma medalha ao lado dele, em casa, também pode ser atraente para os jogadores franceses.

No ex-clube de Henry, o Arsenal, Saliba também está disponível para ser convocado e, inclusive, havia rejeitado a convocação nas últimas Olimpíadas. A sua ideia era justamente estar 100% focado na pré-temporada dos Gunners.

Foto: Icon Sport

A Argentina disse que a “porta está aberta” para Lionel Messi ser um de seus jogadores mais experientes. Isso poderia tornar a participação em Paris mais atraente para Enzo Fernández, que venceu a Copa do Mundo ao lado do camisa 10.

O Chelsea vai para os Estados Unidos para uma turnê de pré-temporada no final de julho, e as Olimpíadas coincidirão com a viagem.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]