Ídolo do Liverpool, Jordan Henderson pode trocar de clube mais uma vez. O volante tem futuro incerto no Ajax mesmo tendo chegado à equipe há apenas quatro meses. A possível saída seria causada por questões financeiras.
Henderson desembarcou em Amsterdã em janeiro, depois de uma passagem frustrante pelo Al-Ettifaq, da Arábia Saudita. O veterano deixou o Liverpool ao fim da última temporada depois de 12 anos em Anfield Road.
Por que Henderson pode sair do Ajax?
De acordo com o “The Athletic”, o Ajax pode se ver obrigado a abrir mão de Jordan Henderson e Steven Bergwijn, donos de altos salários, por questões financeiras. O fracasso esportivo da equipe na atual temporada deve complicar a situação econômica do gigante holandês.
Tetracampeão da Champions League, o Ajax tem chances de não se classificar para uma competição europeia na próxima temporada. O time ocupa a quinta posição da Eredivise e neste momento está se habilitando para disputar os playoffs que dão acesso à fase de grupos da Europa League, algo incomum para o clube. Restam duas rodadas para o fim do Campeonato Holandês.
O clube sofrerá um prejuízo significativo com essa situação. A nova Champions League terá uma quantia de 372 milhões de libras a ser distribuída entre as 36 equipes participantes da fase de grupo. Ficar fora desse bolo é um baque para qualquer time grande.
A vida de Henderson após deixar o Liverpool
Henderson é dono de um dos maiores salários do Ajax. A situação pode ficar insustentável se o time estiver fora das grandes competições. Não está nos planos dos holandeses liberá-lo, mas a equipe deve se ver sem saída.
O volante chegou ao clube sem custos em janeiro após rescindir seu vínculo com Al-Ettifaq. O contrato de Hendo com o gigante de Amsterdã vai até junho de 2026. São 10 jogos e três assistências pela equipe.
Henderson foi atraído pelo “caminhão de dinheiro” saudita para ser treinado por Steve Gerrard no Al-Ettifaq, mas não se adaptou. Tecnicamente falando, o veterano ainda teria espaço no Liverpool e na Premier League. Ele deve ser parte do grupo da seleção inglesa na disputa da Eurocopa, entre junho e julho.