A transferência de Jordan Henderson para o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, rendeu comentários além do mercado da bola europeu. O ex-capitão do Liverpool foi alvo de críticas de um ex-jogador homossexual da seleção alemã, que apontou contradições no discurso de apoio à causa LGBTQIA+ por parte do camisa 14.
Thomas Hitzlsperger, um dos poucos jogadores a assumir sua homossexualidade, não escondeu sua decepção com Henderson. O alemão utilizou suas redes sociais para criticar a escolha do meio-campista inglês ao aceitar a proposta de um país onde lésbicas, gays, bissexuais e transexuais são criminalizadas.
— Então Jordan Henderson finalmente consegue sua transferência para a Arábia Saudita. Beleza, ele pode jogar onde quiser. Curioso para saber como será a nova marca de Jordan Henderson. A velha está morta! Eu acreditei por um tempo que seu apoio à comunidade LGBTQIA+ seria genuíno. Tolo eu… –, desabafou Hitzlsperger.
So Jordan Henderson finally gets his move to 🇸🇦. Fair play to him, he can play wherever he wants to play. Curious to know though how the new brand JH will look like. The old one is dead! I did believe for a while that his support for the 🏳️🌈 community would be genuine. Silly me…
— Thomas Hitzlsperger (@ThomasHitz) July 27, 2023
Por que Henderson tem sido criticado por trocar o Liverpool pela Arábia Saudita?
Enquanto defendeu o Liverpool, Jordan Henderson foi um aberto apoiador da comunidade LGBTQIA+. A Premier League e outras competições passaram a dar mais espaço para debates nesses sentidos, e o volante se tornou um verdadeiro protagonistas.
Capitão dos Reds, Henderson usou a braçadeira muitas vezes com as cores do arco-íris, símbolo contra a LGBTfobia. O jogador sempre se mostrou muito consciente e solidário à causa. Ele chegou a dar declarações em favor dessas minorias e apareceu nas redes sociais em algumas ocasiões para confortar pessoas parte do movimento.
No entanto, ao ir para o Al-Ettifaq, todas suas ações anteriores passam a ser questionadas. Isso porque a homossexualidade é vista como imoral e é considerada crime na Arábia Saudita.
A lei local prevê que pessoas flagradas em atos homossexuais possam ser castigadas através de execução, prisão, multas e até mesmo penitências como castigo corporal, flagelação e chicotadas.
Um agravante para as críticas a Henderson é que o futebol saudita é vinculado ao Estado. Através de um Fundo de Investimento Público, o país passou a controlar Al-Hila, Al-Ittihad, Al-Nassr e Al-Ahli. Craques como Benzema, Cristiano Ronaldo e Kanté foram contratados com salários astronômicos.
Quem é Thomas Hitzlsperger?
O ex-jogador fez carreira entre 2005 e 2013. Ele iniciou sua trajetória no Bayern, mas se profissionalizou vestindo a camisa do Aston Villa. Passou por clubes como Chesterfield, Lazio, Wolfsburg e Everton, onde encerrou sua carreira. Hitzlsperger viveu seu melhor momento pelo Sttutgart, com cerca de 160 atuações.
O jogador defendeu a seleção alemã, chegou a ser capitão e foi convocado para a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2008. Thomas Hitzlspergerse assumiu homossexual em 2014. À época, foi o jogador de futebol com maior renome no mundo a se declarar gay. Desde então, atua ativamente na causa LGBTQIA+.
Former Aston Villa, Lazio and Germany midfielder Thomas Hitzlsperger has come out as gay after recently retiring. pic.twitter.com/2RdqgGVuTP
— Football Tweet ⚽ (@Football__Tweet) January 8, 2014