A primeira convocação de Thomas Tuchel como técnico da Inglaterra não escapou das polêmicas. A lista para os jogos na Data Fifa tem a presença de Jordan Henderson.
Henderson não é convocado para a seleção inglesa desde março de 2024, logo após o fim da controversa transferência para o Al Ettifaq.
Em novembro de 2023, Henderson chegou a ser vaiado pelos torcedores ao ser substituído, em meio às crescentes críticas por deixar o Liverpool para jogar na Arábia Saudita depois de ser visto como um embaixador da comunidade LGBTQI+.
Jordan Pickford defendeu a convocação de Henderson durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira (19).
— Ele é um vencedor e um grande líder. Acho que trazer Hendo (Henderson) de volta é ótimo para o time. Ele foi vice capitão por vários anos. Ele não chegou ao último Euro, mas foi vice capitão em 2018 para Harry (Kane). Eu acho que alguém como Hendo, é ótimo. Ter líderes no seu grupo, os times que venceram sempre tiveram essa experiência no lado também. Acho que é uma grande jogada para nós termos alguém como ele no elenco.
Jordan Pickford couldn't be happier to have Jordan Henderson back in the England squad🤝
"He's a winner and a big leader."
"I think it's a great move for us to have someone like Hendo in our squad."🙌🏻 pic.twitter.com/ii1Zy5PKDM
— Hayters TV (@HaytersTV) March 19, 2025
Técnico do Ajax defende convocação de Henderson

A passagem de Henderson pela Arábia Saudita durou seis meses. Ele rescindiu o contrato com o Al Ettifaq em janeiro de 2024 e retornou para a Europa, mas como reforço do Ajax.
O meia de 34 anos fez 38 jogos pelo Ajax na temporada 2024/25 e tem ajudado o time na briga pelo título da Eredivisie. Eles lideram a competição com seis pontos de vantagem para o PSV.
O técnico do Ajax Francesco Farioli conversou com a “Sky Sports” e disse que não ficou surpreso com a convocação de seu jogador.
— A idade, o passaporte, esses são apenas fatores, porque com sua mentalidade e seu profissionalismo, não é algo que esteja em declínio. Agora que a Inglaterra está se reconstruindo e construindo uma nova história, acho que eles definitivamente precisam desse tipo de jogador e, principalmente, de seres humanos.
A Inglaterra faz o primeiro jogo sob o comando de Thomas Tuchel nesta sexta-feira (21), às 16h45 (horário de Brasília), contra a Albânia em Wembley, na rodada de abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
