Kai Havertz – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
460
Havertz
Foto: Divulgação/José Coelho/Reuters

Kai Lukas Havertz, mais conhecido como Kai Havertz ou simplemente Havertz, é um meio-campista alemão que atualmente joga pelo Chelsea, da Premier League. A saber, o atleta, de 22 anos, pertencia ao Bayer Leverkusen antes de se tornar peça fundamental nos Blues.

Kai Havertz – Início da carreira

Havertz teve sua primeira experiência no futebol aos quatro anos de idade, quando ingressou no clube amador Alemannia Mariadorf, onde seu avô, Richard, era presidente do clube. Em 2009, com apenas 10 anos, movimentou o mercado de transferências localmente. Foi contratado pelo Alemannia Aachen, onde passou apenas um ano na academia do clube antes de ingressar no Bayer Leverkusen com 11 anos de idade, sendo também prodígio no mercado da bola.

Nos anos que se seguiram, ele teve que superar o desafios associados aos surtos de crescimento e em 2016, depois de marcar 18 gols para a equipe Sub-17 do clube, foi premiado com a medalha de prata Sub-17, alimentando rumores de que subiria ao profissional.

Trajetória, conquistas e highlights de Kai Havertz

Em 2016, Havertz subiu ao profissional e fez sua estreia. Assim, foi o jogador mais jovem da história do Leverkusen a entrar em campo pela Bundesliga, com 17 anos e 126 dias. Em 2017, protagonizou uma cena inusitada, quando não pôde disputar uma partida de Champions League por conta de uma prova importante no colégio.

Além disso, em 2018 quebrou o recorde de jogador mais jovem a completar 50 jogos pela Bundesliga, aos 18 anos e 307 dias. No último dia da temporada 2018/19, se tornou o jovem com maior participações em gols em uma única temporada de Campeonato Alemão. Por fim, no mesmo ano, ficou em 2º lugar para futebolista alemão do ano.

Ademais, com 20 anos, seis meses e quatro dias, se tornou o mais jovem a completar 100 jogos pela Bundesliga. Enfim, em 2020, ainda no Leverkusen, se tornou o primeiro jogador com 20 anos a fazer 35 gols pelo torneio nacional alemão. Apesar dos recordes, nunca teve prêmios individuais e coletivos pelo Werkself. Entretanto, após ótimas temporadas, alimentou rumores no mercado da bola e acabou movimentando o mercado de transferências.

Transferências e Mercado da Bola de Kai Havertz

Posteriormente, em setembro de 2020, se transferiu para o Chelsea por 80 milhões de euros, enlouquecendo o mercado de transferências. Dessa forma, não precisou de muito tempo para se firmar e ser fundamental para a equipe londrina. Após boa campanha com Thomas Tuchel, foi coroado com o gol na final da Champions League, que deu o título aos Blues.

Na última quarta-feira (11), se sagrou campeão mais uma vez com o Chelsea, apesar de ter desperdiçado seu pênalti. Assim, os Blues derrotaram o Villarreal na Supercopa da Europa 2021. No entanto, até o presente momento, sem novos rumores no mercado da bola sobre sua mudança de clube, parece firme no clube inglês.

Havertz na Seleção Alemã

Havertz estreou pela Alemanha Sub-16 no dia 11 de novembro de 2014. Foi convocado pela Alemanha para o Campeonato da Europa de Sub-17 2016, no Azerbaijão. Apareceu em todas as cinco partidas da Alemanha, marcando uma vez antes da Alemanha ser eliminada pela Espanha na semifinal.

Após 15 meses, Havertz fez sua estreia pela Seleção Alemã Sub-19, estreando no dia 31 de agosto de 2017 no empate amistoso 0 x 0 com a Suíça. Em 4 de outubro de 2017, em sua terceira participação pela equipe sub-19, Kai marcou quatro gols em uma vitória por 5 x 1 contra a Bielorrússia na primeira rodada de qualificação para o Campeonato Europeu de Sub-19, o que gerou burburinho no mercado da bola. Mais tarde, foi nomeado capitão da equipe sub-19.

Naturalmente a seleção principal chegaria. Em 29 de agosto de 2018, Havertz recebeu sua primeira convocação para a seleção principal da Alemanha pelo técnico Joachim Löw para a partida da Liga das Nações, contra a França, e o amistoso contra o Peru. Estreou em 9 de setembro de 2018, substituindo Timo Werner contra o Peru.

Ao fazer sua estreia, se tornou o primeiro jogador nascido em 1999 a representar a seleção nacional. Em 19 de maio de 2021, acabou selecionado para a UEFA Euro 2020. Em 19 de junho de 2021, marcou o terceiro gol da Alemanha no 51º minuto em uma vitória por 4 x 2 sobre Portugal no UEFA Euro 2020.

Também marcou um gol na partida final da fase de grupos no empate de 2 x 2 contra a Hungria, que viu a sua equipa se classificar para a fase a eliminatória da competição. Atualmente são 18 jogos, com cinco gols e nove assistências.