Conheça o Hashtag United, o curioso clube inglês criado por um youtuber

Do amadorismo à Non-league: confira, com detalhes, a história do Hashtag United FC

Conheça o Hashtag United, o curioso clube inglês criado por um youtuber

Um nome que chama atenção e uma história muito curiosa. Você já ouviu falar no Hashtag United Football Club? Te contamos tudo sobre o clube surgido em 2016 aqui na PL Brasil

Início de tudo

Esse texto se inicia com um pouco sobre Spencer Owen. Mas quem é ele? Spencer é um youtuber esportivo que começou a produzir conteúdo no YouTube em 2013, quando era estudante da Universidade de Reading.

Atualmente, o seu canal, denominado Spencer FC, tem quase 2 milhões de inscritos e mais de 680 milhões de visualizações. Porém, além de youtuber, Spencer Owen é o fundador do Hashtag United e também criador da Wembley Cup (Copa de Wembley, em tradução livre).

A Wembley Cup iniciou-se em agosto de 2015, quando Spencer FC e Sidemen United se enfrentaram, logicamente, no Estádio de Wembley. Esse torneio ocorreu entre 2015 e 2018, como uma ação de caridade. A Wembley Cup foi patrocinada pela rede de telefonia EE, que também patrocina o Estádio de Wembley.

Este primeiro embate válido pela Wembley Cup foi o único a não incluir lendas do futebol inglês e não ser transmitido no YouTube. Robert Pires, Jamie Carragher, Steven Gerrard e Robbie Fowler foram alguns dos lendários jogadores que já disputaram a Wembley Cup. 

A edição de 2016 ocorreu em Wembley com Spencer FC, de Spencer Owen, e Weller Wanders, capitaneado por Joe Weller. Essa partida foi transmitida ao vivo no YouTube, com presença de torcedores e de grandes ex-jogadores, como os citados acima. 

Surgimento do Hashtag United FC

Nesse contexto de Wembley Cup, Spencer Owen, após ter disputado duas vezes o torneio com time com seu nome, decidiu fundar o Hashtag United. Owen percebeu que havia muitos usuários do YouTube interessados em assistir outras pessoas jogando futebol, sem esses times serem necessariamente bons. Surgia, então, em março de 2016, o Hashtag United Football Club

Inicialmente, o Hashtag United, que tem no escudo o jogo da velha que remete à uma hashtag utilizada em redes sociais, era apenas um time amador em Essex, condado no Leste da Inglaterra. O time era formado por seus amigos, e esses jogos eram gravados e postados no YouTube. Inclusive, o Hashtag United disputou as edições de 2017 e 2018 da Wembley Cup, sagrando-se campeão em 2017. 

Chegada à Non-league

Entretanto, já em 2018, dois anos depois da sua fundação, o clube deu um importante passo. O Hashtag United solicitou à FA (Football Association, a Federação Inglesa de Futebol) a sua entrada no sistema de ligas do futebol inglês (FA’s National League System).

O pedido foi aceito, e o Hashtag United deixava de ser um time amador para se tornar um clube semiprofissional. Com isso, na temporada 2018/2019, disputaram a Eastern Senior League Division 1 (South), equivalente à décima divisão da Inglaterra, dentro da chamada Non-league

A partir dessa entrada no FA's National League System, algumas mudanças ocorreram. O Hashtag United passou a ter dirigentes, reformou seu elenco e assumiu o Coles Park Stadium, sua casa na primeira temporada do clube como semiprofissional. 

E na disputa da Eastern Senior League Division 1 (South), a equipe conquistou o título e o acesso para a nona divisão, a Essex Senior League. Em 2018/2019, na décima divisão, foram 36 jogos: 26 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas.

Já em 2019/2020, na Essex Senior League, o Hashtag United caminhava para ser campeão novamente e alcançar a oitava divisão. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus fez a temporada ser anulada, e com isso o clube terá que disputar a nona divisão novamente em 2020/2021.

Na temporada 2019/2020, o Hashtag United mandou suas partidas no Tilbury's Chadfields. E em março, anunciou que disputaria 2020/2021 no Len Salmon Stadium.

Busca por talentos

Em 2017, o clube promoveu a primeira edição do “Hashtag Academy”, série para encontrar um jovem talento na internet. Escolheram Scott Pollock, que se tornou o primeiro jogador a atuar pelo Hashtag United e também por um clube profissional. O Northampton Town, da quarta divisão inglesa, a chamada League Two, contratou Pollock. 

Na segunda edição do Hashtag Academy, já com o time sendo integrante do sistema de ligas do futebol inglês, selecionaram Joshua Osude. O jovem de 21 anos tem se destacado no time e pode seguir passos parecidos com os de Scott Pollock.  

Disputa da FA Cup

hashtag united
James Chance/Getty Images

O Hashtag United Football Club estreou na competição mais antiga da história do futebol na atual temporada, 2020/2021. A caminhada do clube se deu em quarto partidas. A eliminação do torneio se deu no quarto jogo. 

Na estreia, no dia 2 de setembro, venceu o Park View por 2 a 1, de virada. Já na sequência, no dia 13 de setembro, com muita emoção, derrotou o Felixstowe & Walton United nos pênaltis, por incríveis 13 a 12. Foram 30 penalidades cobradas ao total. 

No terceiro compromisso na Copa da Inglaterra, o triunfo também veio nos pênaltis, após empate por 1 a 1 contra o Soham Town Rangers, no dia 21 de setembro. Nas penalidades máximas, 4 a 2 para o Hashtag United. Detalhe importante: a BBC televisionou esse duelo.

O Park View é integrante da Spartan South Midlands League Division One, enquanto o Felixstowe & Walton United está na Isthmian League North Division. Para completar, o Soham Town Rangers compõe a Isthmian League North Division. 

No seu quarto compromisso pela Copa da Inglaterra, o Hashtag United caiu para o Braintree Town FC, no sábado, dia 3 de outubro, nos pênaltis. A disputa de penalidades máximas terminou 7 a 6 para o Braintree Town, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Time de esports

Além de tudo isso que já trazemos aqui, o Hashtag United também possui um dos melhores times da FIFA de esports. O clube se intitula como “one of a kind football/esports club”, ou clube único de futebol/esportes eletrônicos em português. 

O Hashtag já teve como jogadores: BorasLegend, Tass, Dani Agge (campeão mundial em 2014), Harry, Ethan (EthxnH) e Ryan. Já Tom Leese ainda está no time, e é um dos melhores players de FIFA da atualidade e atual campeão da e-Premier League. 

Curiosidades e números

O canal oficial do YouTube do Hashtag United FC possui mais de 500 mil inscritos. Há um vídeo na página com mais de 2 milhões de visualizações. Já no Instagram, o número de seguidores se aproxima dos 470 mil. No Twitter, são mais de 200 mil seguidores. 

Para se ter uma ideia, o Hashtag United tem quase o dobro de inscritos que o Atlético de Madrid no YouTube. O time da capital espanhola tem 270 mil inscritos.

Já no Instagram, o clube tem mais seguidores que quatro equipes que compõem a Premier League na temporada 2020/2021: Burnley (326 mil), Brighton (351 mil), Sheffield United (377 mil) e West Bromwich (335 mil). E o Hashtag se aproxima de outros times da elite inglesa, como Leeds United (482 mil) e Fulham (513 mil).

Leia mais: Os 10 clubes ingleses com mais seguidores nas redes sociais

Outro fato curioso: apesar de ser apenas da nona divisão inglesa, a marca de material esportivo que veste o Hashtag United é a adidas. Anteriormente, a tradicional Umbro já tinha vestido a equipe. Além disso, o clube é patrocinado pelo Football Manager.

Para finalizarmos as curiosidades, a que mais chama atenção: César Azpilicueta, defensor do Chelsea, é membro da diretoria do Hashtag United Football Club. Sim, o próprio camisa 28 dos Blues. O lateral do Chelsea está envolvido com o Hashtag há alguns anos. Em 2018, o espanhol investiu no clube como acionista minoritário. Dois anos depois, se torna membro efetivo do Hashtag United. 

Próximos passos e time feminino

E o futuro, como está sendo cuidado pela gerência do clube? Pode ser dito que de uma ótima maneira. São cerca de 400 atletas nas categorias de base do clube, sendo 40 equipes de preparação, contando times masculinos e femininos. A idade dos integrantes começa nos cinco anos. 

E falando em time feminino, o Hashtag United também possui sua equipe feminina. Anteriormente AFC Basildon Women, o Hashtag United FC Women integra a quarta divisão da Inglaterra. Além disso, tem a ex-goleira inglesa Siobhan Chamberlain como embaixadora. 

Com colaboração de Rafael Caletti