Harvey Elliott: o jogador mais jovem a estrear profissionalmente na Inglaterra

Jovem é uma das promessas do futebol inglês

0
301
Harvey Elliott
(Credit: Getty)

O que você fazia quando tinha 15 anos de idade? Provavelmente, a resposta para esta pergunta sejam coisas que são comuns e associadas a esta idade. Mas Harvey Elliott fugiu um pouco do padrão ao entrar de vez para a história do futebol inglês.

Quem é Harvey Elliott?

Ele se tornou o jogador mais jovem a estrear profissionalmente no país. O dia memorável para Elliott começou de forma comum para todos desta idade.

O jovem atleta esteve pela manhã no colégio realizando uma prova. À noite, aos 83 minutos de partida entre Fulham e Millwall – quando o placar já marcava 3 a 1 para o time da casa – ele entrou para a história do seu time e do futebol no país.

Harvey entrou em campo substituindo Ayite, com apenas 15 anos e 174 dias de idade. Ele superou Ashley Chambers, que estreou profissionalmente em 2005, com 15 anos e 203 dias.

Mesmo com pouco tempo em campo, o ponta direita mostrou certa velocidade e lances agudos quando acionado, o que pode significar um talento em potencial.

LEIA MAIS

Os 70 anos de Trevor Brooking, elegante meia do West Ham e da seleção inglesa
A legião de jogadores franceses no Newcastle
Os 10 maiores holandeses da era Premier League

“Eu não sei se uso alguma palavra errada em inglês, mas ele é arrogante e positivo. Ele me mostrou personalidade quando disse: ‘Quero mostrar a você que sou um bom jogador'. Eu disse: ‘Ok. Se você puder me mostrar, dou a você essa oportunidade'. Ele fez alguns treinamentos conosco. Acreditamos que o futuro pode ser brilhante para ele”, afirmou o técnico Jokanovic.

Harvey Elliott treina com o time profissional uma vez por semana. (Foto: Record)

Harvey Elliott faz parte da Inglaterra sub-16 e é considerado uma das maiores jóias de seu país neste momento, talvez a maior de sua idade.

Ele já atraiu interesse de diversos clubes de maior porte. No entanto só poderá ter um contrato profissional em abril de 2020, quando tiver 17 anos.

Diversas críticas estão sendo lançadas sobre a estreia do menino de 15 anos nos profissionais.

A imprensa britânica tem dado ênfase ao fato de que, com essa idade, Eliott deveria estar seguindo o curso normal para esta faixa etária e não queimando etapas, como atualmente faz, tendo permissão para treinar uma vez por semana com o time profissional.

Sendo benéfico ou não, Harvey mostrou muita personalidade enquanto esteve em campo contra o Milwall.

A expectativa é de que siga recebendo chances – principalmente nos jogos de copa.

Não é de se estranhar que em um clube onde firmou Ryan Sessegnon (de apenas 18 anos) entre os titulares, se deva lançar em breve o agora conhecido ponta do Fulham.