Harry Maguire, o gigante da zaga da seleção inglesa

Com quase dois metros de altura, o zagueiro do Leicester é excelente na bola aérea. Conheça a história de Harry Maguire!

0
400
Harry Maguire

Vamos dar continuidade a nossa série especial de matérias exclusivas sobre os convocados da Inglaterra para a Copa do Mundo! Vem com a gente que o papo de hoje é sobre Harry Maguire!

Quem é Harry Maguire?

Harry Maguire nasceu no dia 5 de março de 1993 na cidade de Sheffield. Seu irmão do meio, Laurence, nasceu um ano antes, enquanto o mais velho, Joe, em 1991.

Entretanto, essa pequena diferença de idade não impedia que eles acabassem tendo suas primeiras experiências juntos. Os irmãos Maguire jogavam bola juntos quando criança. Além disso, todos se tornaram atletas de futebol profissional.

Seus irmãos dizem que Harry ama dormir, embora esteja 100% concentrado durantes os jogos. Ademais, ele odeia qualquer pessoa que afirma saber tudo, confirmou Joe e Laurence.

Como a família era católica-romana, os filhos jogavam os campeonatos da escola cristã. Inclusive, Harry e Laurence eram companheiros, já que atuavam na mesma categoria de idade. Entretanto, todos os irmãos se distanciaram quando tiveram que se mudar para seus clubes juvenis.

Em 2015, o irmão do meio chegou à base do Chesterfield FC, da Football League Two – onde atua até hoje. Em 2012, o Scunthorpe foi o rumo do mais velho, Joe. Mas o Barnsley foi onde Harry iniciou sua carreira.

Em sua carreira entre os juvenis da carreira, foi companheiro de jogadores com Kyle Walker e John Stones, que já foram personagens da PL Brasil’s Road to Russia, além do meia Livermore.

Trajetória na terra natal

Reprodução/Getty Images

Uma passagem breve, mas com um desempenho em nível altíssimo, levou o zagueiro de volta à cidade onde nasceu, no Sheffield United, onde teve sua primeira experiência profissional anos depois.

No final da temporada 2010/11, estreou no clube quando eles brigavam para não ser rebaixado na Championship. Em cinco jogos, um cartão amarelo, outro vermelho e três derrotas marcaram suas primeiras oportunidades.

O time não conseguiu permanecer na segunda divisão inglesa. Porém, Harry continuou no Sheffield United. Depois de três temporadas muito boas, atuando em 121 jogos na Football League One entre 2011/12 e 2013/14, com nove gols e outras sete assistências, subiu em 2014/15 para a Championship com o clube.

Ele ainda foi eleito um dos melhores zagueiros da Championship, segundo a PFA, por três anos seguidos – 2011/12, 2012/13 e 2013/14.

Rumo à Premier League

Reprodução/Sky Sports

Depois de 16 jogos na competição, chamou a atenção do Hull City, rumando à Premier League na primeira janela de transferências de 2015.

Em sua primeira temporada na equipe, estreou em competições internacionais, na Liga Europa, e na primeira divisão do campeonato inglês.

Em 2015/16, voltou a Championship. Depois de 22 partidas na competição, venceu a final dos Playoffs com o Hull City e retornou a uma das melhores competições do mundo, agora como um dos atletas mais importantes do elenco.

Essa foi a carreira de Maguire até conseguir brilhar na Premier League em 2016/17, ainda pelo Hull City. Em 29 partidas no torneio, foi um dos mais promissores zagueiros ao lado do lateral esquerdo Robertson, hoje no Liverpool.

O Hull City caiu novamente para jogar a Championship, mas o jogador, assim como seu companheiro, permaneceu na Premier League, agora em clubes diferentes.

Chegada à seleção

Reprodução/PA

Contratado por cerca de 14 milhões de libras, o zagueiro participou de toda a campanha do Leicester na Premier League. Foram 38 partidas, 2 gols e 4 assistências.

Em média, ele ganhou nesta temporada cerca de 66% das divididas. O zagueiro ainda acertou mais de 78% dos passes dados. Além disso, interceptou 1,3 bolas por jogos.

Seus pontos fortes foram sendo demonstrados durante toda sua carreira. Com 1 metro e 94 centímetros, os duelos aéreos sempre foram uma virtude do atleta. Além disso, ele sabe bem adiantar para roubar a bola. O controle de bola também é qualidade diferencial do jogador do Leicester.

Ao lado do companheiro Wes Morgan, formou uma excelente dupla defensiva nesta temporada. Na partida contra seu ex-clube, o Sheffield United, válida pela FA Cup mostrou toda sua qualidade.

Harry Maguire é mais um defensor que tem uma posição secundária, no caso dele como lateral direito, no elenco que jogará a Copa do Mundo. Gareth Southgate tem bons jogadores para montar o sistema defensivo, e o zagueiro do Leicester é um deles.