O grande dilema de Kane: 3 opções de futuro e a decisão mais importante de sua carreira

5 minutos de leitura

Harry Kane é o protagonista de uma das principais novelas que agita o mercado da bola do futebol europeu. O camisa 10 do Tottenham é alvo de grandes clubes dentro e fora da Premier League e, aos 29 anos, se vê na frente do que talvez seja a decisão mais importante da sua carreira.

A PL Brasil levou em conta os três possíveis destinos de Kane — ficar no Tottenham, mudar de clube na Premier League ou sair da Inglaterra — para entender o que a maior estrela da seleção inglesa tem a ganhar (e o que tem a perder).

Ficar no Tottenham

A essa altura da carreira, ficar no Tottenham seria se consagrar como uma lenda no norte de Londres. O atacante está no clube desde as categorias de base e, em 14 anos de carreira, já se tornou o maior artilheiro da história dos Spurs, no geral e na Premier League, e o maior goleador do North London Derby que seu time disputa contra o Arsenal.

Dentro de campo, é o camisa 10, titular absoluto, capitão e maior referência. Renovar seu contrato, que termina em junho de 2024, e ignorar o assédio de clubes mais vencedores para permanecer seria algo digno de idolatria eterna para os Spurs, ainda mais numa época em que jogadores de um time só estão cada vez mais raros no futebol.

Por outro lado, se já sobram conquistas individuais, faltam títulos coletivos. As maiores conquistas de Kane são três vice-campeonatos: Premier League em 2015 e 2021, e a Champions de 2019. O passado recente não ajuda o Tottenham a se colocar como um time campeão — o jejum do clube já dura 15 anos. E o clube tampouco dá sinais que mudará essa realidade em breve, já que terminou em oitavo lugar no último campeonato, fora da zona de classificação para qualquer competição europeia.

Ao mesmo tempo em que ser campeão com os Spurs glorificaria de vez o atacante, é compreensível que uma saída seja desejada pelo espírito de, enfim, levantar um troféu na carreira.

Sair dos Spurs, mas permanecer na Premier League

Harry Kane antes de um jogo do Tottenham
Harry Kane antes de um jogo do Tottenham: Photo by Icon sport

Kane não precisaria sair da Inglaterra para encontrar um cenário onde poderia ser campeão pela primeira vez na vida. O inglês chegou a ser um alvo recente do Manchester City, antes de Guardiola resolver a posição com a chegada de Haaland.

Hoje, o principal candidato a levar Kane seria o Manchester United. Em termos de título, é uma boa possibilidade: o clube acabou de ser campeão da Copa da Liga Inglesa e chegou na final da FA Cup. Também foi terceiro colocado na última Premier League, o que significa que jogará a Champions League em 2023/24.

Além disso, o atacante tem vaga no time titular de Erik Ten Hag. O elenco tem bastante concorrência nas pontas, onde jogam Antony, Rashford, Sancho e Garnacho, mas sofre com a carência de um homem-gol. Weghorst e Martial tentaram desempenhar esse papel na temporada passada, ambos sem sucesso. Se for pensar num time titular, Kane cairia como uma luva no United.

Uma ida aos Red Devils seria muito semelhante com o que fez Robin Van Persie, que trocou o Arsenal por Manchester em 2012. Na época, o holandês trocou parte da idolatria dos Gunners pela chance de ser campeão inglês com o time de Alex Ferguson, e deu certo: o atacante foi o grande destaque do título da Premier League de 2012/13. A troca do camisa 9 da Inglaterra também certamente chatearia os torcedores londrinos. Será que Kane teria a mesma coragem?

Ficar na Premier League também significaria para Kane a possibilidade de bater o recorde de artilheiro da competição, que pertence a Alan Shearer. No momento, o atacante do Tottenham tem 212 gols, contra 260 de Shearer. Kane precisaria repetir o desempenho na última temporada (quando marcou 32 gols) ao menos mais duas vezes para ultrapassar o atacante histórico de Blackburn e Newcastle.

Kane ainda pode buscar outros voos na Europa

Uma forma de preservar sua imagem no Tottenham e ainda buscar mais chances de vencer um título seria abraçar um projeto fora da Premier League. Interessados existem: nesta terça (27), os Spurs recusaram uma oferta de 70 milhões de euros do Bayern pelo atacante, segundo o “The Athletic”.

Jogar no Bayern com certeza aumentaria as chances de Kane levantar o troféu, ainda mais no cenário nacional. É uma situação parecida com a que encontraria no Real Madrid e no PSG, dois outros clubes que demonstraram interesse no inglês. Com a moral que acumulou na Inglaterra, o centroavante também teria espaço no time titular em três elencos que, atualmente, estão carentes de 9.

O desafio seria se provar num palco fora da Premier League, onde Kane reinou durante a última década. Afinal, o centroavante deixaria para trás, ao mesmo tempo, o clube e o país onde cresceu e é idolatrado. A mudança teria o intuito de sair da zona de conforto com o objetivo de realmente se consolidar como um craque europeu, e não só um craque inglês.

Bayern: 'crush' de Tuchel, titular da Seleção na Copa é alvo dos alemães
Tuchel pelo Bayern – Foto: Icon Sport

O histórico recente mostra que a situação não é a mais simples — são poucos os ingleses que constroem uma ótima carreira fora da Inglaterra. Em 2004, Michael Owen era ídolo e melhor jogador da Europa quando foi vendido do Liverpool para o Real Madrid. O resultado foi uma única temporada decepcionante que o obrigou a voltar para a Inglaterra em 2005, sendo contratado pelo Newcastle. E sua carreira nunca mais foi a mesma, assim como o carinho do clube que o revelou.

Seja como ídolo do Tottenham, ‘novo Van Persie’ ou ‘novo Owen’, Kane deve tomar uma decisão fundamental na carreira nesta janela, que com certeza adicionará uma etapa mais desafiante à sua trajetória. Pode ser a diferença entre uma referência local e um craque geracional. Aguardamos os próximos capítulos.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]