Alen Halilovic: Promessa tenta reencontrar seu bom futebol no Birmingham

Após despertar o interesse de grandes no início de carreira, Halilovic ganha um nova chance no Birmingham City

0
319
halilovic
Credit - Birmingham City

Alen Halilovic é um nome que ficou famoso no ano de 2012. Naquela ocasião, com apenas 16 anos, o croata fazia sua estreia como jogador profissional. O cenário para debutar futebolisticamente não poderia ter sido melhor: o Derby Eterno da Croácia, entre o Dinamo Zagreb, sua equipe, e o Hajduk Split.

Em seu clube de formação, Halilovic teve um bom desempenho, ficando conhecido por “Messi croata” pela sua forma de atuar.

A experiência de Halilovic na Catalunha

O talento apresentado pelo jovem jogador encantou vários clubes europeus. Dentre eles, estava o Barcelona. Dessa forma, em 2014, o clube catalão fechava sua contratação pela quantia de dois milhões de euros.

Inicialmente, Halilovic atuou pela equipe B do Barcelona, como forma de adquirir ritmo e experiência ao futebol da Espanha. Sua chegada ao clube espanhol foi vista com grande entusiasmo por grande parte dos profissionais do esporte. Entre eles, estava Niko Kovac, então técnico da seleção da Croácia:

“Ele é um jogador muito jovem e já está no Barcelona, isso prova que ele tem qualidade. É claro que ele tem potencial e terá uma grande carreira no futebol. Ele deve trabalhar duro pois essa é a condição para todos os atletas de ponta. Com trabalho duro, você conseguirá ter sucesso”.

No entanto, mesmo com um bom desempenho na segunda equipe, o jogador não conseguiu repetir a performance na equipe principal. Dessa forma, Halilovic foi emprestado para outra equipe do Campeonato Espanhol.

Na temporada 2015/2016, o Barcelona acertou sua ida para o Sporting Gijón. Em 37 partidas pela equipe, o jovem croata assinalou cinco gols, além de ter dado cinco assistências.

Leia mais: 7 jogadores que estão na Championship e você não sabia

Nova chance na Alemanha

Dessa maneira, seu desempenho em Gijón acabou despertando o interesse do Hamburgo, que em 19 de julho de 2016 fechou a compra do meia junto ao Barcelona pelo valor de 5,5 milhões de euros.

Seu contrato era de quatro anos e continha uma cláusula que previa a recompra do atleta por parte dos espanhóis pela quantia de 10 milhões de euros. No entanto, em sua nova equipe, Halilovic seguiu sem convencer em campo.

Pelo clube alemão, o “Messi croata” disputou apenas seis jogos da Bundesliga e uma partida da Copa da Alemanha. Naquela temporada, somou míseros 164 minutos em campo e um gol marcado.

Por conta disso, na temporada seguinte, o atleta se viu novamente envolvido em uma transferência por empréstimo, retornando ao futebol espanhol.

Dessa vez, o meia defenderia o espanhol Las Palmas, clube no qual conseguiu uma boa sequência de jogos, atuando em 39 jogos, nos quais assinalou dois gols, além de quatro assistências.

Da Itália para ligas inferiores

Ao final daquela temporada acabaria sendo negociado para o Milan. Porém, na equipe italiana, Halilovic voltou a ter um fraco desempenho, sendo emprestado em duas ocasiões. Na temporada 2018/2019, atuou pelo Standard Liège, da Bélgica; posteriormente, defendeu o Heerenveen, da Holanda.

Após rodar por vários clubes sem conseguir sua afirmação, em 5 de outubro de 2020 o jovem atleta viu seu vínculo encerrado com o Milan, ficando pela primeira vez em carreira sem contrato com uma equipe.

Recomeço de Halilovic no Birmingham City

A situação perdurou até 23 de novembro, quando o Birmingham City acertou sua contratação.

A chegada de Halilovic à Inglaterra foi um pedido do treinador dos Blues, Aitor Karanka. Para ele, o meia, que hoje está com 24 anos, terá um papel de destaque no clube, sendo necessário um período de adaptação ao time e à Championship.

“Para ser justo, é a primeira semana que ele conseguiu treinar 100% com os companheiros, porque desde que ele chegou aqui não podíamos treinar juntos com oito jogos em quatro semanas – era impossível, ressaltou o Karanka.

“Você precisa ser agressivo e intenso, e ele tem sido muito bom nisso. Agora, espero que ele possa jogar o mais rápido possível”, finalizou.

Embora esteja longe dos holofotes dos grandes clubes e a expectativa por seu futebol ter sido bastante reduzida, Halilovic tem em suas mãos uma enorme oportunidade de provar que o talento demonstrado no início de sua carreira ainda existe.

Para isso, o “Messi croata” deverá ajudar o Birmingham a fugir da últimas colocações da Championship, algo que tem sido rotina para o clube nas temporadas recentes. Até agora, participou de quatro partidas, sendo três saindo do banco.