Hakim Ziyech – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
369

Antes de mais nada, Hakim Ziyech é um futebolista profissional de 28 anos que atua como ponta no Chelsea. Nascido na Holanda, em Dronten, em 18 de março de 1993, começou a sua carreira no Heerenveen, nas categorias de base do clube, em 2012. Desde então, o holandês naturalizado marroquino, vem mostrando a sua magia no Futebol.

Hakim Ziyech – Início de carreira

De antemão, em Dronten, sua cidade natal, caçula de nove irmãos, começou jogando futebol de rua ao lado deles. Entre 2001 e 2004, jogou na academia de juniores de Reaal Dronten. Posteriormente, o mercado da bola juvenil o “convocou” e ele foi para o ASV Dronten.

Em 2007, mais uma vez o mercado da bola apareceu e o jovem ingressou no Heerenveen. Logo quando tinha 10 anos de idade, perdeu o pai por uma doença grave (esclerose múltipla). Ziyech não desistiu, mesmo tendo dificuldades na família. Assim, aos 14 anos de idade foi para a base do Heerenveen.

Lá, começou a sua trajetória no esporte podendo então, ajudar a família ainda que a assistência financeira era pouca. Porém um declínio, Hakim se tornou irregular nos treinos, bem como houveram desavenças com seus companheiros. Então, seguindo os conselhos de Aziz Doufikar, primeiro jogador de futebol profissional marroquino na Holanda, melhorou o seu futebol no clube, seguindo o ex-jogador da Seleção Marroquina como exemplo.

Trajetória, Conquistas e Highlights de Hakim Ziyech

No dia 2 de agosto de 2012, Ziyech estreou oficialmente pelo Heerenveen no jogo de ida da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Rapid București. Assim, jogou um total de 53 minutos antes de ser substituído.

Sua estreia na Eredivisie foi em 10 de agosto, ainda que tenha sido derrotado por 2 x 0 frente ao NEC Nijmegen. Mesmo assim, mostrou para o mundo que viria a ser um excelente jogador. Marcou seu primeiro gol em uma vitória por 2 x 0 sobre o NAC Breda, em 10 de agosto de 2013.

Em 23 de agosto, Ziyech deu duas assistências em um empate 3 x 3 com o Ajax. Mais tarde, marcou e deu uma assistência na vitória por 5 x 2 sobre Waalwijk. Em dezembro, marcou dois gols contra o AZ Alkmaar. No total, foram 46 jogos, 13 gols e 11 assistências pelo clube.

Transferências e mercado da bola de Hakim Ziyech

Logo após o mercado de transferências se abrir, surgiram rumores de que o Twente estaria de olho no jogador. Em 2014, depois de todos os rumores, lá estava Hakim Ziyech contratado por R$ 3,5 milhões de euros no mercado da bola.

Estreou pela equipe ante o Qarabag, em 21 de agosto de 2014, em um empate sem gols nos Playoffs da Liga Europa 2014/15. Desse modo, no dia 21 de setembro do mesmo ano, marcou seu primeiro gol diante  o Héracles Almelo pela Eredivisie.

Após dois anos no clube, mais um mercado da bola apareceu, dessa vez os rumores davam conta de uma ida para o Ajax. O holandes-marroquino foi contratado por 11 milhões de euros no mercado de transferências em 2016 onde ficou por cinco anos.

Trajetória, Conquistas e Highlights de Hakim Ziyech

Antes de mais nada, apelidado de El Mago del Ajax, fez parte da campanha vitoriosa da equipe comandada por Erik Ten Hag, na Eredivisie da temporada 2018/19, bem como boas atuações na Liga Europa e na Liga dos Campeões, onde naquele ano quase chegava a final da Champions eliminando ninguém mais ninguém menos que o Real Madrid.

Contudo, o sonho acabou depois de ter sido eliminado pelo Tottenham dentro da Johan Cruijff Arena, na semifinal em um daqueles jogos para ficar na memória de quem gosta de futebol. Ziyech além disso, conquistou a Copa da Holanda época 2018/19 e a Supercopa da Holanda, também temporada 2018/19.

Entretanto, parecia que o seu ciclo em Amsterdam estava se encaminhando para o final depois de brilhantes cinco anos, em mais um mercado de transferências. Chegada a vez da despedida, em 14 de fevereiro de 2020, quando algumas partes do mundo já enfrentava uma terrível pandemia, mais um mercado da bola, desta vez entre Ajax e Chelsea por um valor de R$ 44 milhões de euros.

A sua estreia no clube londrino ocorreu em 17 de outubro de 2020, no empate em 3 x 3 contra o Southampton, pela Premier League. O seu primeiro gol pelo time de Stamford Bridge aconteceu no dia 28 de outubro contra o Krasnodar, da Rússia, pela Liga dos Campeões.

Depois dos 4 x 0 nos russos, três dias depois, acabou sendo o destaque contra o Burnley, na 1ª divisão inglesa, com um gol e uma assistência. Entre as conquistas estão: Champions League 2020/21 e a Supercopa de 2021

Seleções da Holanda e Marrocos

Hakim Ziyech atuou na seleção Holandesa Sub-19, sub-20 e sub-21. Foi convocado pela primeira vez para a seleção principal em maio de 2015, para jogos amistosos contra os Estados Unidos e a Letônia.

Em setembro de 2015, Ziyech confirmou sua escolha para representar o Marrocos no cenário internacional, pois sua mãe é marroquina. Fez sua estreia pela equipe nacional em 9 de outubro, em uma derrota por 1 x 0 para a Costa do Marfim. Em 27 de maio de 2016, marcou seus primeiros dois gols pelo Marrocos, em uma vitória por 2 x 0 sobre o Congo.

Em 4 de setembro, marcou na vitória por 2 x 0 sobre São Tomé e Príncipe em uma partida de qualificação da Copa Africana de Nações de 2017. Porém, Ziyech não foi selecionado para a seleção final de 23 homens para a Copa das Nações da África de 2017.

Em 1 de setembro de 2017, voltou a seleção e marcou em uma vitória de 6 x 0 sobre o Mali, em uma partida de qualificação para a Copa do Mundo FIFA 2018. Por fim, foi selecionado para a Copa do Mundo FIFA 2018.