De Haaland a Richarlison: os 11 jogadores que mais perderam chances claras de gol na Premier League

8 minutos de leitura

A Premier League 2023/24 retorna no próximo sábado (21), após a pausa no calendário europeu para a Data-Fifa. Com oito rodadas completas, já é possível fazer uma análise inicial de quem tem potencial para terminar a temporada como artilheiro, melhor goleiro e craque do campeonato.

Por outro lado, também dá para ter uma noção de quem chega ao fim da Premier League como campeão em uma estatística que não é das melhores: a de perda de chances claras de gols.

Quem são os jogadores que mais perderam chances claras de gol na Premier League

4. Richarlison (4 chances)

O brasileiro ainda não mostrou a que veio no Tottenham. Depois de passar uma temporada inteira da Premier League com apenas um gol marcado, Richarlison não reencontrou sua melhor versão nos Spurs. O atacante está entre os que mais perderam chances claras de gols na Premier League 2023/24, com quatro oportunidades.

A situação, no entanto, já é um pouco melhor que a do ano anterior. Se na última edição, ele levou 34 rodadas para marcar, agora foram necessárias apenas cinco. No total, o Pombo tem um gol e duas assistências em oito jogos.

Mas ele não é o único a ter perdido quatro chances de afundar as redes. Junto a ele estão Abdoulaye Doucouré (Everton), Rasmus Hojlund (Manchester United), Alexander Isak (Newcastle), Raheem Sterling (Chelsea) e Yoane Wissa (Brentford).

3. Darwin Nuñez (6 chances)

O uruguaio Darwin Nuñez está sozinho no terceiro lugar do ranking de gols perdidos. Contratado pelo Liverpool em 2022, ele chegou com o status de uma das transferências mais caras da história dos Reds. Por isso, muita expectativa foi criada, mas Darwin ainda não correspondeu ao valor gasto.

Nesta temporada, foram seis grandes chances perdidas, três gols marcados e duas assistências feitas em sete partidas.

2. Nicolas Jackson (7 chances)

O Chelsea vive um período de seca, tendo marcado apenas 11 gols em oito rodadas. Dentre os integrantes do Big-7, apenas o United teve uma marca pior (9 gols). O time até cria oportunidades, mas não consegue ser eficiente. Um dos retratos disso é Nicolas Jackson, que perdeu sete oportunidades claras de gol até agora, mas fez apenas dois.

Junto a ele, está Ollie Watkins, do Aston Villa. O atacante fez quatro gols e deu quatro assistências.

1. Erling Haaland (9 chances)

O topo da ranking é ocupado por Haaland, do Manchester City. Em oito rodadas, o norueguês perdeu nove grandes oportunidades de estufar as redes. Essa marca não é uma grande novidade, já que na última temporada, Haaland também liderou o ranking, com 28 grandes chances perdidas.

Apesar de isso não parecer um grande problema para o artilheiro do campeonato, que tem oito gols, dá para enxergar como um leve sinal de alerta para as próximas rodadas, já que o City chegou à pausa da Data-Fifa na terceira posição, atrás do Arsenal e do líder Tottenham.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.