Haaland? Atacante mais eficiente da Premier League não é quem você pensa…

1 minuto de leitura

Erling Haaland é o artilheiro da Premier League de maneira isolada. São 27 gols, nove a mais do que o segundo colocado, Harry Kane. Ele segue como maior goleador entre todas as cinco grandes ligas, com oito a mais do que Victor Osimhen, do Napoli. Mas quando o assunto é eficiência, outro nome entra em cena.

Haaland tem uma taxa de conversão bastante positiva: 28% dos seus chutes viram gols. Apesar do debate sobre ser bem utilizado no esquema do Manchester City, seu volume também é alto: é o quarto atleta com mais finalizações a cada 90 minutos na PL. Por isso, deve ser óbvio pensar que o norueguês é o jogador mais eficiente na conversão de seus gols, certo? Entretanto, ele fica atrás de um atacante que é pouco lembrado nesse quesito: Kaoru Mitoma.

Haaland ofuscado

Mitoma é o artilheiro mais eficiente da Premier League na atual temporada, segundo dados da plataforma FBREF. Em um levantamento de jogadores com mais de 20 finalizações nesta edição, o japonês se destaca.

O ponta-esquerdo do Brighton tem seis gols no Campeonato Inglês de 2022/23 e os conseguiu a partir de 20 finalizações. Ou seja, 30% das suas finalizações acabaram no fundo das redes.

Atrás deles estão todos os artilheiros da Inglaterra, como Kane, Toney, Rashford e Salah. O top-3 ainda é fechado por outro companheiro de Brighton: Pascal Gross.

Jogadores mais eficientes em finalizações na Premier League

1º Kaoru Mitoma – 0,3

2º Erling Haaland – 0,28

3º Pascal Gross – 0,27

4º Phil Foden – 0,26

5º Roberto Firmino – 0,24

MITOma

Além disso, Mitoma ainda tem uma das melhores taxas de acerto de chutes ao gol. No mesmo levantamento, ele tem 60% de acerto em suas finalizações, a terceira melhor porcentagem da liga. Está atrás apenas de Roberto Firmino, do Liverpool (61,8%) e Anthony Gordon, do Newcasltle (61,5%).

O japonês é titular absoluto e peça fundamental para o Brighton. A campanha dos Seagulls tem sido elogiada, apesar de “apenas” estar na 8ª posição. São 38 pontos em 23 rodadas – alguns dos principais rivais têm até três jogos a mais.

São apenas quatro pontos de distância para o Liverpool, o 5º colocado. O saldo de gols é positivo para a equipe: tem o quinto melhor saldo de gols da liga, que pode crescer com os jogos que ainda tem a fazer.

Kaoru Mitoma é destaque do Brighton na Premier League (Foto: Icon sport)
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]