Erling Haaland entrará em campo pelo Manchester City contra o Nottingham Forest, pela Premier League, neste sábado (23), às 11h (horário de Brasília), com um gosto especial. O camisa 9 dos Citizens tem uma ligação afetiva com os adversário da vez por conta de seu pai.
Ex-jogador durante os anos 1990, Alf-Inge Haaland teve uma carreira de sucesso no futebol inglês, que foi precocemente interrompida por conta de lesões. O jogador defendeu Leeds United, Manchester City e Nottingham Forest na Terra da Rainha. A passagem pelo último citado foi importante e com episódios importantes.
Nottingham Forest foi porta de entrada para a família Haaland na Inglaterra
Em 1993, ainda muito antes do nascimento de Erling, Alf-Inge Haaland deixou o Brinne FK com o sonho de se firmar em uma das maiores escolas do futebol europeu. O destino foi o bicampeão continental Nottingham Forest, que não estava mais vivendo o período mágico que teve no fim dos anos 70 e havia sido rebaixado à segunda divisão.
Contudo, quem pediu a contratação de Haaland foi a principal peça do time que fez história pelos Reds: o lendário técnico Brian Clough.
📷 From the archive
Alf-Inge Haaland signing for The Reds back in October 1992, pictured here with Brian Clough and Ron Fenton.
🔴 #NFFC pic.twitter.com/KMnsuC9uxv
— Nottingham Forest (@NFFC) April 2, 2020
Carrasco do Arsenal assim como Erling Haaland
Dentro de campo, Alf-Inge Haaland fez gols importantes pelo Nottingham Forest contra titãs da Premier League, após a equipe conquistar o acesso e retornar à elite. Uma das vítimas foi o Arsenal, na vitória por 2 a 1, em 1996. O pai do goleador do Manchester City marcou os dois gols.
Cerca de 17 anos depois, seu filho repetiu a história e balançou as redes dos Gunners vestindo a camisa do Manchester City. Já são dois gols e duas assistências do camisa 9 contra os rivais do Emirates Stadium.
⚽️⚽️ Haaland at the double!#OnThisDay in 1996, #NFFC defeated @Arsenal in Stuart Pearce’s first game as player/manager thanks to Alf-Inge Haaland’s brace at The City Ground. pic.twitter.com/VLQMHaikPn
— Nottingham Forest (@NFFC) December 21, 2018
A passagem de Alf-Inge Haaland no Forest chegou ao fim em 1997, quando ele foi negociado com o Leeds United por 1,6 milhões de libras. Ele fez 81 jogos, sete gols e uma assistência com a camisa vermelha.
Haaland torcedor do Forest?
Apesar de ter nascido depois do período em que seu pai atuou no Nottingham Forest, Erling Haaland aderiu carinho pelo clube. Em 2019, seu pai revelou ao “Talk Sport” que o jovem atacante torcia para o clube quando criança, assim como Leeds United e Manchester City, as outras equipes inglesas da carreira do pai.
A torcida do Nottingham Forest espera que o espírito de criança volte a Haaland e que ele não seja tão cruel contra o ex-clube do pai na Premier League. Na última temporada, porém, não adiantou muito. O artilheiro simplesmente marcou um hat-trick contra o time em goleada de 6 a 0 do gigante inglês no Etihad Stadium.