A Bola de Ouro será entregue no próximo dia 30. Ao todo, 30 jogadores concorrem ao prêmio de melhor jogador do mundo. Além de Vinicius Junior e Kylian Mbappé, Lionel Messi e Erling Haaland estão entre os concorrentes na premiação do Ballon D’or.
Na manhã desta sexta-feira (20), Pep Guardiola foi perguntado pelo jornalista brasileiro Fred Caldeira, da “TNT Sports”, quem deveria ficar com o prêmio e a resposta do treinador do Manchester City foi curiosa.
— Sempre disse que devia haver duas seções na Bola de Ouro: uma para o Messi e outra para os outros. Haaland merece ganhá-la sim ou sim, marcou 50 milhões de gols. Mas o Messi… A sua pior temporada é melhor que o resto — respondeu Guardiola após dar uma risada sarcástica.
A premiação pela revista francesa considera o desempenho dos jogadores a partir da última entrega, em outubro de 2022. Ou seja, a Bola de Ouro leva em consideração as performances da Copa do Mundo de 2022, além de todo 2023 até aqui para definir o vencedor.
Messi ou Haaland, quem leva a Bola de Ouro?
Messi é considerado por muitos o favorito devido à sua conquista inédita da Copa do Mundo do Catar. O jornal espanhol “Sport”, inclusive, cravou que o argentino vencerá sua oitava Bola de Ouro. O camisa 10 do Inter Miami conquistou sua primeira Ballon D’or em 2009, seguida por outras seis: 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. As três primeiras foram conquistadas enquanto o craque era comandado por Guardiola no Barcelona.
Desde que o prêmio foi criado pela revista francesa, em 1956, somente jogadores que atuavam na Europa venceram o troféu. Caso a informação do “Sport” se confirme, Messi, que atualmente joga pelo Inter Miami, dos Estados Unidos, quebrará essa tradição.
Por outro lado, Erling Haaland fez história em sua primeira temporada com o Manchester City, vencendo a tríplice coroa junto de Guardiola e sendo o artilheiro das duas principais competições que conquistou — Premier League e Champions League. O centroavante norueguês terminou 2022/23 com 52 gols e nove assistências em 53 jogos. Em 2023/24, ele já estufou as redes oito vezes e deu dois passes para gol em 12 partidas.