Haaland – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Erling Braut Haaland, ou simplesmente Haaland, é um jogador de futebol norueguês que atua como centroavante. A saber, o jogador nasceu no dia 21 de julho de 2000 em Leeds, na Inglaterra, e atualmente defende o Manchester City. A caminhada do atleta no futebol começou com apenas cinco anos.

Haaland – Início de carreira

Nascido na Inglaterra, Haaland se mudou para a Noruega com apenas três anos de idade. Aos cinco, deu seus primeiros passos no futebol no modesto Bryne. Assim, com o passar dos anos, foi subindo de categoria e chamando a atenção.

Assim, chegou à equipe B de seu time e se destacou muito. Nesse sentido, Haaland marcou 16 gols em 14 jogos e impressionou a todos. Com isso, foi promovido ao profissional do Bryne em 2015, com apenas 15 anos de idade.

Trajetória, conquistas e highlights de Haaland

Com os bons desempenhos apresentados no time B, Haaland subiu ao profissional e todos tinham alta expectativa nele. Surgiram rumores de uma saída do jogador para o Hoffenheim, mas ele se manteve na equipe.

Assim, continuou em 2016 no Bryne e jogou 16 partidas. No entanto, muito por conta da inexperiência, Haaland não conseguiu o mesmo desempenho e não marcou gols. Porém, continuou chamando a atenção do mercado de transferências.

Transferências e mercado da bola de Haaland

Em 2017, Haaland deixou o Bryne após 16 anos e começou a defender o Molde. Após algumas partidas, o centroavante voltou a marcar gols. Dessa forma, balançou as redes quatro vezes em 20 jogos no ano.

Além disso, ficou por mais uma temporada no Molde e se destacou muito. Assim, chegou a marcar quatro gols em um jogo fora de casa em 17 minutos. Solskjaer, técnico de Haaland à época, falou que o clube recusou diversas propostas pelo jogador.

Ao todo, o jovem jogador marcou 20 gols e deu três assistências em 50 jogos. No seu segundo ano com a equipe, em 2018, balançou as redes 16 vezes, o que despertou o interesse de diversos clubes no mercado da bola.

Red Bull Salzburg

Após rumores de uma saída, Haaland realmente deixou seu clube antigo e rumou à Suíça, para defender o Red Bull Salzburg. Nesse sentido, o clube pagou 8 milhões de euros para contar com o jovem norueguês. A saber, a transação aconteceu no mercado de transferências de 2018/19.

Em seis meses de seu novo clube, Haaland marcou apenas um gol em cinco jogos, mas já demonstrava que seria um atacante diferente. Nesse sentido, se destacava simultaneamente na sua seleção.

No início da nova temporada, em 2019/20, o centroavante desandou a fazer gols e mostrou seu real valor e potencial ao mundo do futebol. Assim, foram 22 jogos, com 28 gols marcados e cinco assistências.

O mercado da bola se voltou para Haaland, que despertou interesse de clubes de todo o mundo. Dessa forma, no mercado de transferências de início de 2020, já deixou o RB Salzburg, um ano depois de sua chegada.

Borussia Dortmund

Com o ótimo desempenho mostrado em clubes e seleção, Haaland já tinha um novo clube em janeiro de 2020. Assim, após um ano de RB Salzburg, o Borussia Dortmund, gigante alemão, desembolsou 20 milhões de euros para contar com o jovem fenômeno, apelidado de Cometa.

Assim que chegou na Alemanha, não demonstrou dificuldade de adaptação e, em seus primeiros quatro jogos, já tinha oito gols marcados. O mundo virou seus olhos para Haaland, que mostrava, a cada jogo, que não era um jogador comum.

No restante da temporada 2019/20, pelo seu novo clube, Haaland teve 18 jogos e 16 tento, além de duas assistências.

O jovem centroavante jogou mais duas temporadas pela equipe alemã, onde mostrou, mais uma vez, que não era apenas uma ótima fase, ou um momento goleador, mas, sim, sua verdadeira qualidade.

Nessas duas épocas, foram 71 jogos, 70 gols e 17 assistências, uma média incrível de quase um gol por jogo e mais de uma participação por partida. Ao todo, na Alemanha, Haaland teve 89 partidas, 86 tentos e 19 passes para seus companheiros.

Os absurdos números deixaram o mercado da bola do jogador inflado, o que fez com que Haaland alçasse voos mais altos. Assim, na próxima temporada defenderá o Manchester City, na Premier League, a competição nacional mais disputada do mundo. A equipe inglesa pagou 60 milhões de euros no atacante.

Seleção Norueguesa

Além de se destacar nos clubes, Haaland sempre chamou a atenção nas categorias de base da Seleção Norueguesa. Nesse sentido, virou notícia maior quando marcou nove gols em um jogo, na Copa do Mundo Sub-20, em 2019.

No entanto, no Sub-19 já tinha uma ótima média, com 11 tentos em cinco jogos. Além disso, no Sub-20, balançou as redes mais 11 vezes, mas em nove confrontos. Por fim, pela Seleção Norueguesa profissional, Haaland tem 20 gols em 21 jogos.