Nem Haaland, nem Mbappé: atacante surpreende e é novo líder da Chuteira de Ouro

4 minutos de leitura

Não é exagero dizer que Erling Haaland x Kylian Mbappé será o confronto “Cristiano Ronaldo x Messi” da nova geração. Ambos têm marcas expressivas em suas carreiras. Enquanto Haaland se tornou o maior artilheiro em uma temporada o seu primeiro ano na Premier League, com 36 gols em 35 jogos, Mbappé acumula mais de 200 gols na carreira e uma Copa do Mundo no currículo. Tudo isso com menos de 25 anos.

Olhando para os números e a atuação dos dois em campo, fica claro que eles estão muito à frente de outros atletas. No entanto, um outro atacante desponta como novo líder na Chuteira de Ouro da Europa nesta temporada.

Novo líder na Chuteira de Ouro ultrapassa Mbappé e Haaland

Quem vem forte na concorrência pela artilharia dos grandes campeonatos europeus em 2023/24 é o atacante Sehrou Guirassy, do Stuttgart. O francês de origem guineense alcançou a marca de oito gols em quatro rodadas nesta temporada no Campeonato Alemão.

No último jogo, no qual o Stuttgart venceu o Mainz 05 por 3 a 1, no sábado (16), o atleta da seleção de Guiné deixou um hat trick. A média de gols de Guirassy é de dois gols por partida.

Serhou Guirassy comemora gol pelo Stuttgart sobre o Mainz pela Bundesliga (Foto: Icon sport)

Com seus oito tentos em quatro rodadas, o jogador de 27 anos superou as marcas alcançadas neste início de temporada por Haaland na Premier League e por Mbappé na Ligue 1. O norueguês tem sete gols em cinco jogos pelo Manchester City, sendo três deles deixados na goleada contra o Fulham, na segunda rodada do Campeonato Inglês.

O francês também acumula o mesmo número de tentos de Haaland. Depois de não estrear pelo PSG na abertura do Campeonato Francês, devido ao embate com a diretoria pela sua renovação de contrato, Mbappé afundou as redes em todas as outras quatro rodadas. Porém, nenhum hat trick foi feito até o momento.

Na disputa pela Chuteira de Ouro do Velho Continente, Jude Bellingham (Real Madrid), Lautaro Martínez (Inter de Milão) e Jonas Wind (Wolfsburg) estão empatados no terceiro lugar, com cinco gols em seus respectivos campeonato nacionais.

Guirassy supera até Lewandovski

Além de ultrapassar os grandes craques europeus da atualidade, Guirassy bateu uma marca que não foi alcançada nem mesmo por Robert Lewandoski quando atuava na Alemanha.

Os oito gols em quatro rodadas não eram conquistados por nenhum jogador na Bundesliga desde a temporada 1967/68. Nem mesmo o atual camisa 9 do Barcelona, que detém o recorde de artilharia na Alemanha (41 gols), começou o campeonato desta forma em suas passagens pelo Borussia Dortmund e Bayern de Munique.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.