Acima de Haaland e Kane: ‘surpresa’ da Bundesliga é o lider de ranking de mais participações em gols na Europa

5 minutos de leitura

A temporada 2023/24 já está pegando fogo. As principais ligas da Europa já caminham para a sétima rodada e os artilheiros dos clubes tem feito o que fazem de melhor: gols. Mas um fato curioso é que quem lidera o top 10 do ranking não é Erling Haaland, do Manchester City, ou Robert Lewandowski, do Barcelona. O jogador que mais estufou as redes no futebol europeu até aqui joga na Bundesliga, mas também não é Harry Kane, que chegou há pouco tempo no Bayern de Munique.

Mohamed Salah continua com sua média excelente no Liverpool e ocupa a nona posição, com sete gols nesta temporada. Xavi Simons, que pertence ao Paris Saint-Germain e está emprestado ao RB Leipzig, Olivier Giroud, do Milan, e Kylian Mbappé, do PSG, têm estufaram as redes sete vezes cada um.

Robert Lewandowski segue fazendo jus ao apelido carinhoso que Thomas Muller lhe deu nos tempos de Bayern de Munique, “LewanGOALski”. O atacante polonês tem cinco gols e três assistências pelo Barcelona. Suas oito participações em gol igualam as de Victor Boniface, do Bayer Leverkusen, que marcou seis gols e duas assistências no Campeonato Alemão. A performance do nigeriano, inclusive, contribuiu para que a equipe comandada por Xabi Alonso esteja empatada em número de pontos com os Bávaros na Bundesliga (13) e ocupe a vice-liderança da liga.

Depois de sua campanha recorde na Europa na última temporada, não é nenhuma surpresa que Haaland seja o artilheiro da Premier League, com oito gols e uma assistência. Se continuar nesse ritmo, pode quebrar seu próprio recorde. O vice-artilheiro da última edição do Campeonato Inglês, por sua vez, iniciou muito bem no Bayern de Munique, com sete gols e três assistências na Bundesliga.

1º colocado que supera Haaland e Kane é surpresa

A surpresa do ranking de maiores artilheiros da Europa é o primeiro colocado Serhou Guirassy, que já marcou 10 gols e deu uma assistência em apenas cinco jogos com o Stuttgart. O atacante de 27 anos está em sua melhor forma e pode ter a temporada mais artilheira de sua carreira.

Guirassy foi comprado em definitivo pelo Stuttgart na última janela, após um ótimo empréstimo na temporada passada. O líder da artilharia na Europa pertencia ao Stade Rennais. O atacante tem uma média de uma participação em gol a cada 39 minutos, o que contribuiu para que seu time esteja na terceira posição do Campeonato Alemão, com 12 pontos, um a menos que Bayer Leverkusen e Bayern de Munique.

Top 10 jogadores com mais participações em gols na Europa

  1. Serhou Guirassy (Stuttgart) – 11 (10 gols e 1 assistência)
  2. Harry Kane (Bayern de Munique) – 10 (7 gols e 3 assistências)
  3. Erling Haaaland (Manchester City) – 9 (8 gols e uma assistência)
  4. Victor Boniface (Bayer Leverkusen) – 8 (6gols e 2 assistências)
  5. Robert Lewandowski (Barcelona) – 5 gols e 3 assistências)
  6. Kylian Mbappé (PSG) – 7 (7gols)
  7. Olivier Giroud (Milan) – 7 (4 gols e 3 assistências)
  8. Xavi Simons – Bayer Leverkusen 7 (3 gols e 4 assistências)
  9. Mohamed Salah 7 (3 gols e 4 assistências)Lautaro Martínez 6 (5 gols e 1 assistência)
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.