O Manchester City atropelou o RB Leipzig por 7 a 0, nesta terça-feira, e se classificou às quartas de final da Champions League. Depois de empatar no jogo de ida, na Alemanha, e ser criticada pela atuação, a equipe de Guardiola decolou no Etihad Stadium. Haaland foi o destaque.
O norueguês marcou cinco vezes durante o confronto e saiu aplaudido depois de ser substituído no começo do segundo tempo. Com tantos gols, ele igualou um recorde de Lionel Messi e Luiz Adriano.
Leia mais:
Premier League: torcedor recebe sentença inédita por ofensas racistas a atacante
Afinal, Erling Haaland piora o Manchester City?
Haaland bate recorde
O jovem atacante chegou à partida como o maior artilheiro do futebol europeu na temporada entre as cinco grandes ligas: 34 gols em 35 jogos. Ao fim do duelo, tinha 39 tentos marcados.
Haaland é apenas o terceiro jogador da história da Champions League em seu formato atual, ou seja, desde 1992, a marcar cinco gols em um único jogo. Antes dele, apenas Messi e Luiz Adriano tinham feito isso nesse modelo.
O argentino foi o primeiro na linha temporal a quebrar esse recorde. Em março de 2012, em partida de volta pelas oitavas de final do Barcelona contra o Bayern Leverkusen. A partida acabou em 7 a 1 e o técnico dos catalães na ocasião era justamente Pep Guardiola.
Naquela temporada, Messi alçou um recorde que ninguém ainda chegou perto: 92 gols em um calendário anual (2012). Antes dele, o recorde era de Gerd Müller, com 85 gols em 1972.
Luiz Adriano marcou seus cinco gols em outubro de 2014, contra o Bate Borisov, na fase de grupos. Na época, ele jogava pelo Shakhtar Donetsk e o duelo acabou em 7 a 0.
Além do recorde igualado, Haaland foi quem precisou de menos tempo para marcar cinco vezes. Enquanto Messi precisou de 84 minutos e Luiz Adriano, 82, o norueguês o fez em apenas 57 minutos – quase um gol a cada 10 minutos.