O Aston Villa venceu o Manchester City por 1 a 0, nesta quarta-feira (6), pela 15ª rodada da Premier League 2023/24. O único gol no “jogaço” disputado no Villa Park foi marcado por Leon Bailey.
O resultado representa a primeira vitória da carreira de Unai Emery contra Pep Guardiola, joga o City para o quarto lugar na tabela e leva o Villa para a terceira posição.
Finalizado
1
-0
Aston Villa - Man City
England Premier League - Villa Park
Aston Villa dá trabalho a Ederson
Apesar de ter terminado sem gols, o primeiro tempo teve muita emoção e intensidade. O Aston Villa dificultou a vida do Manchester City, mantendo a equipe de Pep Guardiola no seu próprio campo na maior parte do jogo.
A chegada mais perigosa dos Citizens em toda a primeira etapa aconteceu aos 10 minutos, quando Haaland recebeu a bola de Julian Álvarez e finalizou e finalizou, obrigando Emiliano Martinez a trabalhar. Em seguida, o norueguês aproveitou o rebote e tentou mandar para as redes mais uma vez. Mas, nas duas tentativas, o goleiro da seleção argentina fez grandes defesas e impediu o gol dos visitantes.
Mesmo com o equilíbrio na posse de bola, o Aston Villa foi superior nas finalizações. Foram 13 contra apenas duas dos Citizens. Os Villans tentaram chegar ao gol nas bolas paradas com Douglas Luiz e com as investidas de McGinn. Mas nenhuma delas entrou graças à grande atuação de Ederson. O goleiro dos Citizens fez pelo menos três defesas importantes no jogo, em chutes de Bailey, Pau Torres e Watkins.
Manchester City recupera controle do jogo
O Manchester City voltou para o segundo tempo com outra postura, conseguindo recuperar o controle do jogo e mantendo a bola na área de ataque. Porém, passados os 10 minutos iniciais, a história do primeiro tempo se repetiu e o Aston Villa acuou os Citizens, que passaram a segunda etapa sem conseguir realizar uma finalização sequer.
Depois de tanto insistir, o time da casa enfim marcou. Bailey mandou a bola para o fundo das redes, desviando em Rúben Dias e cobrindo o goleiro Ederson.
Como foram os brasileiros em Aston Villa x Manchester City
Ederson – 7,0
Ederson, Rúben Dias e Gvardiol foram os melhores jogadores do Manchester City na partida. O goleiro brasileiro brilhou diante do “tiroteio” dos Villans, especialmente no primeiro tempo. No total, Ederson fez seis defesas e mandou seis bolas longas, de acordo com o “Sofascore”.
Matheus Nunes – 5,5
Matheus Nunes entrou aos 21 minutos do segundo tempo, antes do Aston Villa abrir o placar. O luso-brasileiro até pisou na área algumas vezes, mas não conseguiu fazer muito para reverter o placar, terminando o jogo sem nenhuma finalização.
Douglas Luiz – 6,5
Douglas Luiz não foi decisivo com gols, mas foi de muita importância para a articulação do meio campo. Atuando nas bolas paradas e tentando finalizar quando encontrou espaços, o brasileiro acertou 82% dos passes, sendo três deles decisivos. Foram também quatro bolas longas, dois duelos vencidos de três e dois chutes bloqueados.
Diego Carlos – 6,5
Diego Carlos recebeu a ingrata missão de marcar Haaland. Apesar de o camisa 9 dos Citizens não ter recebido tantas assistências, quando foi necessário, o brasileiro desempenhou bem a sua função, conseguindo impedir o centroavante de avançar para a área e mal aparecer no jogo inteiro.