Ilkay Gündogan está de volta ao Manchester City! O alemão acertou sua saída do Barcelona nas últimas horas e retornará ao Etihad Stadium após o hiato de uma temporada. O jogador tinha propostas da Arábia Saudita e do Catar, mas optou pela antiga casa.
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o martelo foi batido e não há mais volta. O jogador assinará um contrato até junho de 2025 com os Citizens. A negociação evoluiu nas últimas 48 horas e teve Pep Guardiola como peça fundamental.
Como foram as negociações para volta de Gündogan ao Manchester City
Gündogan deixou o Manchester City após a conquista da Tríplice Coroa em 2023. Recusou propostas de renovação e fez questão de jogar no Barcelona. Apesar de um futebol apresentado, ficou fora dos planos do time culé e precisou buscar novo destino.
O City não precisará pagar nada ao Barça pelo alemão, pois haverá rescisão contratual. Ao mesmo tempo, Gündogan abriu mão de tudo que teria ainda a receber pelos espanhois.
Mesmo sem a compensação financeira, a negociação é um alento para o Barcelona. O clube terá um importante alívio em sua folha salarial e no Fair Play Financeiro de La Liga.
As tratativas avançaram de vez após Pep Guardiola dizer sim ao retorno do meio-campista. Ele será o terceiro reforço do Manchester City na temporada, que já contratou Savinho e David Mubama.
Gündogan pelo Manchester City
Quando Guardiola desembarcou em Manchester, em 2016, uma de suas primeiras contratações foi Gündogan. Ao longo de todo trabalho do técnico catalão, o ex-Borussia Dortmund virou um jogador indispensável para seu esquema tática.
Não à toa, “Gündo” terminou sua primeira passagem no City como capitão do título da Champions League e decisivo com gols na final da Copa da Inglaterra, contra o Manchester United.
- 304 jogos
- 60 gols
- 38 assistências