Ilkay Gündogan foi uma das principais contratações do Barcelona durante a janela de transferências na pré-temporada. Depois de passar sete anos no Manchester City e empilhar taças sob o comando de Pep Guardiola, o alemão fechou um contrato de dois anos e multa rescisória de 400 milhões de euros (R$ 2 bilhões) com os catalães.
Aproveitando a pausa dos campeonatos europeus para a Data Fifa, o jornal alemão “BILD” publicou uma entrevista com o meio-campista, na qual ele revelou por que decidiu se transferir para o Barça.
Por que Gündogan saiu do Manchester City?
De acordo com o jornal espanhol “Sport”, na época da venda para o Barcelona, Gündogan não continuou no City porque houve discordância em relação ao tempo do novo acordo.
Como o jogador já está com 32 anos, o clube preferia ter cautela em relação às questões físicas e decidiu oferecer uma renovação de apenas um ano. O alemão, por outro lado, buscava mais estabilidade na Inglaterra, já que seu filho tinha acabado de nascer. Por isso, ele exigia mais dois anos de contrato.
Na entrevista ao “Bild”, Gündogan deu outra versão da história. Os repórteres perguntaram se ele teria aceitado renovar se os ingleses tivessem oferecido um contrato de dois anos. O novo culé disse que “no final, não se tratava de um ano ou dois”. Na visão dele, a direção demorou para fazer uma proposta.
— O City esperou um tempo relativamente longo para que as negociações realmente ficassem mais intensas. Se isso tivesse acontecido um pouco antes, a (minha) posição inicial teria sido diferente.
Gündogan preferiu não revelar em que momento exatamente a proposta foi feita pelos Citizens, mas reforçou que “já era bem tarde na temporada”. Nem mesmo o “apreço de Pep” conseguiu convencê-lo a ficar nesse cenário.
— E quando se trata de quartas ou semifinais da Liga dos Campeões, como jogador, você quer se concentrar exclusivamente no esporte. Eu não sabia como proceder. Eu não consegui planejar nada. O apreço de Pep sempre esteve presente, mas oficialmente o clube não se mexeu por muito tempo. Até maio, havia poucos motivos para eu querer mudar. Claro, a Tríplice Cora foi a maior glória. Mas isso não poderia ser planejado.
Sonho de jogar pelo Barcelona
O fato de ter recebido uma proposta do Barcelona também contou para a mudança de time. Gündogan contou que jogar no clube catalão era seu “sonho de infância” e, por isso, “foi o final perfeito, não poderia ter havido melhor momento“.
Além disso, o meia disse que Xavi teve um papel fundamental para sua contratação. Em sua opinião, ele o treinador são parecidos em vários aspectos.
— Falámos várias vezes ao telefone antes da contratação e imediatamente tive uma boa sensação . Somos muito parecidos em personalidade. Temos algumas características semelhantes no jogo e talvez seja por isso que ele me aprecia. Xavi era um jogador muito inteligente. Ele entendeu o valor do jogo simples.
Perguntado se acha que irá conseguir alcançar ao mesmo nível em que estava no City neste Barcelona, Gündogan disse que é necessário ter paciência, mas que a combinação do elenco com o comando de Xavi deve surtir efeito.
— Algumas coisas no futebol só podem ser aprendidas através da experiência. Isso leva tempo: mantenha a calma, seja paciente. Você tem que experimentar, aprender. Estou convencido de que Xavi Hernández está dizendo as coisas certas. Conosco, jogadores experientes, pode haver uma boa combinação. Eu acredito.