Artilheiro sensação da Bundesliga tem multa ‘de dar risada’ e pode pintar na Premier League

5 minutos de leitura

Depois de ganhar fama ao deixar Harry Kane para trás na artilharia da Bundesliga, Serhou Guirassy se tornou um dos atacantes mais comentados do futebol europeu. O centroavante do Stuttgart, inclusive, é alvo da Premier League.

Mais surpreendente que seus 15 gols em nove rodadas do Campeonato Alemão é a sua multa rescisória: segundo a emissora “Sky Sports”, o atacante pode sair por cerca de 17,5 milhões de euros (R$ 93 milhões).

A multa “de dar risada” de Guirassy

O valor da cláusula de rescisão do contrato do atacante franco-guineense pode ser considerado uma pechincha no mercado atual do futebol. No entanto, apesar do destaque atual, Guirassy não era uma estrela e acumulava algumas boas passagens por clubes de menor expressão na França — além da idade já “avançada”: 27 anos.

guirassy bundesliga
Foto: Icon Sport

O Stuttgart adquiriu Guirassy em definitivo por 9 milhões de euros na última janela de transferências e seu contrato se estende até 30 de junho de 2026. Antes, ele estava emprestado e marcou 11 gols em 22 rodadas da Bundesliga.

No entanto, mesmo sem tanto holofote anteriormente, a multa já poderia ser considerada baixa – menos de duas vezes o valor que foi comprado. Em 2021, ele foi contratado pelo Rennes por 15 milhões de euros, por exemplo.

Interesse da Premier League

O desempenho surpreendente do centroavante do Stuttgart atraiu olhares de diversos clubes, incluindo da Premier League. Segundo o jornal inglês “Evening Standard”, o Fulham é quem se mantém mais próximo.

O clube ainda está em busca de um substituto para Aleksandar Mitrovic, após a sua transferência de 50 milhões de libras para o Al-Hilal, na Arábia Saudita, durante a última janela.

Marco Silva treinando o Fulham na Premier League - Foto: Icon Sports
Marco Silva treinando o Fulham na Premier League (Foto: Icon Sport)

Os Cottagers devem ter concorrência por Guirassy, mas continuam interessados em outras alternativas, incluindo Gift Orban, do Genk, Carlos Alcaraz, do Southampton, e Geny Catamo, do Sporting.

A contratação recente de Raúl Jiménez não se provou efetiva: o mexicano não marcou em suas oito primeiras partidas na Premier League pelo novo clube e está atravessando um jejum de gols desde março de 2022.

O treinador do Fulham, Marco Silva, também permanece indeciso em relação a Carlos Vinicius, que é a opção alternativa ao ex-atacante do Wolves.

Quem é o artilheiro da Bundesliga que supera Kane?

Guirassy superou suas duas melhores temporadas em termos de gols em apenas dois meses de competição. Na temporada passada, ele marcou 14 gols pelo Stuttgart, e na temporada 2020-21, alcançou o mesmo número com o Rennes.

Na atual temporada, já são os mesmos 14 gols nas oito primeiras rodadas da Bundesliga, além de um gol na única partida da Copa da Alemanha que jogou.

No entanto, nem tudo são boas notícias para o atacante. Recentemente, ele sofreu uma lesão na coxa esquerda que o manterá afastado por algumas semanas. Apesar disso, seu desempenho não passou despercebido, e espera-se que haja muitos interessados em janeiro.

Estatísticas de Guirassy na carreira

  • Rennes (81 jogos, 25 gols, 4 assistências)
  • Colônia (45 jogos, 9 gols, 2 assistências)
  • Amiens (38 jogos, 13 gols, 2 assistências)
  • Stade Lavallois (38 jogos, 7 gols)
  • Stuttgart (37 jogos, 29 gols, 4 assistências)
  • Auxerre (16 jogos, 8 gols, 2 assistências)
  • Lille (9 jogos, 1 gol)
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]