Guia do Sheffield United na Premier League 2020/2021

Os Blades querem repetir em 2020/2021 a boa temporada de 2019/2020

0
494
Sheffield United
Divulgação/Sheffield United

Um retorno impactante à Premier League após 12 anos. E que, por pouco, não acabou com vaga em competições europeias. Na temporada passada, os Blades somaram 54 pontos e conquistaram sua melhor posição na elite da Inglaterra desde 1991/1992. Portanto, tudo leva a crer que o Sheffield United em 2020/2021 se apresentará de forma surpreendente mais uma vez.

Na defesa, todos têm papel essencial na saída de bola. No meio, Oliver Norwood comanda passes em profundidade. Não é à toa que o inglês foi o jogador com a segunda melhor média de lançamentos longos por partida (6,1) na edição 2019/2020, só ficando atrás de Conor Coady, do Wolverhampton (7,5).

Chris Wilder não se prende a sistemas táticos rígidos. Mesmo que o time atue com três zagueiros, sua formação se altera em campo de acordo com as necessidades. Na saída de bola, por exemplo, os zagueiros que atuam pelos lados avançam como laterais e os alas se deslocam para o centro.

sheffield united 2020 21
Michael Regan/Getty Images

Por outro lado, quando se defendem, George Baldock e Enda Stevens fecham linha defensiva de cinco. A eficiência dos alas culminou em sete assistências na temporada passada.

No comando ofensivo, mais variações. Ora Oli McBurnie, ora David McGoldrick recuam para formatar uma linha de quatro meio-campistas e apenas um atacante avançado na referência. A dupla de ataque, pela imposição física, ganhou muitas bolas aéreas e anotou oito gols acumulados. McBurnie foi o artilheiro da equipe com seis tentos na liga.

Leia mais: Os 10 maiores ídolos da história do Sheffield United

O Sheffield United é um time muito bem treinado. Na edição passada, tamanha regularidade fez com que somente Liverpool (campeão) e Manchester City (vice) fossem capazes de vencer os Blades em turno e returno. Sem contar que, nos primeiros 19 jogos do retorno à Premier League, o clube só perdeu quatro vezes.

O goleiro Dean Henderson, uma das espinhas dorsais do clube, deixou o plantel após empréstimo de dois anos. O jovem inglês, que retornou ao Manchester United, acumulou 13 clean sheets na temporada passada e foi um dos grandes destaques do campeonato. Baixa importantíssima no elenco de Chris Wilder.

Para o seu lugar, a diretoria dos Blades acertou a contratação de Aaron Ramsdale, de 22 anos, bom arqueiro ex-Bournemouth que assinou por quatro temporadas.

baldock sheffield united 2020 2021
Naomi Baker/Getty Images

Leia mais: 10 jogadores que vestiram a camisa do Sheffield United e você não sabia

No mercado, a diretoria também foi atrás de outros jovens. O zagueiro Ethan Ampadu, do Chelsea, de 19 anos, chega por empréstimo e é uma boa adição ao elenco dos Blades. Ampadu esteve cedido ao RB Leipzig na temporada passada, mas pouco atuou.

Do Derby County, chegam dois reforços: o lateral direito Jayden Bogle, ágil e habilidoso, de 20 anos, e o lateral esquerdo Max Lowe, de 23 anos, com passagens pelas seleções de base da Inglaterra sub-16, sub-17, sub-18 e sub-20.

Os dois vão colocar pressão nos titulares George Baldock e Enda Stevens, como já adiantou o técnico Chris Wilder em entrevista.

Para uma boa campanha na Premier League 2020/2021, os Blades também apostarão no aproveitamento em casa. Isso porque dos 54 pontos ganhos na Premier League passada, 33 foram contabilizados no Bramall Lane.

Com ajustes pontuais, a tendência é que o Sheffield United lute mais uma vez na parte de cima da tabela na Premier League 2020/2021.

Informações gerais

  • Estádio: Bramall Lane;
  • Cidade: Sheffield (South Yorkshire);
  • Posição na última Premier League: 9º lugar;
  • Títulos do Campeonato Inglês: um;
  • Rival: Sheffield Wednesday;
  • Apelido: Blades.

Vai e Vem

VEM:

Wes Foderingham (Rangers, free-agent); Aaron Ramsdale (Bournemouth, £18.5m)

VAI:

Jake Young (Forest Green Rovers, não revelado); Mark Duffy (Fleetwood Town, free-agent); Keenan Ferguson (dispensado); Oliver Greaves (dispensado); Callum Gribbin (Barrow, não revelado); Jake Eastwood (Kilmarnock, empréstimo); Marcus Dewhurst (Carlisle United, empréstimo); Luke Freeman (Nottingham Forest, empréstimo); Rhys Norrington-Davies (Luton Town, empréstimo)

Jogador destaque – Chris Basham

sheffield united 2020 21
Arte: Guilherme Lima

O destaque da equipe é Chris Basham, jogador que representa o ótimo sistema defensivo dos Blades. Apelidado pela torcida de ‘‘Mr. Consistência’’, o inglês faturou a estatueta de melhor jogador do elenco na última temporada.

Sua solidez na marcação pode ser comprovada com estatísticas. Basham foi o zagueiro de ofício que mais desarmou na última edição da Premier League (85). De quebra, ele ainda contribuiu com 77 interceptações e 109 duelos aéreos vencidos.

Não há dúvidas que o defensor será mais uma vez o principal pilar do Sheffield United em 2020/2021. Referência técnica e líder da equipe.

Fique de olho – Sander Berge

Arte/Guilherme Lima

Sander Berge é um atleta para se ficar de olho na temporada que começa agora. O norueguês, que foi contratado junto ao Genk em janeiro do ano passado, tem agilidade atuando na faixa central do campo, mesmo com seus 1,93 m de altura.

O meio-campista se destaca pela precisão nos passe curtos e lançamentos longos, além do bom controle de bola. Características que certamente serão úteis ao técnico Chris Wilder.

Pelos Blades, Berge já realizou 14 jogos oficiais e anotou um gol. A promessa de 22 anos está nas seleções de base da Noruega desde o sub-15 e também já recebe chances no esquadrão principal norueguês.

Time-base

sheffield united 2020 2021
Arte/André Correia

3-5-2: Ramsdale; O’Connell, Egan, Basham; Baldock, Norwood, Berge, Osborn (Fleck), Stevens; McBurnie, McGoldrick. Técnico: Chris Wilder.

Palpites

Não há posts para exibir