Guia da Premier League 2023/24 – Manchester United tem o arquiteto ideal para reconstrução

5 minutos de leitura

Já se foram dez anos desde a última conquista de Premier League do Manchester United. Desde a aposentadoria de Sir. Alex Ferguson, o clube bateu cabeça, fez escolhas erradas e se perdeu pelo caminho. Depois de mergulhar em uma crise de identidade, os Red Devils encontraram em Erik Ten Hag o arquiteto ideal para se reconstruir e voltar aos tempos de glória.

O Manchester United fez uma boa primeira temporada sob o comando do holandês, mas certas carências no elenco impediram com o que o time voasse mais alto. Agora, o clube definiu os alvos de ação, agiu no mercado e se sente cada vez mais pronto para ameaçar a hegemonia do rival Manchester City.

Avaliação da última temporada do Manchester United:

BOA 👍- Vencer um título quebrando um jejum de seis anos, voltar à Champions League e dar trabalho para o time de Pep Guardiola na final da FA Cup… Nada mal para um ano de estreia do trabalho do técnico Erik Ten Hag. O holandês desembarcou em Old Trafford no início de 2022/23 sob um cenário de terra arrasada, mas conseguiu superar um início complicado, devolveu competitividade ao time e deu sua cara ao Manchester United.

Reforços importantes como Casemiro e Lisandro Martínez se tornaram pilares do clube. Rashford se tornou finalmente se tornou protagonista. No entanto, a falta de um goleador confiável e de um centroavante com maior poder de fogo impediram a equipe de se meter na briga de Arsenal e Manchester City pelo título inglês.

Posição na última Premier League:

Manchester United x Chelsea: Antony sai chorando, mas Casemiro dá show e põe time na Champions com goleada
Casemiro pelo Manchester United contra o Chelsea – Foto: Twitter/ManUtd

Com espinha dorsal definida, Ten Hag dá toques finais na equipe

Alguns pontos fracos ficaram evidentes em derrotas marcantes do United na última temporada. Apesar de ter vencido a Luva de Ouro da Premier League, De Gea não ficou no plano e abriu espaço para a sonhada contratação de Onana. O goleiro camaronês custou 55 milhões de euros (R$ 297 milhões) e chega em Old Trafford com muita moral. Além de oferecer mais segurança que seu antecessor, o camisa 24 terá a missão de melhorar a saída de bola do time e ser um novo líder no elenco.

No ataque, Weghorst não permaneceu e Rasmus Hojlund é a grande aposta do momento. O dinamarquês foi apelidado de “Novo Haaland”, mas precisará se provar dentro de campo. Os Red Devils pagaram 70 milhões de euros (R$ 365,4 milhões) à Atalanta pelo jovem e espera que assuma o protagonismo no ataque, com faro de gol e jogo associativo.

Contratações como essas e a de Mason Mount mostram um fortalecimento completo do Manchester United enquanto elenco. Protagonista de uma longa novela, o ex-Chelsea é uma grande aposta de Ten Hag para jogar ao lado de Casemiro como segundo homem do meio-campo.

Maguire, vilanizado em muitos momentos, perdeu a braçadeira de capitão e deve ser negociado. O novo dono da faixa é Bruno Fernandes, jogador mais regular da equipe durante as últimas temporadas.

O Manchester United é como uma casa em construção com a alvenaria pronta. Ela está estruturada, mas ainda não está “nos trinques”. Os reforços escolhidos a dedos pelo holandês serão como um acabamento. Se saírem bem, os Red Devils estão prontos para terem uma verdadeira fortaleza, capaz de brigar pelo título e quebrar a incômoda seca.

manchester united
Manchester United quer títulos em 23/24 – Foto: Twitter/@Manutd

O mercado do Manchester United 🔄

REFORÇOS: André Onana (G, Inter), Mason Mount (M, Chelsea), Rasmus Hojlund (A, Atalanta) e Jonny Evans (Z, Leicester).

SAÍDAS: Fred (M, Fenerbahçe), David De Gea (G, sem clube), Ethan Galbraith (M, Leyton Orient), Phil Jones (Z, sem clube), Axel Tuanzebe (Z, sem clube), Di’Shon Bernard (Z, Sheffield Wednesday), Eirc Hanbury (G, sem clube), Charlie Wellens (M, Salford), Manni Norkett (A, Nottingham Forest), Alex Telles (LE, Al-Nassr), Charlie Savage (Reading), Bjorn Hardley (Z, Utrecht), Ethan Laird (LD, Birmingham City), Zidane Iqbal (M, Utrecht), Will Fish (Z, Hibernian, por empréstimo), Anthony Elanga (A, Nottingham Forest), Marcel Sabitzer (M, Bayern de Munique) e Wout Weghorst (A, Burnley).

📝 Time-base para 2023/2024

(4-3-3): Onana, Wan-Bissaka (Dalot), Varane, Lisandro Martínez e Luke Shaw; Casemiro, Mason Mount (Eriksen) e Bruno Fernandes; Antony, Rashford e Hojlund. Técnico: Erik Ten Hag.

👑 CRAQUE DO TIME: Marcus Rashford – Toda e qualquer chance de título do Manchester United passa diretamente por um grande ano do camisa 10. Na última temporada, Rashford sofreu com certos problemas físicos, mas ainda conseguiu ter a melhor temporada de sua carreira: 56 jogos, com gols e nove assistências. De contrato renovado até 2028 e com o maior salário do clube, o inglês é a grande referências técnica da equipe.

🔎 FICAR DE OLHO: Alejandro Garnacho – Personalidade, velocidade, instinto de decisão… Características assim fizeram com que o jovem argentino roubasse a cena e fosse uma grata surpresa do Manchester United em 2022/23. Consolidado como uma peça importante do elenco, a promessa de 19 anos pode explodir de vez e até virar titular do time, já que Antony e Sancho ainda não convenceram totalmente.

🔮Palpite do autor: briga pelo título

Por que não? Na última Premier League, o Manchester United ficou em terceiro, com 75 pontos, a nove do Arsenal e 14 do City. Muitos tropeços da equipe foram causados por erros individuais ou falta de qualidade no elenco. Essas falhas na montagem da equipe estão sendo corrigidas no mercado da bola e a promessa é de um time mais forte. Os Red Devils estão se livrando do que tinha de pior e mantendo seus pontos positivos.

É claro que o United ainda está atrás de City e Arsenal, mas o momento permite sonhar. Os Citizens podem ter perdas significativas e os Gunners ainda não transmitem a confiança de um time avassalador.

Opinião do especialista 💭

RENATO SENISE: Queria colocar o United mais pra cima, mas não acho que as contratações mudaram o time de patamar. Vejo mais evolução em outros rivais. Previsão: 5º lugar.

TIM VICKERY: A última foi uma grande temporada, porque o potencial de crise era evidente. A expectativa era de um clube fora dos trilhos, que tinha perdido identidade. A última temporada reestabeleceu o clube de candidatos, apesar de ainda não parecer pronto para o título. Expectativa de mais progresso.

VICTOR CANEDO: Há uma revolução em andamento. Acho cedo para o United se colocar como postulante a título, especialmente porque algumas peças ainda não são totalmente confiáveis. Previsão: 4º lugar.

Fala, torcedor!📯

Man. United Brasil @ManUtdBR

A próxima temporada vai ser… diferente porque a reformulação do clube está em andamento e já tivemos uma amostra de que, com um com trabalho e boas peças, o clube brigará na parte de cima da tabela.

Um jogador do meu rival que gostaria é… Erling Haaland. Centroavante ainda é um calo para o Manchester United e os vizinhos tem um nome que se encaixaria perfeitamente.

Um jogador que eu pagaria Uber para ir embora é… é Harry Maguire. Mas o Uber já está a caminho!

Man Utd

Man Utd

Cidade: Manchester, no noroeste da Inglaterra
Estádio: Old Trafford
Apelidos: Red Devils
Títulos do Campeonato Inglês: 20

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.