Guia da Premier League 2023/24 – Manchester City: vem aí o primeiro tetra?

3 minutos de leitura

Nem o céu parece ser o limite para o Manchester City de Pep Guardiola. Desde a chegada do espanhol em 2016, o lado azul de Manchester levantou a taça da Premier League cinco vezes — sendo três títulos seguidos. A única pedra no sapato do treinador era a Champions League. Depois de tropeçar contra o Chelsea em 2021, os Citizens não apenas venceram o campeonato, como conquistaram a tríplice coroa na última temporada, deixando para trás qualquer resquício de dúvida sobre o trabalho de Pep.

Depois de espantar o fantasma da Liga dos Campeões , o Manchester City agora mira em um novo objetivo: manter seu domínio na Inglaterra e se tornar o primeiro tetracampeão do país.

Avaliação da última temporada do Manchester City:

EXCELENTE👍 A última temporada não poderia ter terminado de forma melhor. Depois de um começo nebuloso na Premier League, Guardiola conseguiu encaixar as novas peças no time e, com a ajuda de alguns tropeços do Arsenal, conquistou marcas importantes. No fim, os Citizens levaram a Tríplice Coroa, vencendo o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e, pela primeira vez em sua história, a tão sonhada Champions League.

Posição na última Premier League:

Mais um ano de domínio Citizen

Dono de um dos melhores elencos do mundo, o Manchester City se movimentou pouco no mercado da bola. O time contará com apenas cinco nomes para a próxima temporada, sendo duas contratações e três jogadores retornando de empréstimos.

Entre as quatro saídas, duas devem ter um grande impacto sobre o time: Gundogan foi para o Barcelona e Mahrez se juntou a Firmino no Al Ahli, da Arábia Saudita. O próprio Guardiola já disse que são perdas difíceis de substituir. Mas a chegada de Gvardiol e Kovacic e o uso de jogadores mais jovens que já pertenciam ao City, como Rico Lewis, tendem a compensar.

Apesar de ter começado a temporada perdendo a Supercopa da Inglaterra para o Arsenal, outro forte candidato ao título, os torcedores não têm grandes motivos para se preocupar e podem esperar mais um ano de bom desempenho dos Citizens.

O mercado do Manchester City 🔄

REFORÇOS: Josko Gvardiol (Z, RB Leipzig-ALE), João Cancelo (Z, voltando de empréstimo do Bayern de Munique-ALE), Mateo Kovacic (M, Chelsea), Yan Couto (Z, voltando de empréstimo do Girona-ESP) e Yangel Herrera (M, voltando de empréstimo do Girona-ESP).

SAÍDAS: James Trafford (Burnley), Josh Wilson-Esbrand (emprestado para o Stade de Reims-FRA), Ilkay Gundogan (Barcelona-ESP), Issa Kaboré (emprestado para o Luton Town), Liam Delap (emprestado para o Hull City), Riyad Mahrez (Al Ahli-SAU), Shea Charles (Southampton).

📝 Time-base para 2023/2024

(3-2-2-3): Ederson; Dias, Gvardiol, Ake; Stones, Rodri; De Bruyne, Kovacic; Bernardo Silva, Haaland, Grealish. Técnico: Pep Guardiola.

👑 CRAQUE DO TIME: Erling Haaland – Em sua temporada de estreia na Inglaterra, Haaland se tornou o jogador mais rápido a alcançar 20 gols (14 jogos) e chegar nos 30 tentos (27 jogos) na história da Premier League. Além disso, o norueguês se tornou o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Inglês, com 36 gols em 35 jogos. É o principal nome do ataque dos Citizens.

🔎 FICAR DE OLHO: Josko Gvardiol – O zagueiro de 21 anos é apenas a segunda contratação do City nesta janela de transferências, mas tem tudo para ser um dos jogadores mais importantes do clube nesta temporada. Vindo do RB Leipzig, o atleta estava no elenco da seleção croata que eliminou o Brasil na Copa do Mundo do Catar em 2022 e foi vendido ao clube inglês por 90 milhões de euros — cerca de R$ 484 milhões. Forte na bola aérea, rápido e combativo, o zagueiro canhoto chega para ser titular no lugar de Laporte.

Gvardiol foi anunciado pelo City no último sábado (5) (Foto: divulgação/Manchester City)

🔮Palpite do autor: briga pelo título

O Manchester City, mais uma vez, briga forte pela taça da Premier League. Ainda que o time tenha perdido duas peças importantes no mercado de transferências, o trabalho de Pep Guardiola está bem consolidado e o treinador conta com bons reforços para se manter no topo da liga. Não é possível cravar um novo título porque Arsenal e United se movimentaram bem nessa pré-temporada, mas os Citizens têm total capacidade para conquistar um inédito tetracampeonato inglês.

Opinião do especialista 💭

RENATO SENISE: Perdeu peças importantes. Depois de ganhar tudo, é normal perder um pouco de intensidade. Previsão:

VICTOR CANEDO: Repor Gündogan e Mahrez pode não parecer simples, mas é difícil não dar um voto de confiança para Guardiola nos pontos corridos. Ainda mais quando chega outro defensor de elite como Gvardiol. Previsão:

Fala, torcedor 📯

Citizens Brasil – TheCitizensBR

A próxima temporada vai ser diferente porque… de demonstrar dominação. Bateremos o recorde e vamos levar o Tetra.

Um jogador do meu rival que gostaria éRashford, joga muito e é um baita ser humano!

Um jogador que eu pagaria Uber para ir embora é Sérgio Gomez mas também está lado a lado com o Kalvin Phillips.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.