Brentford
Cidade e região: Londres, sul da Inglaterra
Bairro: Brentford, oeste de Londres
Estádio e capacidade: Brentford Community Stadium, 17.250 mil lugares
Apelidos: Bees (abelhas).
Chegando de uma temporada muito além das expectativas no que foi a segunda participação na era moderna da primeira divisão inglesa, o Brentford tem alguns desafios pela frente se planeja fincar de vez seu espaço na Premier League. Para o novo período, o time londrino tem mudanças importantes. Nada que impeça o “segundanista” da Liga de não se limitar a olhar para baixo na tabela e sonhar mais uma vez.
Dúvidas nas duas pontas do campo
O artilheiro da temporada 2022/23 Ivan Toney segue suspenso até o início de 2024 por envolvimento com apostas esportivas. Enquanto isso, apesar das características diferentes, Bryan Mbeumo assumiu maior protagonismo no ataque.
Do outro lado, na área defensiva, o espanhol David Raya, goleiro com maior chute de números defendidos na última Premier League, está de malas prontas para o Arsenal. Com isso, o novo titular deverá ser Mark Flekken, goleiro que figura nas convocações da seleção holandesa, contratado ainda no início da janela de transferências.
Ponto fraco de Pep Guardiola com inspiração ao lado
Comandados por Thomas Frank, os Bees bateram de frente com os clubes do Big Six na última temporada, sendo os únicos a vencer o campeão Manchester City no primeiro e no segundo turno. O Brentford tem um elenco de qualidade e um bom técnico para repetir o feito do Brighton de 2022/23 e se tornar o novo “queridinho” desta edição, mas será necessário reforços até o encerramento da janela de transferências do verão europeu.
A principal necessidade no mercado é reforçar o ataque para compensar o período em que Ivan Toney ficará ausente. Em julho, o Brentford fez uma proposta para Brennan Johnson, do Nottingham Forest, mas o clube recusou. Agora, os diretores estão tentando levar Nicolas Gonzalez, da Fiorentina. As informações foram divulgadas pelo site “The Athletic”.
Avaliação da última temporada do Brentford
MUITO BOA 👍 – Em apenas sua segunda participação na Premier League, após conquistar o acesso na temporada 2019/20, o Brentford não apenas terminou o campeonato na primeira parte da tabela, como disputou vaga em competições europeias até as últimas rodadas contra times do Big Six. Terminando o campeonato com 59 pontos, os Bees ficaram a apenas dois pontos de conquistar a classificação para a Conference League.
Posição na última Premier League: 9ª
O mercado do Brentford 🔄
REFORÇOS: Ethan Brierley (M, Rochdale-ING), Ethan Laidlaw (A, Hibernian-ESC), Erion Zabeli (Z, Oxford-ING), Ji-soo Kim (Z, Seongnam-COR), Mark Flekken (G, Freiburg-ALE), Nathan Collins (Z, Wolverhampton), Kevin Schade (A, Freiburg-ALE) e Romeo Beckham (A, Inter Miami-EUA).
SAÍDAS: Aaron Pressley (A, Stevenage), Alex Gilbert (A, Middlesbrough), Ben Winterbottom (G, emprestado ao Welling United-ING), Daniel Oyegoke (Z, emprestado ao Bradford City-ING), Fin Stevens (L, emprestado ao Oxford United-ING), Halil Devisoglu (A, Galatasaray-TUR), Joel Valencia (A, fim de contrato), Mads Bistrup (M, RB Salzburg-AUS), Matt Cox (G, emprestado ao Bristol Rovers), Paris Maghoma (M, emprestado ao Bolton), Pontus Jansson (Z, Malmo-SUÉ), Ryan Trevitt (M, emprestado ao Exeter City), Saman Ghoddos (A, fim de contrato), Tariqe Fosu (A, fim de contrato) e Tristan Crama (Z, emprestado ao Bristol Rovers).
📝 Time-base para 2023/2024
5-3-2 : Flekken; Hickey, Collins, Pinnock, Mee, Henry; Damsgaard, Janelt, Jensen; Mbeumo, Wissa. Técnico: Thomas Frank.
👑 CRAQUE DO TIME: Ben Mee, zagueiro de 33 anos.
🔎 FICAR DE OLHO: Kim Ji-soo, zagueiro de 18 anos.
🔮PREVISÃO DO AUTOR: briga por competições europeias.