A seca de 15 anos sem título incomoda o torcedor do Tottenham, mas mais do que isso, o declínio do clube ao longo dos últimos anos tem diminuído cada vez mais a relevância dos Spurs no Big Six, ao mesmo tempo que o Newcastle cresce com todo o seu poderio financeiro vindo da Arábia Saudita. Enquanto isso, o clube ainda convive com a saída do maior artilheiro da sua história, Harry Kane.
Desde a saída de Mauricio Pochettino, em novembro de 2019, o Tottenham tenta encontrar um treinador que faça um trabalho que empolgue. Nos últimos quatro anos, José Mourinho, Nuno Espírito Santo e Antonio Conte não conseguiram dar ao time um espírito competitivo a ponto de disputar os principais títulos. Muito pelo contrário, a cada ano que passa, os Spurs parecem regredir. Mas, para 2023-24, o time do Norte de Londres quer fazer diferente.
Avaliação da última temporada do Tottenham:
👎RUIM – A DANÇA DOS TÉCNICOS. O que parecia ser mais uma temporada de G4 acabou se tornando um desastre simbolizado por Antonio Conte. O treinador italiano repetiu a postura que teve no Chelsea e na Inter de Milão, e atacou não apenas a diretoria do clube como seus próprios jogadores, após um frustrante empate em 3 a 3 contra o lanterna do campeonato fora de casa. Com isso, o técnico foi demitido no final de março, com a equipe na quarta posição da Premier League, mas eliminada nas oitavas de final da Champions League para o Milan.
Desde a saída de Antonio Conte, o mundo do Tottenham virou. O auxiliar do ex-treinador Cristian Stellini ficou para terminar a temporada, mas os resultados pioraram. Foram quatro jogos, uma vitória, dois empates e duas derrotas, uma delas por 6 a 1 para o Newcastle, o que se tornou o estopim para a demissão do comandante italiano.
Para terminar a desastrosa temporada, o Tottenham teve o interino Ryan Mason. Mas pouco o jovem treinador, de 32 anos, pôde fazer. Os Spurs finalizaram 2022-23 na oitava posição, com 60 pontos, um a menos que o Aston Villa, e fora de qualquer competição internacional, algo que não acontecia há dois anos.
Posição na última Premier League: 8º
Hora de Richarlison?
O Tottenham anunciou Ange Postecoglou como seu novo treinador. O comandante grego foi bicampeão do Campeonato Escocês com o Celtic, mas será sua estreia na Premier League. Como vai ser o trabalho do técnico é uma incógnita, não só por ser estreante na Inglaterra, mas por conta de um desfalque crucial em seu plantel. O ídolo e principal jogador do time, Harry Kane, está de saída para o Bayern de Munique.
Sem Harry Kane, Richarlison, que fez uma péssima temporada em 2022-23, marcando apenas um gol em 27 jogos na Premier League, terá a oportunidade de se redimir e comandar o ataque spursy. Mas também é fato que o clube deve ir ao mercado de transferências para gastar ao menos uma parte dos mais de 100 milhões de euros recebidos pelo centroavante.
O mercado do Tottenham 🔄
REFORÇOS PONTUAIS – O Tottenham contratou James Maddison, do Leicester, Manor Salomon, do Shakhtar Donetsk que estava emprestado para o Fulham, e Guglielmo Vicario, do Empoli. Todos não são exatamente grandes estrelas, mas grandes o suficiente para as ambições do Spurs, que não tem competições europeias por disputar. As contratações podem simbolizar uma nova fase, em que se valorize mais o encaixe do esquema tático de seu novo treinador.
REFORÇOS: Manor Solomon (A, Shaktar-UCR), Guglielmo Vicario (G, Empoli-ITA), James Maddison (M, Leicester), Alejo Véliz (A, Rosario Central-ARG)
SAÍDAS: Harry Winks (M, Leicester), Lucas Moura (M, sem contrato) e Harry Kane (Bayern).
📝 Time-base para 2023/2024
(4-2-3-1): Vicario; Pedro Porro, Romero, Micky van de Ven e Ben Davies (Udogie); Skipp e Bissouma; Kulusevski, Maddison e Son; Richarlison. Técnico: Ange Postecoglou.
👑 CRAQUE DO TIME: Son – Mesmo em uma temporada fraca do Tottenham e do jogador, Son conseguiu marcar incríveis 10 gols em 36 jogos. O atacante sul-coreano se torna a maior referência do time sem a presença de seu grande parceiro, Kane, e precisará recuperar a melhor fase para que o time possa sonhar alto.
🔎 FICAR DE OLHO: James Maddison – O meia é a principal contratação do Tottenham para a temporada. Seu estilo de jogo é de um camisa 10 e pode ser a peça que faltava para encaixar o ataque dos Spurs. Espera-se que o meia seja o criador de jogadas e que se entenda muito bem com Son.
🔮Palpite do autor: briga por G4
Por que não? O Tottenham definitivamente entrou em um período de reconstrução e, portanto, o primeiro degrau a subir é na tabela de classificação da Premier League. Portanto, os Spurs trabalham num projeto para voltar a brigar no G4 e ser protagonista no Campeonato Inglês. Assim como aconteceu com o Manchester United na temporada passada, pode ser que o time do Norte de Londres consiga beliscar algum troféu nas copas, o que traria um alívio imenso não apenas ao torcedor, mas à própria equipe para seguir o trabalho com seu novo treinador.
Opinião dos colunistas 💭
RENATO SENISE: Novo técnico, com filosofia que encaixa com os jogadores. Não disputa torneios europeus, foco total na Premier League. Previsão: 3º.
VICTOR CANEDO: A perspectiva será uma com Harry Kane e outra totalmente diferente sem. Neste momento, com ele em campo, é possível sonhar numa temporada competitiva. Maddison foi uma excelente aquisição, e o novo técnico pode recuperar a alegria de Son. Previsão: 7º.
TIM VICKERY: Os últimos anos foram um desastre. Três técnicos sem a identidade histórica do clube na última temporada. O novo técnico é totalmente novo neste nível. Inclusive pela situação do Kane, vai entrar nessa temporada como incógnita total.
Fala, torcedor 📯
Tottenham Brasil – @TottenhamBrasil
A próxima temporada vai ser diferente porque… será a primeira em anos que o Tottenham vai fugir do pragmatismo adotado com Mourinho, Nuno e Conte.
Um jogador do meu rival que gostaria é… Saliba.
Um jogador que eu pagaria Uber para ir embora é… Eric Dier.
Tottenham
Cidade: Londres, no sul da Inglaterra
Bairro: Tottenham
Estádio: Tottenham Hotspur Stadium
Apelidos: Spurs
Títulos do Campeonato Inglês: 2