Há motivos para sonhar em Merseyside. Após três temporadas irregulares sob o comando de Roberto Martínez, o Everton contratou um novo técnico na temporada passada: Ronald Koeman. Em comparação ao trabalho de seu predecessor, pode-se dizer que o saldo foi positivo. Os Toffees fizeram um bom campeonato e acabaram isolados em sétimo lugar na Premier League, garantindo lugar nas fases preliminares da Liga Europa. Leia abaixo o guia do Everton para a Premier League 2017/2018.
Confira o guia COMPLETO de cada time da Premier League!
O mais importante de todo o trabalho de Koeman à frente da equipe azul foi que o Goodison Park voltou a ser o temido alçapão para os adversários. Jogando em seus domínios, os Toffees conseguiram 13 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas. São números animadores para quem se acostumou a ver muitas vitórias em casa.
Para a próxima temporada, tudo indica que o clube vem ainda mais forte do que na anterior. Farhad Moshiri, dono de quase 50% da instituição, mostrou a que veio e abriu os cofres gastando até agora cerca de £100 milhões. Com isso mostrou um novo perfil dos Toffees que agora possuem um bom dinheiro para investir em grandes jogadores.
As vendas de jogadores amados pela torcida colocaram uma pulga atrás da orelha dos fãs da equipe. Romelu Lukaku foi para o Manchester United, Gerard Deulofeu retornou ao Barcelona e Ross Barkley irá sair nessa janela com 100% de certeza, de acordo com o técnico. Entretanto, contratações importantes foram feitas: Davy Klaassen chega para ser o armador da equipe e suprir a falta de Barkley. Sandro Ramírez vem para ser o novo centroavante e já mostrou que tem muita movimentação, força e velocidade.
Michael Keane chega com objetivo de renovar a defesa da equipe que tem idade superior a 30 anos na média. Porém, a maior e mais badalada chegada na USM Finch Farm fica por conta de Wayne Rooney, que voltou a vestir o manto azul após uma longa e bem sucedida passagem pelo Manchester United.
Veja mais: Como era o mundo do futebol quando o Everton conquistou o seu último título
Koeman afirmou que Rooney traz uma mentalidade vencedora à equipe e será muito útil nessa temporada. Mas a janela está longe de seu fim e tudo indica que pelo menos mais 3 ou 4 jogadores podem desembarcar em Liverpool até o fechamento do ciclo de contratações.
Há, além de tudo, lesões importantes no elenco. Seamus Coleman, lateral direito titular absoluto, fraturou a perna em jogo pela Irlanda e não deve voltar antes de 2018. Yanick Bolasie tem volta prevista apenas para o começo do ano que vem. Mo Besic vem sofrendo com muitas lesões, mas é possível que jogue ainda no começo da temporada.
O ano promete para o lado azul de Liverpool. Disputando mais competições, o elenco terá que mostrar sua força para poder brigar pela Champions League e ir bem em todos os outros certames.
VEM
Wayne Rooney (Manchester United, free-agent), Jordan Pickford (Sunderland, £30m), Davy Klaassen (Ajax, £23.6m), Michael Keane (Burnley, £30m), Sandro Ramírez (Málaga, £5.2m), Cuco Martina (Southampton, free-agent) e Henry Onyekuru (Eupen, £7m).
VAI
Romelu Lukaku (Manchester United, £75m), Gerard Deulofeu (Barcelona, £10.6m), Tom Cleverley (Watford, não revelado), Aiden McGeady (Sunderland, não revelado), Arouna Koné (dispensado), Brendon Galloway (Sunderland, empréstimo), Conor McAleny (Fleetwood Town, free-agent), Delial Brewster (Chesterfield, free-agent), Russell Griffiths (Motherwell, free-agent), Henry Onyekuru (Anderlecht, empréstimo), Josef Yarney (Newcastle United, free-agent), Courtney Duffus (Oldham Athletic, não revelado), Matthew Pennington (Leeds United, empréstimo) e Joe Williams (Barnsley, empréstimo).
AMISTOSOS
- 13/Julho: Gor Mahia FC (fora) 1-2;
- 19/Julho: Twente (fora) 0-3;
- 22/Julho: KRC Genk (fora) 1-1;
- 06/Agosto: Sevilla (casa) 2-2.
TIME-BASE
- Pickford; Martina, Williams, Keane, Baines; Schneiderlin, Gueye; Klaassen, Mirallas; Rooney e Ramírez.
PALPITES
- Paulo de Faria (PL Brasil): briga por vaga na Liga Europa.
- Rafael Oliveira (ESPN): briga por vaga na Liga Europa.