Confira o mais completo guia do Newcastle Premier League temporada 2018/2019, produzido pela equipe da PL Brasil:
Após surpreender positivamente na última temporada – a do retorno à Premier League após um ano na segunda divisão – o Newcastle terá de provar mais uma vez que é capaz de se manter na elite com um time nada mais que razoável.
Em 2017/18, para não serem vítima do efeito iô-iô que tanto afeta os clubes ingleses que ascendem à elite do Campeonato Inglês, os Magpies fizeram seis contratações que, se não chegaram para ocupar vagas no time titular, vieram para brigar forte por espaço na equipe.
A estratégia deu certo. Desta vez, porém, o time de Rafa Benítez não fez grandes movimentações na janela de transferências. A chegada mais badalada foi a do venezuelano Salomón Rondón, emprestado pelo West Bromwich.
Além dele, vieram o goleiro Martin Dubravka, que foi contratado em definitivo depois de uma temporada por empréstimo do Sparta Praga, o meia Ki Sung-yueng, ex-Swansea, o japonês Yoshinori Muto, que vem do Mainz 05, da Alemanha, e o zagueiro Fabian Schär, do La Coruña.
Leia mais: Valor de mercado de Martinelli triplica em cinco meses
De fato, algumas dessas peças podem se encaixar bem na equipe. O problema é que, com a valorização exponencial da Premier League, os clubes têm cada vez mais condições de se reforçar e colocar o sarrafo sempre mais alto – o Wolverhampton, por exemplo, subiu nesta temporada e contratou muito melhor que o Newcastle.
Claramente o time tem necessidades em todos os setores. Porém, apesar de todos os pontos negativos, alguns fatores contribuem para que o cenário não seja tão desesperador quanto poderia ser.
O maior deles é, sem dúvida, Rafa Benítez. O treinador conduziu os Magpies na campanha do título na Championship e foi o principal responsável pela jornada relativamente tranquila na última temporada da PL. Sem brilhantismo e sem sustos, o espanhol foi mais do que capaz de tirar o suficiente do elenco alvinegro.
Outro ponto que pode pesar a favor do time nortista é o entrosamento da equipe. Dos jogadores com mais de 20 participações na última temporada, apenas Mikel Merino deixou o clube. Além de Dubravka, o brasileiro Kenedy é outra peça do elenco que renovou vínculo com o Newcastle – outra vez por empréstimo.
A manutenção da base que fez uma campanha sólida na última temporada não credencia o time a voos maiores, mas traz certa confiança e tranquilidade à torcida em relação ao rebaixamento. Resta saber se será possível extrair desse elenco as mesmas atuações da última edição da Premier League.
Quem saiu?
Macauley Gillesphey (Carlisle United, free-agent), Alex Gilliead (Shrewsbury Town, free-agent), Mikel Merino (Real Sociedad, £10m), Stuart Findlay (Kilmarnock, free-agent), Jack Colback (Nottingham Forest, empréstimo), Massadio Haïdara (Lens, free-agent), Chancel Mbemba (Porto, £7.2m), Matz Sels (Strasbourg, £4m), Aleksandar Mitrovic (Fulham, £22m), Adam Armstrong (Blackburn Rovers, £1.8m), Dwight Gayle (West Bromwich Albion, empréstimo), Ivan Toney (Peterborough United, não revelado)
Quem chegou?
Martin Dubravka (Sparta Praga, £4.5m), Ki Sung-yueng (Swansea City, free-agent), Kenedy (Chelsea, empréstimo), Fabian Schär (Deportivo La Coruña, £3.6m), Yoshinori Muto (Mainz 05, £9.5m), Salómon Rondón (West Bromwich Albion, empréstimo), Federico Fernández (Swansea City, £6m)
Destaque – Jonjo Shelvey
Mesmo ficando fora dos convocados da Inglaterra para a Copa, Jonjo Shelvey é a referência técnica do Newcastle. O meia não teve brilhantismo no Liverpool e foi irregular no Swansea, mas, apesar de ainda ser um pouco inconstante, encontrou seu melhor futebol nos Magpies.
Com boa qualidade de passe e uma visão de jogo diferenciada, Shelvey deve ser mais uma vez o organizador da equipe na faixa central do campo. Falar que o Newcastle depende dele talvez seja um exagero, mas as atividades mais criativas do time passam sempre por seus pés.
Fique de olho – Kenedy
Kenedy foi um impacto imediato no Newcastle na última temporada. O brasileiro chegou na metade do campeonato, com o time ainda flertando com a parte de baixo da tabela, e, jogando como meia, fez uma ótima dupla com Ayoze Pérez.
Agora, com uma temporada completa e a confiança da comissão técnica, da torcida e dos companheiros de equipe, Kenedy tem tudo para ser um dos grandes destaques do Newcastle na Premier League 2018-19.
Posição na última temporada da PL
10º lugar
Títulos do Campeonato Inglês
4 títulos
Time-base do Newcastle
4-5-1 – Dubravka; Yedlin, Schär (Lejeune), Lascelles, Dummett; Ritchie, Diamé, Shelvey, Kenedy, Pérez; Rondón
Palpites
- Leonardo Zacarin (PL Brasil): meio de tabela
- Rafael Oliveira (ESPN): meio de tabela
- Newcastle Brasil: luta contra o rebaixamento
Guia do Newcastle Premier League temporada 2018/2019
[playbuzz-item item=”5f7b22f5-1693-4936-a7dd-98642564febc” wp-pb-id=”560312″]