Guia do Manchester City Premier League temporada 2018/2019

Confira esse material completo sobre a temporada dos Citzens

0
470
Guia do Manchester City Premier League 5
(Crédito: Premier League)

Confira o mais completo guia do Manchester City Premier League temporada 2018/2019, produzido pela equipe da PL Brasil:

Exageros, tiros e devaneios à parte, o segundo filme da série “Tropa de Elite” traz como subtítulo “o inimigo agora é outro”, o que parece se encaixar com o Manchester City. Tal qual o badalado Capitão Nascimento na película, terá pela frente em 2018/19 adversários bem diferentes dos que enfrentou na temporada passada.

A começar pela própria expectativa do clube, que almeja atingir com certa margem de segurança as fases finais da Liga dos Campeões, já que as semifinais em 2016 com Manuel Pellegrini já parecem distantes na memória.

Um tabu é postulante a inimigo dos Citzens nesta temporada, já que, não custa lembrar, a exemplo das campanhas pífias de Leicester City e Chelsea, que um atual campeão da Premier League não consegue repetir o feito na temporada seguinte desde 2009.

Intrigada com a situação, a BBC fez um levantamento e constatou que as equipes campeãs costumam ir muito mal no mercado da temporada seguinte, geralmente porque perdem peças importantes (Leicester que o diga) e não contratam à altura.

O Manchester City tem a vantagem de já ter feito uma renovação grande do elenco na temporada passada, rejuvenescendo principalmente a defesa: o goleiro, os laterais e os zagueiros.

Leia mais: Valor de mercado de Martinelli triplica em cinco meses 
Guia do Manchester City Premier League Pep Guardiola
O Manchester City deste homem aí bateu todos os recordes em 2017/18! (Reprodução/Getty)

Nesta janela, deu-se ao luxo de quebrar seu recorde de transferências com a solitária (em expressão) chegada de Riyad Mahrez por £60 milhões.

A capacidade criativa do argelino, somada ao time que já possui Kevin de Bruyne, David Silva e Bernardo Silva como armadores, fala por si só. Leroy Sané, mesmo como ponta, também foi decisivo em assistências e chances criadas. Com a volta de Benjamim Mendy à lateral esquerda, a esquadra parece pronta para o bi.

Acontece que a Copa do Mundo mostrou ao planeta que a posse de bola, tão somente, corroeu seleções favoritas ao título, o que não tende a ser diferente nos grandes campeonatos nacionais. O Liverpool já mostrou aos comandados de Guardiola como qualquer desatenção é fatal contra times que marcam duro e saem em velocidade.

A pré-temporada deu poucas pistas de como o espanhol vai preparar sua equipe contra estes inimigos. A excursão pelos EUA deu rodagem a poucos profissionais e muitos garotos da base. “Devastado” pela participação de titulares na Copa, o começo de campeonato será de readaptação para muitos dos principais jogadores. Todo cuidado é pouco.

Yaya Touré (dispensado), Pablo Maffeo (Stuttgart, £8.1m), Will Patching (Notts County, free-agent), Olarenwaju Kayode (Shakhtar Donetsk, £2.6m), Angeliño (PSV Eindhoven, £5m), Anthony Cáceres (Melbourne City, empréstimo), Ashley Smith-Brown (Plymouth Argyle, não revelado), Pablo Marí (Deportivo La Coruña, empréstimo), Jacob Davenport (Blackburn Rovers, não revelado), Manu García (Toulouse, empréstimo), Aleix García (Girona, empréstimo), Angus Gunn (Southampton, £10m), Isaac Buckley-Ricketts (Peterborough United, não revelado), Rodney Kongolo (Heerenveen, £750.000), Yaw Yeboah (Numancia, não revelado), Thierry Ambrose (Lens, empréstimo), Jack Harrison (Leeds United, empréstimo), Aro Muric (NAC Breda, empréstimo), Bersant Celina (Swansea City, £3m), Aleix García (Girona, empréstimo), Kean Bryan (Sheffield United, free-agent), Tosin Adarabioyo (West Bromwich Albion, empréstimo), Luka Ilic (NAC Breda, empréstimo), Bobby Duncan (Liverpool, free-agent), Joe Hart (Burnley, £3.5m), Brandon Barker (Preston North End, empréstimo), Thomas Agyepong (Hibernian, empréstimo),
Lukas Nmecha (Preston North End, empréstimo), Patrick Roberts (Girona, free-agent), Daniel Arzani (Celtic, empréstimo)

Riyad Mahrez (Leicester City, £60m), Claudio Gomes (Paris Saint-Germain, free-agent), Philippe Sandler (PEC Zwolle, £2.6m), Daniel Arzani (Melbourne City, não revelado)

Destaque – Kevin de Bruyne

Guia do Manchester City Premier League 3
Arte: Gabriel Leal (Crédito/Getty)

Se nem levarmos em conta a participação belga no mundial, Kevin de Bruyne já chegaria para a próxima temporada como o grande nome do Manchester City.

Nenhum jogador foi capaz de criar mais chances (106) e dar mais assistências (16) do que o meia de 27 anos. Sané, o que ficou mais perto em chances criadas (56), colaborou quase duas vezes menos.

Podendo rodar seu corpo de criação com Mahrez, Sané, David e Bernardo Silva, Guardiola precisa garantir que de Bruyne chegue saudável para os grandes jogos no campeonato e nos mata-matas de Champions. Em tempos de defesas fechadíssimas, ter um jogador com esta capacidade é alívio e tanto.

Fique de olho – Phil Foden

Guia do Manchester City Premier League Foden
Reprodução/Getty

A pré-temporada parece ter convencido Pep Guardiola de que o lugar de Phil Foden é com o time titular dos Citizens. Com poucas oportunidades na última PL, onde atuou em apenas cinco partidas (44 passes, uma assistência), a tendência é que fosse emprestado para ganhar mais experiência.

Com apenas 18 anos, demonstrou nas últimas semanas – incluindo a boa performance na Supercopa da Inglaterra contra o Chelsea – estar mais maduro para lidar com a desigual briga por espaço no campo criativo da equipe.

Se conseguir se consolidar como a primeira opção do treinador para substituir De Bruyne ou David Silva, Foden já estará em um novo patamar em sua carreira.

Posição na última temporada da PL

1º lugar

Títulos do Campeonato Inglês

5 títulos

Time-base do Manchester City

4-1-4-1 – Éderson; Walker, Laporte, Otamendi (Stones), Mendy; Fernandinho; Mahrez (Sterling), Silva, de Bruyne, Sané (Jesus); Agüero

Arte: Guilherme Lima/Julio Puiati

Palpites

Guia do Manchester City Premier League temporada 2018/2019

[playbuzz-item item=”9c1e6c9f-da0b-4922-97e7-c72c8917c8cb” wp-pb-id=”68447″]