Guia do Manchester City na Champions League 2018/2019

Será que os Citizens vão fazer bonito nesta temporada?

Manchester City na Champions League

Confira o guia especial da PL Brasil sobre o Manchester City na Champions League 2018/2019!

O Manchester City fez sua grande campanha dentro da Uefa Champions League na temporada 2015/16, quando chegou às semifinais, foi derrotado pelo campeão Real Madrid e ainda era treinado pelo chileno Manuel Pellegrini, hoje no time do West Ham.

Na terceira temporada de Pep Guardiola nos Citizens e após a conquista da última Premier League com os incríveis 100 pontos, o clube chega a disputa continental com status diferente, e de real candidato ao título, depois de ser eliminado pelo Liverpool na última temporada, ainda nas quartas de final, e com duas derrotas impactantes no confronto inglês.

A eliminação para os Reds foi categórica. Foto: Rich Linley – CameraSport via Getty Images

A equipe comandada por Pep parece pronta e madura para voos mais altos no contexto europeu. Se já possuía um grande elenco, com opções de grande qualidade em todos as posições, a chegada do argelino Riyad Mahrez, grande contratação para a temporada, eleva ainda mais o poderio do time.

O time-base deve ter como principais peças o belga Kevin De Bruyne, mesmo que vá passar um bom período longe dos gramados, o espanhol David Silva e o argentino Kun Agüero. Outras também podem ser considerados titulares absolutos, como Walker e Mendy, mas Pep vem utilizando bem o elenco e usando diferentes esquemas táticos.

Com um sorteio que não lhe impôs grandes dificuldades na fase de grupos, o City deve ser soberano dentro da sua chave, que também possui Shaktar Donestk, enfraquecido com a saída de alguns jogadores, Lyon e Hoffenheim.

Com recorde e excepcional campanha na última Premier League, Citizens chegam com moral para disputa da Champions League. Foto: Shaun Botterill

Veja mais:
As 7 maiores façanhas de clubes ingleses na Europa

GRUPO C: Manchester City, Shakhtar Donetsk, Lyon e Hoffenheim 

19/09/18 – Manchester City x Lyon – Etihad Stadium – 16h (de Brasília)

02/10/18 – Hoffenheim x Manchester City – Rhein-Neckar-Arena – 13h55 (de Brasília)

23/10/18 – Shakthar Donestk x Manchester City – Cracóvia – 16h (de Brasília)

07/11/18 – Manchester City x Shaltar Donestk – Etihad Stadium – 18h (de Brasília)

27/11/18 – Lyon x Manchester City – Parc Olympique Lyonnais – 18h (de Brasília)

12/12/18 – Manchester City x Hoffenheim – Etihad Stadium – 18h (de Brasília)

ELENCO DO MANCHESTER CITY NA CHAMPIONS LEAGUE

Goleiros: Ederson, Daniel Grimshaw

Defensores: Kyle Walker, Danilo, Vincent Kompany, John Stones, Aymeric Laporte, Benjamin Mendy, Nicolás Otamendi, Eliaquim Mandala

Meio-campistas: Fabian Delph, Kevin De Bruyne, David Silva, Bernardo Silva, İlkay Gündoğan, Fernandinho, Olexandr Zinchenko

Atacantes: Sergio Agüero, Riyad Mahrez, Leroy Sané, Gabriel Jesus, Raheem Sterling

CURIOSIDADES

Guardiola: o técnico espanhol já conquistou a Champions League em duas oportunidades, nas temporadas 2008/09 e 2010/11, ambas com o Barcelona.

Dentre todas as edições que disputou, com Barcelona, Bayern e Manchester City, o treinador só foi eliminado da competição continental antes das semifinais com seu atual time. Com os Citizens, na temporada 2016/17 caiu precocemente nas oitavas de final para o Monaco e na última temporada foi eliminado pelo Liverpool nas quartas.

  • 2008/09 – campeão
  • 2009/10 – semifinalista
  • 2010/11 – campeão
  • 2011/12 – semifinalista
  • 2012/13 – não disputou
  • 2013/14 – semifinalista
  • 2014/15 – semifinalista
  • 2015/16 – semifinalista
  • 2016/17 – oitavas de final
  • 2017/18 – quartas de final

Copa dos Campeões 1968/69: o Manchester City foi eliminado logo no primeiro mata-mata da competição para o Fenerbahçe, quando perdeu no agregado para os turcos por 2 a 1.

Atual edição: dos três clubes que enfrentará na fase de grupos nessa temporada, o City só jogou contra o time do Shaktar Donestk, pela fase de grupos da temporada passada, quando ganhou dentro do Etihad por 2 a 0 e foi derrotado por 2 a 1 na Ucrânia.

PALPITES

Yves Vieira (PL Brasil): Semifinalista

Gustavo Hofman (ESPN): briga pelo título

Arnaldo Ribeiro (ESPN): chega na semifinal

Os maiores campeões da Champions League (Liga dos Campeões)