Confira o mais completo guia do Burnley Premier League temporada 2018/2019, produzido pela equipe da PL Brasil:
O Burnley fez história na temporada passada, conquistando a sua melhor campanha dos últimos 40 anos. A equipe terminou em sétimo lugar na Premier League, garantindo vaga para Europa League.
Com essa classificação, os Clarets voltam a disputar uma competição europeia. O fato não acontecia desde a temporada 1966/67, quando jogou a Copa das Feiras, um torneio continental da época.
A sétima colocação também foi a melhor campanha da era Premier League, mas não por acaso. O trabalho do técnico Sean Dyche, que está no clube desde 2012, tem que ser exaltado.
Além de muito tempo de clube, o treinador tem uma ideia de jogo bem definida. Sabe, exatamente, como extrair o melhor de seus jogadores e tem total confiança da direção.
A prova disso foi a última temporada, em que perdeu os destaques da equipe, antes mesmo do início da competição. O zagueiro Micheal Keane foi vendido para o Everton e o atacante Andre Gray, que fez 33 gols em 78 jogos, partiu para o Watford.
No entanto, mesmo perdendo seus principais jogadores por valores altos, o Burnley adotou uma postura diferente dos rivais e não fez grandes investimentos. Contratou apenas um jogador por preço elevado, o atacante Chris Wood.
Para esta temporada, o Burnley foi atrás do zagueiro Ben Gibson, ex-Middlesbrough, do goleiro Joe Hart, ex-Manchester City, e do atacante Matej Vydra, ex-Derby County.
Leia mais: Jamie Vardy, de operário a campeão da Premier League
Os Clarets tomaram apenas 39 gols e pretende manter o bom número para o próximo ano, já que não perderam nenhum titular para outras equipes, somente para lesões. O desafio de Dyche será melhorar o seu ataque, que fez 36 gols na Premier League, sendo o sexto pior da competição.
Para isso, conta com seu principal atacante Wood, que marcou 10 gols em 24 jogos, e com os passes precisos do meia Johann Gudmundsson, que contribuiu com 8 assistências.
O Burnley atua no 4-4-2, que varia para o 4-2-2-2 em determinados momentos. A marcação forte é uma das características da equipe na fase defensiva, uma vez que possui linhas próximas e com todos os jogadores ajudando na defesa.
Na fase ofensiva, o time se destaca pelas bolas paradas e aéreas, sempre perigosas. Além das jogadas pelo lado de campo, muito rápidas e precisas, utilizando a ultrapassagem de seus laterais e meias, que vão bastante a linha de fundo.
Mantendo o sólido sistema defensivo e melhorando a pontaria, o Burnley terá todos os ingredientes necessários para repetir a boa campanha e ser apoiado por sua torcida no estádio Turf Moor.
Quem saiu?
Dean Marney (Fleetwood Town, free-agent), Scott Arfield (Rangers, free-agent), Tom Anderson (Doncaster Rovers, free-agent), Chris Long (Fleetwood Town, não revelado), Josh Ginnelly (Walsall, free-agent), Conor Mitchell (St. Johnstone, empréstimo)
Quem chegou?
Ben Gibson (Middlesbrough, £15m), Joe Hart (Manchester City, £3.5m), Matej Vydra (Derby County, £11m)
Destaque – Nick Pope
Nick Pope se destaca pelo seu reflexo, posicionamento e saídas do gol. Essas características aliada a sua segurança debaixo das traves, levaram o arqueiro á disputa da última Copa do Mundo pela seleção inglesa.
Ele não atuou, é verdade, mas a convocação coroa o bom momento vivenciado por ele.
Na pré-temporada Pope sofreu uma lesão no ombro e ficará fora dos gramados por cerca de 3 meses. Durante esse período, o zagueiro James Tarkowski, que figurou a lista de pré-convocados da seleção inglesa para Copa, terá a missão de liderar o time em campo.
Fique de olho – Johann Gudmundsson
O meia Johann Gudmundsson é daqueles jogadores não muito badalados pela imprensa. O islandês de 27 anos, porém, possui uma canhota afiada.
O camisa 7 é conhecido pela qualidade nas bolas paradas e por ter um passe preciso, tanto é que foi o líder de assistências da equipe em 2017/18.
Posição na última temporada da PL
7º lugar
Títulos do Campeonato Inglês
2 títulos
Time-base do Burnley
4-4-2 – Pope (Hart); Lowton, Tarkowski, Mee, Ward; Gudmundsoon, Cork, Westwood, Lennon; Vokes (Vydra), Wood.
Palpites
- Matheus Capanema (PL Brasil): meio de tabela
- Victor Canedo (Globoesporte.com): meio de tabela
Guia do Burnley Premier League temporada 2018/2019
[playbuzz-item item=”33c8f5cb-883e-4c6f-8a89-cbb0a3f8856b” wp-pb-id=”155623″]