Guia do Arsenal Premier League temporada 2018/2019

Confira esse material completo sobre a temporada dos Gunners

Confira o mais completo guia do Arsenal Premier League temporada 2018/2019, produzido pela equipe da PL Brasil:

Teve gente que comemorou, teve gente que lamentou. Fato é: depois de incríveis 22 temporadas, Arsène Wenger não é mais o técnico do Arsenal. Quem assume o posto e a missão de renovar o time, em meio a grandes expectativas, é o espanhol Unai Emery, ex-Valencia, Sevilla e, mais recentemente, PSG.

Tricampeão da Europa League no comando do Sevilla, Emery tenta fazer uso de sua experiência na competição para conquistar o inédito troféu para os Gunners.

No entanto, a prioridade dos londrinos ainda deve ser a Premier League, visto que não terminam entre os quatro primeiros desde 2015/16 e esta será a segunda temporada seguida sem participação na Champions League.

Leia mais: Kevin De Bruyne: a máquina de passes
Guia do Arsenal Premier League 1
Arsène Wenger passou o bastão para Unai Emery (Reprodução/Getty)

De uma forma ou de outra, o principal objetivo do Arsenal em 2018/19 é, de fato, voltar a se classificar para a maior competição de clubes da Europa. O que vier além disso, é lucro. Para isso, o novo técnico tem trabalhado ativamente nesta janela de transferências para dar mais profundidade ao elenco.

Apesar de adepto do jogo ofensivo, o principal foco das negociações de Emery foi o sistema defensivo. O primeiro reforço da equipe principal foi o experiente lateral-direito suíço Stephan Lichtsteiner, vindo da Juventus sem custos.

Nas semanas seguintes, o clube anunciou as chegadas do bom goleiro alemão Bernd Leno (Bayer Leverkusen) e do zagueiro grego Sokratis (Borussia Dortmund), por cerca de £19.2 e £14.8 milhões, respectivamente.

Todos os estes reforços eram peças importantes em seus times na Bundesliga e na Serie A italiana, portanto, devem chegar para brigar por espaço entre os titulares.

Leia mais: Jamie Vardy, de operário a campeão da Premier League 
Guia do Arsenal Premier League 2
Lucas Torreira foi a grande contratação do Arsenal na janela (Divulgação/Arsenal)

A principal contratação, porém, só foi anunciada na reta final da Copa do Mundo. Após a boa participação uruguaia no mundial, no qual foram eliminados pela França nas quartas, o volante Lucas Torreira voou direto de Moscou a Londres, onde oficializou sua transferência para o Arsenal (por cerca de £26.4 milhões).

O uruguaio, de apenas 22 anos, vem de duas temporadas de destaque na Serie A pela Sampdoria, clube pelo qual atuou 74 vezes. Veloz, marcador e exemplo claro da tradicional raça uruguaia, Torreira foi um dos principais jogadores de sua seleção na Copa e deve ser um bem-vindo reforço ao setor de meio-campo armado por Unai.

Além de Lichtsteiner, Leno, Sokratis e Torreira, os Gunners ainda adquiriram por £7 milhões o promissor volante francês Mattéo Guendouzi, de 19 anos, vindo do Lorient.

Em termos de saídas, o Arsenal perdeu apenas três velhos conhecidos de sua torcida: Per Mertesacker (aposentado), Santi Cazorla (Villarreal) e Jack Wilshere (West Ham). Portanto, a base do time foi mantida e contratações pontuais foram feitas para dar mais solidez à defesa.

Quem saiu?

Per Mertesacker (aposentadoria), Santi Cazorla (Villareal, free-agent), Takuma Asano (Hannover 96, empréstimo), Jack Wilshere (West Ham United, free-agent), Hugo Keto (Brighton & Hove Albion, free-agent), Marc Bola (Blackpool, free-agent), Kelechi Nwakali (Porto, empréstimo), Jeff Reiné-Adelaïde (Angers, £2.7m), Matt Macey (Plymouth Argyle, empréstimo), Chuba Akpom (PAOK, £900.000), João Virginia (Everton, não revelado)

Quem chegou?

Per Mertesacker (aposentadoria), Santi Cazorla (Villareal, free-agent), Takuma Asano (Hannover 96, empréstimo), Jack Wilshere (West Ham United, free-agent), Hugo Keto (Brighton & Hove Albion, free-agent), Marc Bola (Blackpool, free-agent), Kelechi Nwakali (Porto, empréstimo), Jeff Reiné-Adelaïde (Angers, £2.7m), Matt Macey (Plymouth Argyle, empréstimo), Chuba Akpom (PAOK, £900.000), João Virginia (Everton, não revelado), Calum Chambers (Fulham, empréstimo), Lucas Pérez (West Ham United, £4m), Krystian Bielik (Charlton Athletic, empréstimo), Stephy Mavididi (Juventus, não revelado), Joel Campbell (Frosinone, não revelado), David Ospina (Napoli, empréstimo)

Destaque – Pierre-Emerick Aubameyang

Guia do Arsenal Premier League 2
Arte: Gabriel Leal

Rápido e com faro de gol, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang se consolidou como um dos maiores atacantes do futebol mundial na temporada 2015/16, quando anotou 39 vezes em 49 jogos pelo Borussia Dortmund. Desde então, Auba não sabe o que é passar um ano sem marcar no mínimo 30 gols.

Pelo Arsenal não foi diferente. Apesar de ter chegado apenas no início deste ano, o gabonês não precisou de tempo para cair nas graças do torcedor.

Em 13 jogos na Premier League, foram 10 bolas na rede e a titularidade garantida. Agora com uma temporada inteira pela frente, é provável que Aubameyang vire a referência ofensiva dos Gunners.

Fique de olho – Konstantinos Mavropanos

Guia do Arsenal Premier League 4
Reprodução/Flash Football

Konstantinos Mavropanos chegou sem muita grife do modesto PAS Giannina, da Grécia, em janeiro deste ano. Entretanto, na reta final da temporada, o zagueiro de 20 anos teve boa estreia contra o Manchester United, em Old Trafford, e foi titular nos dois jogos seguintes.

Apesar dos reforços no setor defensivo e a mudança no comando da equipe, o jovem segue tendo oportunidades e não dá sinais de perda de espaço entre os titulares.

Posição na última temporada da PL

6º lugar

Títulos do Campeonato Inglês

13 títulos

Time-base do Arsenal

4-3-3 – Leno (Cech); Bellerín (Lichtsteiner), Mustafi (Sokratis), Koscielny, Kolasinac; Xhaka, Torreira, Ramsey; Özil, Mkhitaryan, Aubameyang

Arte Guilherme Lima/Julio Puiati

Palpites

Guia do Arsenal Premier League temporada 2018/2019

[playbuzz-item item=”b66cd9a5-247e-48a7-986e-dd706b813f33″ wp-pb-id=”302853″]