Guia da Premier League – Southampton 2019/2020

Confira como os Saints se prepararam para a próxima temporada do futebol inglês

0
287
Southampton 2019
Danny Ings (Divulgação)

APL Brasil apresenta abaixo o guia da Premier League do Southampton 2019/2020.

Após algumas temporadas de estabilidade depois de retornar da Championship, as duas últimas foram nada agradáveis para os Saints. Em 2017/18, salvação graças ao gol de Manolo Gabbiadini contra o Swansea; em 2018/19, um empate maluco diante do Bournemouth livrou a equipe da segunda divisão.

A chegada do austríaco Ralph Hasenhüttl, substituindo Mark Hughes, foi vital na permanência. O ”Klopp Alpino” deu sobrevida à equipe, que passou a ter um estilo menos pragmático, conseguindo resultados expressivos como vitórias diante de Arsenal e Tottenham em St Mary's.

Jogadores até então subvalorizados por Hughes, como Jan Bednarek, Nathan Redmond, James Ward-Prowse e Shane Long, passaram a ser importantíssimos sob a batuta de Hasenhüttl.

O time passa por mudanças com a saída de Ralph Krueger, deixando o cargo de CEO para Martin Semmens.

Southampton 2019
Danny Ings (Divulgação)

A presença da família Liebherr, que salvou o clube da falência no início da década, segue por conta da suíça Katharina Liebherr, que possui 20% das ações da equipe, enquanto o restante pertence ao milionário Gao Jisheng.

O chinês declarou em entrevistas que não pretende investir quantias exacerbadas de dinheiro no clube, visto que não há necessidade por conta do balanço nas finanças.

O Southampton é uma equipe em formação. Padrões táticos ainda estão sendo testados, sobretudo após as contratações de Che Adams e Moussa Djenepo, ambas para o setor ofensivo.

As grandes incertezas são no sistema defensivo, onde ainda há certa desconfiança. Porém, com um treinador que já mostrou do que é capaz com um elenco bem mais reduzido, a equipe chega com esperanças de fazer pelo menos uma temporada mais consistente que as passadas.

Leia mais: Confira o guia da Premier League temporada 2019/2020

Informações gerais

  • Estádio: St Mary's Stadium;
  • Cidade: Southampton (Hampshire);
  • Posição na última Premier League: 16º lugar;
  • Títulos do Campeonato Inglês: nenhum;
  • Rival: Portsmouth;
  • Apelidos: Saints.

Vai e Vem

VAI: Matt Targett (Aston Villa, £14m), Charlie Austin (West Bromwich, £4m), Harrison Reed (Fulham, empréstimo), Sam Gallagher (Blackburn Rovers, £5m), Steven Davis (Rangers, free-agent), Jordy Clasie (AZ Alkmaar, free-agent).

VEM: Danny Ings (Liverpool, £18m), Che Adams (Birmingham City, £15m), Moussa Djenepo (Standard Liège, £14m).

Jogador destaque

Southampton 2019
Arte: Pedro Zandonadi

Quando chegou em 2016, pela quantia de aproximadamente 13 milhões de libras, Pierre-Emile Højbjerg transformou-se em peça essencial na equipe não apenas por sua liderança dentro de campo – com a saída de Steven Davies, o meia se tornou o capitão da equipe.

O dinamarquês é um jogador box-to-box, ou seja, defensivamente consistente e ofensivamente também, sobretudo com seu ótimo chute de média distância e seus passes extremamente importantes.

Højbjerg também pode surgir como elemento surpresa. No gol da importante vitória diante do Brighton, no Amex Stadium, na temporada passada, o dinamarquês apareceu quase como centroavante para marcar.

Apesar de tudo, o jogador precisa ser mais disciplinado em campo, visto que sempre acumula cartões amarelos. Em 2018/19, por exemplo, Højbjerg foi expulso em duas oportunidades.

Fique de olho

Southampton 2019
Yan Valery (Divulgação)

Formado nas categorias de base do Southampton, Yan Valery entrou no time com a missão de substituir o então lesionado Cédric Soares, que, aos poucos, perdeu espaço para o jovem lateral veloz, com boa visão de jogo e eficiente na defesa e no ataque.

Seu primeiro gol profissional foi nada mais nada menos que em Old Trafford, na derrota por 3 a 2 diante do Manchester United. O gol, que abriu o placar, foi eleito o mais bonito do Southampton na temporada 2018/19. Espera-se regularidade por parte de Yan Valery, que foi extremamente importante com Ralph na permanência na Premier League.

Time-base

3-4-3: Gunn; Bednarek, Yoshida, Vestergaard; Valery, Bertrand, Ward-Prowse, Hojbjerg; Redmond, Adams, Ings. Técnico: Ralph Hasenhüttl.

Southampton 2019
Arte: André Correia

Palpites