Guia da Premier League – Norwich 2019/2020

Confira como os Canaries se prepararam para a próxima temporada do futebol inglês

Norwich 2019 Aarons guia
Crédito: Norwich City/divulgação

A PL Brasil apresenta abaixo o guia da Premier League do Norwich 2019/2020.

“Time gangorra”, “saco de pancadas”, “seis pontos garantidos”. Estes são alguns estigmas e preconceitos dos quais o Norwich City procura se afastar o máximo possível na sua volta à Premier League. Entretanto, para isso, serão necessários reforços, assim como a manutenção de seus destaques na campanha do título da Championship 2018/19.

Planejamento, investimento, apoio local e elenco são algumas das principais armas dos Canários na luta por seu grande objetivo em 2019/20: a consolidação de sua vaga na Premier League. Um desafio, certamente, visto que, entre 2004 e 2016, o Norwich caiu logo na temporada seguinte em duas das três vezes que chegou à elite do futebol inglês.

Apesar do histórico não tão animador, fato é que o time do Leste da Inglaterra vem embalado por uma temporada extraordinária.

Norwich 2019
Ralf Fährmann (Divulgação)

Na última edição da Championship, os Canários não apenas levantaram o caneco, como também realizaram sua melhor campanha na história do campeonato (94 pontos em 46 jogos), quebraram seu recorde pessoal de gols marcados (93) e ainda contaram com o artilheiro da competição – o finlandês Teemu Pukki, com 29 tentos anotados.

Tais resultados só se tornaram realidade graças à confiança da diretoria no treinador alemão Daniel Farke, primeiro técnico estrangeiro em 114 anos de história do clube. Contratado em maio de 2017, Farke deu início a um processo de reconstrução do elenco e de mudança na filosofia de jogo do clube.

Desde sua chegada, o alemão já realizou impressionantes 48 contratações, além de 36 vendas ou términos de contrato. Foi nesse vai-e-vem que alguns dos principais nomes de hoje chegaram ao clube, como o goleiro Tim Krul, o zagueiro Christoph Zimmermann, os meias Marco Stiepermann e Mario Vrančić, o ponta Onel Hernández, além do matador Teemu Pukki.

Além da bem-sucedida política de contratações, fica clara a preferência de Farke por jogadores com passagem pelo futebol alemão. Hoje, dos 30 atletas que compõem o elenco principal, sete são alemães e 12 já atuaram no país.

Na atual janela de transferência, dois novatos chegaram para a “legião germânica”: o atacante suíço Josip Drmić (custo zero, Borussia M’gladbach) e o goleiro alemão Ralf Fährmann (empréstimo, Schalke 04).

Leia mais: Quando Tottenham e Wolverhampton protagonizaram uma final europeia
Norwich 2019
Daniel Farke (Divulgação)

Quanto à filosofia de jogo, Daniel Farke costuma optar por uma abordagem mais ofensiva, focada na posse de bola e nas saídas em velocidade ao ataque. O estilo é herança da época de Borussia Dortmund do treinador, visto que, antes do Norwich, Farke treinou por dois anos a equipe B dos Aurinegros.

O resultado está aí para todos verem: pela primeira vez desde 1952/53, à época na terceira divisão inglesa, o clube marcou mais de 90 gols em jogos da liga. Foi também apenas a sexta vez em toda sua história que os Canários tiveram um jogador com pelo menos 30 gols marcados na temporada.

Outra carta na manga dos atuais campeões da Championship é o fator casa. Norwich é uma simpática cidade histórica no condado de Norfolk, região Leste da Inglaterra, e, apesar de somar apenas 213 mil habitantes em sua região metropolitana, seu estádio local está sempre lotado. Na última temporada, a média de público superou 26 mil por partida, sendo a capacidade máxima do caldeirão Carrow Road cerca de 27 mil torcedores.

Informações gerais

  • Estádio: Carrow Road;
  • Cidade: Norwich (Norfolk);
  • Posição na última Championship: 1º lugar;
  • Títulos do Campeonato Inglês: nenhum;
  • Rival: Ipswich Town;
  • Apelidos: Canaries; Yellows.

Vai e Vem

VAI: Ivo Pinto (Dínamo Zagreb, free-agent), Steven Naismith (Hearts, free-agent), Marcel Franke (Hannover 96, free-agent), Nélson Oliveira (AEK Atenas, free-agent), James Husband (Blackpool, empréstimo), Rocky Bushiri (Blackpool, empréstimo).

VEM: Ibrahim Amadou (Sevilla, empréstimo), Sam Byram (West Ham, £750k), Ralf Fährmann (Schalke 04, empréstimo), Patrick Roberts (Manchester City, empréstimo), Josip Drmić (Borussia Mönchengladbach, free-agent).

Jogador destaque

Norwich 2019
Arte: Pedro Zandonadi

O finlandês Teemu Pukki será peça fundamental na luta do Norwich pela permanência na Premier League. Contratado na temporada passada, o atacante de 29 anos logo assumiu a titularidade incontestável no time de Daniel Farke e terminou a campanha do título da Championship com incríveis 29 gols e nove assistências em 43 jogos, além do prêmio de Melhor Jogador da Championship.

Com a experiência de ter atuado pelo futebol alemão (Schalke 04) e escocês (Celtic), além de 74 partidas pela seleção finlandesa, Pukki já mostrou que não se intimida diante de fortes marcações. Veloz, habilidoso, oportunista e bom finalizador, o camisa 22 dos Canários tem tudo para incomodar defesas na Premier League.

Fique de olho

Norwich 2019
Max Aarons (Divulgação)

Nascido em Hammersmith, distrito de Londres, o garoto Max Aarons deu seus primeiros chutes com a camisa do Luton Town. Aos 16 anos se transferiu para as categorias de base do Norwich e, aos 18, virou titular absoluto na lateral-direita do time principal.

Na temporada passada, Aarons foi um dos destaques na campanha do título da Championship, contribuindo com dois gols e seis assistências em 41 jogos disputados, números que ilustram a qualidade do jovem lateral no apoio ao ataque.

As boas atuações lhe renderam convocações regulares à seleção inglesa sub-19, além de prêmios individuais como o de Revelação da Championship e uma vaga na Seleção da Temporada.

Time-base

4-2-3-1: Krul (Fährmann); Aarons, Zimmermann, Klose (Godfrey), Lewis; Tettey (McLean), Vrančić; Hernández, Stiepermann, Buendía; Pukki. Técnico: Daniel Farke.

Norwich 2019
Arte: André Correia

Palpites