O Brighton se tornou um time cult nos últimos anos entre analistas e fãs apaixonados por futebol. Desde 2021/22, sob o comando de Graham Potter, os Seagulls viraram o time dos “neutros” na Premier League. Na temporada passada, deram um salto com Roberto De Zerbi. E o que esperar em 2023/24?
Com Potter, o Brighton terminou em 9º, mas seus pontos esperados (xPT) diziam que mereciam um 6º lugar. Foi nessa a posição que o time de De Zerbi encerrou a última temporada, mas os xPT nos diziam que um 5º lugar era mais justo.
Com o grande destaques, era esperado que alguns dos principais astros deixassem a modesta equipe do litoral. Chegaram reforços, é verdade, mas a dúvida é maior do que a certeza. O romance que De Zerbi escreve no Brighton chegou ao clímax? Ou terá mais capítulos vistosos para ser chamado de clássico no futuro?
Avaliação da última temporada do Brighton:
ÓTIMA 👍- O Brighton vem de sua melhor campanha na história da Premier League. Com a classificação para a Europa League, os Seagulls vão disputar uma competição europeia pela primeira vez em 121 anos. Para além do resultado positivo, somado ao sucesso sobre rivais diretos, o estilo de jogo, que rendeu e encantou quem assistiu as partidas da equipe de De Zerbi.
Posição na última Premier League: 6ª
Sequência com De Zerbi anima, mas..
O italiano à frente da equipe é um dos vanguardistas da bola. Elogiado veementemente e até mesmo estudado por Pep Guardiola, seu trabalho chama a atenção desde os tempos de Sassuolo. Quem viu sua passagem pelo Shakhtar Donetsk, nos meses antes da invasão das tropas russas na Ucrânia, se encantou. Isso foi levado ao Brighton.
Um time divertido de se assistir e difícil de se enfrentar, o Brighton pisa na bola, fica parado enquanto chama o adversário para seu campo e transforma um jogo monótono em um contra-ataque fulminante em questão de segundos. Mas até onde isso pode ser mantido em alto nível?
Com a saída de destaques como Mac Allister, Colwill e Trossard, além de não contratar grandes estrelas, há a dúvida sobre o grau de competitividade que os Seagulls vão entrar atualmente. Terão o calendário cheio por conta da Europa League, algo que nunca tiveram, e as expectativas aumentaram. A curiosidade para vê-los em 2023/24 se assemelha a de um ávido leitor querendo saber o próximo capítulo de uma aventura da sua ficção preferida.
O mercado do Brighton 🔄
REFORÇOS: Igor Julio (Z, Fiorentina), Bart Verbruggen (G, Anderlecht), Alex Matos (M, Norwich), João Pedro (A. Watford). Mahmoud Dahoud (M, Borussia Dortmund), James Milner (M, Liverpool)
SAÍDAS: Alexis Mac Allister (M, Liverpool), Deniz Undav (A, emp. ao Stuttgart), Jeremy Sarmiento (M, emp. ao West Brom), Reda Khadra (M, Stade Reims), Levi Cowill (Z, volta de emp. ao Chelsea).
📝 Time-base para 2023/2024
(4-2-3-1): Steele; Veltman, Dunk, Webster e Estupiñan; Caicedo e Dahoud; March, Enciso e Mitoma; João Pedro. Técnico: Roberto De Zerbi.
👑 CRAQUE DO TIME: Moises Caicedo – A grande incógnita do mercado do Brighton era a permanência de Caicedo. Um dos jogadores com maior salto de desempenho na última temporada, o equatoriano abre 2023/24 como um dos volantes mais cobiçados da Premier League de maneira justa: aos 21 anos, é um fenômeno em quebrar pressão adversária e sustentar a marcação às suas costas, além de ser um meio-campista associativo e de bons combates defensivos. É crucial para o modelo de jogo do time.
🔎 FICAR DE OLHO: Julio Enciso – O jovem e esguio meia paraguaio cresceu de produção na reta final da última temporada e deve ter cada vez mais espaço em 2022/23, principalmente por conta da saída de Mac Allister. Jogando na esquerda, no meio ou como “falso 9”, Enciso é um protótipo do jogador de rua sul-americano: baixinho, magro, driblador, que tem grande noção de tabelas e corajoso para enfrentar a defesa. Foram apenas sete jogos como titular na Premier League, mas o paraguaio participou de seis gols na campanha: marcou quatro e deu duas assistências.
🔮Palpite do autor: briga por competições europeias
O Brighton tem um modelo de jogo consolidado e se reforçou, mas também conta com o calendário mais pesado da sua história e rivais possivelmente em melhores condições do que a temporada passada. O time de De Zerbi pode ser considerado o melhor fora do novo “Big-7”, então a briga por competições europeias ainda depende da capacidade que os Seagulls terão de desbancar alguns dos grandes.
Fala, torcedor!📯
Brighton & Hove Brasil @bhabrasil
A próxima temporada vai ser… histórica.
Um jogador do meu rival que gostaria é… Harry Kane.
Um jogador que eu pagaria Uber para ir embora é… Jakub Moder.
Brighton
Cidade: Brighton and Hove, no sul da Inglaterra
Estádio: Amex Stadium
Apelidos: Seagulls