Guardiola faz zero substituições, dá bronca em jogadores e rebate críticas: ‘Acharam que seria um amistoso?’

1 minuto de leitura

RB Leipzig e Manchester City empataram em 1 a 1 nesta quinta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Pep Guardiola foi questionado nem tanto pelo resultado conquistado na Alemanha, mas pelo desempenho da equipe e um fato peculiar: o técnico não efetuou uma substituição sequer durante os 90 minutos.

— Eu vi que o time estava bem, especialmente no meio-campo. Claro que pensei no cansaço (dos jogadores), mas, no final, decidi continuar com o que a gente estava tendo, especialmente com a linha de quatro defensores atrás, afirmou Pep, à BT Sport.

Além disso, o Bernardo Silva estava conseguindo controlar o jogo no meio-campo, e era isso que a gente estava precisando completou.

Os Citizens abriram o placar com Mahrez ainda no primeiro tempo e sofreram o empate na segunda etapa, após uma falha de Ederson – que ficou no meio do caminho em cobrança de escanteio. No total, o RB Lepizig teve mais chances claras: foram três contra apenas uma do City, números reforçados pela plataforma de scouting “Sofascore”.

“Estou feliz com todo o jogo, não apenas com o primeiro tempo. O que é que você espera? Esperavam um jogo amigável aqui? Quantos jogos  assistiu do RB Leipzig? Quantos jogos? As pessoas esperam que fossemos ganhar aqui 5-0? Essa não é a realidade”, alertou Guardiola.

Ira de Guardiola

Apesar do respeito ao RB Leipzig e a compressão pelo resultado, uma imagem chamou atenção ao fim do confronto. O técnico espanhol reuniu todo o time para uma bronca coletiva ainda em campo.

Eu olhei para os meus jogadores e vi que estavam cabisbaixos. Eu disse a eles: Por que estão com a cabeça para baixo? Ergam essas cabeças! A maneira como vocês jogaram hoje foi muito boa justificou o treinador.

Manchester City e RB Leizpig voltam a se encontrar no dia 14 de março, na Inglaterra, em partida que decide qual time avança para as oitavas de final da Champions League.

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador da PL Brasil. Cobriu futebol internacional, carioca e esportes olímpicos pelo Lance! e foi editor de conteúdo do Esporte do Grupo Globo - lá fez parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.