‘Não me importo’: Guardiola opina sobre melhorar VAR e provoca arbitragem após graves erros na Premier League

5 minutos de leitura

A partida entre Liverpool e Tottenham aconteceu no sábado (30), mas ainda está dando o que falar por causa do erro de comunicação entre o árbitro de campo e o VAR que anulou um gol legal dos Reds, o que acabou culminando na vitória dos Spurs. Nem Pep Guardiola passou ileso de dar seu palpite sobre a situação.

Nesta terça-feira (3), o técnico do Manchester City deu entrevista coletiva antes da partida da Champions League, pela segunda rodada do grupo G, que acontece nesta quarta às 16h (horário de Brasília). Além de falar sobre o jogo, Pep foi perguntado sobre os problemas de arbitragem relacionados ao VAR.

“Não me importo”: a opinião de Guardiola sobre os erros do VAR

Guardiola foi questionado se confia no VAR, mesmo que a ferramenta tenha mudado o trabalho dele. O treinador disse que, na verdade, o trabalho dos árbitros é que foi alterado e que entende “o quão chateado o Liverpool deve estar”.

— (O VAR) mudou o trabalho dos árbitros porque agora não são eles que tomam as decisões, vai para o VAR. Mas se eles e o VAR erram, terão problemas, então entendo o quão chateado o Liverpool deve estar nesse caso. Mas os chefes dos árbitros decidirão o que fazer e iremos segui-los.

Ao ser perguntado se tinha alguma sugestão para melhorar o sistema, Guardiola negou e disse que “não se importa”, já que não é um um profissional de arbitragem.

— Não sou profissional da área para usá-lo da melhor maneira possível. Não estou envolvido nisso e não me importo. Temos que confiar nas pessoas de lá. Todos sabem que cometeram um erro e o Liverpool sofreu uma grande consequência disso porque nesses jogos é super importante.

Pep ainda brincou, usando a cerimônia do Oscar como exemplo para dizer que essas situações têm colocado a arbitragem de campo e de vídeo como personagens principais dos jogos, e não a partida em si.

— Eles terão que encontrar um sistema onde os personagens principais sejam os jogadores e o próprio jogo. Em todos os países, não apenas aqui. Os árbitros e os VARs são os personagens principais. ‘E o Oscar vai para'… Eles tem que dar um passo para trás. São os jogadores. Em alguns jogos, sejam mais humildes e deixem os jogadores fazerem o que têm que fazer, e eles serão melhores. Eles serão melhores.

RB Leipzig
04/10/23 - 16:00

Finalizado

1

-

3

Man City

RB Leipzig - Man City

UEFA Liga dos Campeões - Red Bull Arena

2° Turno

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.