Demais! Guardiola cita TikTok, solta riso ao falar sobre o Manchester United e agita torcedores

6 minutos de leitura

A fase de grupos da Champions League começa nessa terça-feira (19). O Manchester City entra em campo para defender o título contra o Estrela Vermelha, da Sérvia, a partir das 16h. O jogo do grupo G acontece na casa do atual campeão, no Etihad Stadium, em Manchester.

Na entrevista coletiva anterior à partida, nesta segunda (18), o treinador Pep Guardiola falou sobre sua expectativa para a partida, como se sente após ter vencido a última edição da taça mais importante da Europa e explicou como o elenco tem se mantido motivado após conquistar a Tríplice Coroa na última temporada.

Guardiola provoca rival: ‘Não começaram do jeito que esperavam'

Por ser dono do melhor elenco do mundo, o Manchester City não tem grandes preocupações para tentar ir atrás do bicampeonato da Champions League. O que pode pesar para um time tão vencedor é o fator psicológico: agora que já conquistaram o sonhado título inédito, qual será a grande motivação?

O treinador foi perguntado sobre como ele mantém seus jogadores motivados, mesmo nesse cenário. Guardiola usou como exemplo o último jogo na Premier League, contra o West Ham, no sábado (16). Os Citizens foram para o vestiário no intervalo perdendo por 1 a 0 e o comandante revelou que os jogadores “estavam irritados”.

Para ele, a motivação deve vir de dentro de cada um. Ele usou aquela situação para ajustar o foco da equipe. No fim das contas, eles voltaram ao gramado e conquistaram a vitória por 3 a 1, de virada.

— Eu sei que no intervalo eu deveria ir até os jogadores porque eles estavam irritados. Eu disse ‘Por que estão irritados? Estão perdendo por 1 a 0, mas estão jogando bem. Em circunstâncias normais, vocês seriam cirúrgicos no ataque e estariam vencendo por 3 a 1'. Então (a motivação) vem deles. Claro, nós os incentivamos, mas eles têm uma mentalidade incrível, nunca desistem e dizem ‘vamos lá!' – revelou Guardiola.

Em seguida, ao ser perguntado se o treinador ficava feliz em ver os jogadores “irritados”, Pep deu uma respostas curiosa que envolveu o TikTok como exemplo e até uma “provocação” ao Manchester United. O rival dos Citizens está de volta à Champions depois de ficar de fora na última temporada, mas os resultados na Premier League e o clima interno não são os mais motivadores.

— Se não tiver [raiva], [a motivação] não vem de dentro. O técnico pode checar o TikTok para repetir um lindo discurso motivacional. Todo mundo tem que encontrar isso dentro de si mesmo e se incentivar a ir no seu limite. Nós vamos ter baixas nesta temporada, mas começar dessa forma e conseguir distância de times importantes, mas você sabe quão forte é o Arsenal, a mentalidade do Liverpool continua lá…

Nesse momento, o repórter questionou “E o Manchester United?”. Guardiola soltou uma risada e continuou sua resposta:

— … (risos) O United não começou da forma como acho que eles esperavam, assim como o Chelsea, mas mais cedo ou mais tarde eles vão pegar o ritmo. Mas (a motivação) é importante para nós depois de vencer a Tríplice Coroa.

A reação do treinador repercutir nas redes sociais:

Buscar o bi ou título inédito: o que é mais difícil?

A vitória do Manchester City sobre a Inter de Milão na final de 2022/23 certamente tirou um peso das costas de Guardiola, que já havia batido na trave em 2021, quando perdeu o título para o Chelsea. Por isso, ele acredita que buscar o bicampeonato é uma tarefa bem mais simples que tentar ganhá-lo pela primeira vez.

— Difícil é vencer pela primeira vez. Vou lembrar sempre que foi algo incrível para nós pela primeira vez na história, mas nós apenas vencemos. Vamos tentar vencer amanhã uma equipe agressiva e rápida no ataque.

Pep acredita que não há problemas em não sentir mais esse “peso”, mas o jogadores precisam entender que devem sempre buscar vencer mais uma vez.

— O importante é que os jogadores não se sintam relaxados. Se a diretoria estiver tranquila, ótimo, eles não marcam gols. Para o nosso clube, vencer a Champions League é algo incrível. Mas na perspectiva do campeonato…. quantas equipes ganharam uma Champions? Nessa perspectiva, não fizemos nada de especial, foi apenas uma. Mas é claro, o clube ainda não tinha uma, então fazer parte disso é um orgulho.

Man City
19/09/23 - 16:00

Finalizado

3

-

1

Red Star Belgrade

Man City - Red Star Belgrade

UEFA Liga dos Campeões - Etihad Stadium

1° Turno

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.