Guardiola contou a jogadores quem será seu sucessor no Manchester City

6 minutos de leitura

Pep Guardiola está há sete anos à frente do Manchester City. Conquistou 15 títulos no Etihad Stadium, sendo cinco de Premier League e uma Champions League. Seu contrato com o clube dura até 2025 e, de acordo com o jornal britânico “Telegraph”, o treinador cravou quem será seu sucessor nos Citizens.

Sensação da Premier League, o Brighton mantém seu legado da última temporada e segue indo bem em 2023/24, à frente do técnico italiano Roberto de Zerbi. O sexto lugar no Campeonato Inglês, com 16 pontos, conta com um estilo de jogo que chama a atenção, assim como o tipo de contratações que o time faz.

De acordo com o “Telegraph”, Guardiola crê que De Zerbi será seu sucessor no Manchester City.

O jornal britânico destaca que, no último jogo entre Brighton e Citizens, em maio deste ano, o treinador espanhol disse a três jogadores após a partida, em meio à comemoração do quinto título inglês, que o italiano é o futuro comandante do Etihad Stadium.

Admiração de Guardiola por De Zerbi

De Zerbi Guardiola Brighton Manchester City
Guardiola abraçando Roberto De Zerbi (Foto: Icon Sport)

A admiração de Guardiola por De Zerbi não é novidade. O treinador espanhol já elogiou publicamente o italiano, que iniciou a carreira no Foggia, da Itália, depois passou por Palermo, Benevento e Sassuolo. O técnico do Brighton ainda passou pelo Shakhtar Donetsk antes de ser o sucessor de Graham Potter no Falmer Stadium.

Guardiola chegou a comparar De Zerbi com um chef de um restaurante na Catalunha, que mudou a cozinha. Pep projetou o italiano para um grande impacto no futebol nos próximos anos.

— Preste atenção ao que vou dizer: estou bem convencido que estou certo ao afirmar que acho que Roberto é um dos técnicos mais influentes dos últimos 20 anos. Não há time que jogue do jeito que eles jogam. É único. Eu tinha a sensação quando ele chegou que ele causaria um grande impacto na Premier League. Não esperava que fizesse isso tão rápido. Ele cria 20 a 25 chances por jogo, muito mais do que a maioria dos adversários. Ele monopoliza a bola de um jeito que não acontece há muito tempo — disse Guardiola na véspera da profecia citada pelo “Telegraph”.

O Brighton se tornou o time com o maior número de finalizações e chutes no alvo da Premier League desde a chegada de De Zerbi, com 662 e 254 respectivamente. Além disso, os Seagulls são a segunda equipe com maior média de posse de bola na liga inglesa, com 61,9%, ficando atrás apenas do Manchester City de Guardiola.

Manchester City e Brighton se enfrentam no final da manhã deste sábado (21), às 11h (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo válido pela nona rodada da Premier League.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.