Pep Guardiola está há sete anos à frente do Manchester City. Conquistou 15 títulos no Etihad Stadium, sendo cinco de Premier League e uma Champions League. Seu contrato com o clube dura até 2025 e, de acordo com o jornal britânico “Telegraph”, o treinador cravou quem será seu sucessor nos Citizens.
Sensação da Premier League, o Brighton mantém seu legado da última temporada e segue indo bem em 2023/24, à frente do técnico italiano Roberto de Zerbi. O sexto lugar no Campeonato Inglês, com 16 pontos, conta com um estilo de jogo que chama a atenção, assim como o tipo de contratações que o time faz.
De acordo com o “Telegraph”, Guardiola crê que De Zerbi será seu sucessor no Manchester City.
O jornal britânico destaca que, no último jogo entre Brighton e Citizens, em maio deste ano, o treinador espanhol disse a três jogadores após a partida, em meio à comemoração do quinto título inglês, que o italiano é o futuro comandante do Etihad Stadium.
Admiração de Guardiola por De Zerbi
A admiração de Guardiola por De Zerbi não é novidade. O treinador espanhol já elogiou publicamente o italiano, que iniciou a carreira no Foggia, da Itália, depois passou por Palermo, Benevento e Sassuolo. O técnico do Brighton ainda passou pelo Shakhtar Donetsk antes de ser o sucessor de Graham Potter no Falmer Stadium.
Guardiola chegou a comparar De Zerbi com um chef de um restaurante na Catalunha, que mudou a cozinha. Pep projetou o italiano para um grande impacto no futebol nos próximos anos.
— Preste atenção ao que vou dizer: estou bem convencido que estou certo ao afirmar que acho que Roberto é um dos técnicos mais influentes dos últimos 20 anos. Não há time que jogue do jeito que eles jogam. É único. Eu tinha a sensação quando ele chegou que ele causaria um grande impacto na Premier League. Não esperava que fizesse isso tão rápido. Ele cria 20 a 25 chances por jogo, muito mais do que a maioria dos adversários. Ele monopoliza a bola de um jeito que não acontece há muito tempo — disse Guardiola na véspera da profecia citada pelo “Telegraph”.
O Brighton se tornou o time com o maior número de finalizações e chutes no alvo da Premier League desde a chegada de De Zerbi, com 662 e 254 respectivamente. Além disso, os Seagulls são a segunda equipe com maior média de posse de bola na liga inglesa, com 61,9%, ficando atrás apenas do Manchester City de Guardiola.
Manchester City e Brighton se enfrentam no final da manhã deste sábado (21), às 11h (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo válido pela nona rodada da Premier League.