Guardiola fica em posição surpreendente em ranking de melhores técnicos do mundo

5 minutos de leitura

O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, ficou fora do topo da lista de melhores técnicos do mundo em levantamento feito pelo ex-atacante inglês Gabriel Agbonlahor na rádio britânica “talkSPORT”.

O ex-jogador colocou Guardiola apenas na terceira colocação do ranking, embora tenha reconhecido o espanhol como “o melhor técnico do mundo”. Agbonlahor justificou que o investimento e estrutura proporcionado tanto pelo City quanto pelos antigos clubes, Barcelona e Bayern de Munique, colaborou para a conquista de títulos e marcas expressivas.

Ao todo, Guardiola tem três taças da Champions League, seis da Premier League, quatro da Copa da Liga Inglesa, três do Campeonato Alemão, duas da Copa do Rei, duas da FA Cup e duas da Copa da Alemanha.

— Ele fez um trabalho fantástico, mas onde quer que fosse, tinha as ferramentas à disposição — analisou Gabriel Agbonlahor.

Unai Emery à frente de Guardiola em ranking de melhores técnicos do mundo

O ex-atleta elaborou uma lista com cinco nomes, e todos os escolhidos atuam no futebol europeu. Além de Guardiola, Mikel Arteta (Arsenal) e Unai Emery (Aston Villa) foram os representantes da Premier League.

Melhores técnicos do mundo segundo Gabriel Agbonlahor

  1. Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)
  2. Unai Emery (Aston Villa)
  3. Pep Guardiola (Manchester City)
  4. Carlo Ancelotti (Real Madrid)
  5. Mikel Arteta (Arsenal)
Aston Villa Unai Emery
Unai Emery, técnico do Aston Villa (Foto: Icon sport)

O técnico dos Villains ficou na segunda posição e teve a consistência no trabalho destacada na explicação. O espanhol chegou ao time de Villa Park em 2022, quando a equipe estava na 17ª colocação. Emery foi um dos responsáveis pela reação que deixou o Aston Villa em sétimo lugar na PL 2022/23 e classificou o time à Conference League.

Na edição passada do Campeonato Inglês, o Villa ficou na quarta posição e se credenciou à disputa da Champions League 2024/25, onde atualmente é o líder da classificação com 100% de aproveitamento.

— Não há indícios de que o Aston Villa vai decair na Premier League por causa da Champions — pontuou o ex-jogador.

Os títulos já conquistados por Emery são Campeonato Francês, quatro taças da Europa League, duas Copas da França e duas Copas da Liga Francesa.

Mikel Arteta em coletiva antes de jogo do Arsenal
Mikel Arteta em coletiva antes de jogo do Arsenal. Foto: IMAGO

Já Arteta, ex-assistente de Guardiola no City, foi top-5 no levantamento. Assim como Unai Emery, o Gunner teve como ponto forte a constância de bons resultados nos últimos anos, além de um troféu da FA Cup.

— O jeito que ele mudou a forma como o Arsenal joga, a maneira como se tornaram um time que pode vencer os jogos. Eles conseguem resultados e são um dos favoritos a vencer a Premier League nesta temporada — enfatizou.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.