A Premier League está de volta após duas semanas de pausa para a Data Fifa. E quem retorna junto com ela é Pep Guardiola. O treinador do Manchester City estava afastado desde o fim de agosto porque passou por uma cirurgia de emergência devido a um problema nas costas.
O espanhol passou os último dias se recuperando em Barcelona, na Espanha. Felizmente, o procedimento foi um sucesso e o comandante dos Citizens foi liberado para voltar à sua função na quarta-feira (13).
Por causa do retorno do Campeonato Inglês, Guardiola concedeu entrevista coletiva nesta sexta (15). Nela, o técnico foi questionado sobre o desempenho de uma das contratações do clube nesta janela de transferências.
Guardiola lista qualidades de novo brasileiro do City
Se Guardiola já está recuperado, não é possível dizer o mesmo de Kevin De Bruyne. O meio-campista lesionou a coxa logo na abertura da temporada e também foi operado, mas não deve retornar até o final do ano.
Por isso, o clube foi atrás de um substituto temporário no mercado da bola. Lucas Paquetá, do West Ham, era a primeira opção, mas foi descartado em meio às investigações sobre o suposto envolvimento do brasileiro com apostas esportivas. O plano B acabou sendo outro brasileiro, o naturalizado português Matheus Nunes, ex-Wolverhamtpon.
Contratado no Deadline Day, como é chamado o último dia da janela de transferências, o meio campista chegou ao Etihad Stadium por cerca de 60 milhões de euros (R$ 318 milhões), mas ainda não estreou pelo City.
Na entrevista, Guardiola foi questionado sobre as qualidades de Nunes. E o técnico não poupou elogios à versatilidade do novo contratado, dizendo que ele pode atuar como volante, meia-ofensivo e até na lateral, por causa do seu porte físico.
— No último jogo pelos Wolves, ele jogou como ponta, então pode jogar em diversas posições. Ele tem uma qualidade especial muito difícil de achar que é conseguir driblar os adversários e seguir com a bola por 10, 15 , 20 metros.
Segundo Guardiola, apesar de De Bruyne ser incomparável, Nunes compartilha algumas características com o belga.
— (Ele tem) qualidade ao segurar a bola, ao driblar, especialmente ao arriscar com a bola como Kevin (De Bruyne)… De Bruyne é incomparável em vários aspectos. Mas ele (Matheus) tem muita energia subindo e descendo.
O que Matheus Nunes precisa melhorar
No entanto, Guardiola também citou um ponto fraco do luso-brasileiro: o domínio. Na visão do treinador, a precisão do atleta nesse tipo de jogada ainda não é “suficiente”.
— Com o tempo, ele vai aprender a ser mais cirúrgico nos aspectos mais simples, no domínio, no primeiro passe… e vai conseguir com as nossas dinâmicas de treinamento. Ele tem pequenos defeitos que podemos melhorar e qualidades que nenhum treinador pode desenvolver e isso é muito importante para nós.
Matheus Nunes pode fazer sua estreia em campo pelos Citizens neste sábado, contra o West Ham, a partir das 11h (horário de Brasília). O jogo é válido pela quinta rodada da Premier League 2023/24 e acontece no Estádio Olímpico de Londres.
Finalizado
1
-3
West Ham - Man City
England Premier League - London Stadium
5° Turno