‘Esse gesto de Guardiola mostra que ele virou o Mourinho’

5 minutos de leitura

Multicampeão em todos os times que passou, o técnico Pep Guardiola passa pela maior crise de sua carreira como técnico. O Manchester City vive um capítulo triste em sua história, e os problemas foram agravados pela derrota por 2 a 0 para o Liverpool, no último domingo, pela Premier League. E foi um comportamento de Guardiola na beira do campo que chamou atenção.

Enquanto a torcida dos Reds provocava que o espanhol seria demitido, o técnico dos Citizens resolveu responder, mostrando seis dedos, em alusão aos seis títulos de Premier League que possui. O gesto foi encarado por parte da imprensa como um destempero incomum de sua carreira, comparado ao de José Mourinho, seu antigo rival.

Guardiola virou Mourinho?

O chefe de redação do jornal “Telegraph”, Oliver Brown, publicou uma coluna nesta segunda-feira (2) em que compara os dois técnicos e critica o comportamento do espanhol.

Pep Guardiola pouco pode fazer a não ser recorrer às travessuras de um homem que é o seu oposto (Mourinho). O gesto de seis dedos (…) foi tirado diretamente do manual de Mourinho. Dificilmente poderia haver uma ilustração mais impressionante da turbulência na mente de Guardiola. Enquanto outro desempenho fraco e cheio de erros de sua equipe consumia sua alma, ele parecia não ter ideia de como impedir o problema. E então ele canalizou o clássico Mourinho, o rival arrogante que ele costumava desdenhar —

José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, em jogo contra o Twente na Europa League
José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, em jogo contra o Twente na Europa League (Foto: Noah Wedel/Imago)

A irritação de Guardiola na beira do campo tem sido vista nesta temporada. Na partida contra o Feyenoord, pela Champions, os Citizens abriram 3 a 0 e levaram o doloroso empate em casa. Na entrevista pós-jogo, o técnico mostrou seu rosto arranhado e revelou a frustração com o resultado.

Contra o Liverpool, o City teve uma atuação muito ruim e sofreu em Anfield para competir com o líder da competição. Questionado sobre a provocação da torcida dos Reds, Guardiola não poupou palavras.

Talvez eles (torcedores do Liverpool) tenham razão, talvez eu deva ser demitido pelos resultados. Mas eu não esperava isso em Anfield. Eles deveriam ter feito isso no passado. Agora é se aproveitar. Faz parte do jogo, eu entendo — disse Guardiola após o jogo.

Com os resultados da última rodada, o Manchester City ocupa apenas a 5ª posição na tabela da Premier League, 11 pontos atrás do líder Liverpool. Há sete jogos sem vencer, os Citizens voltam a campo na quarta-feira (4) para enfrentar o Nottingham Forest, no Etihad Stadium, às 16h30 (horário de Brasília), pela 14ª rodada.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]