Multicampeão em todos os times que passou, o técnico Pep Guardiola passa pela maior crise de sua carreira como técnico. O Manchester City vive um capítulo triste em sua história, e os problemas foram agravados pela derrota por 2 a 0 para o Liverpool, no último domingo, pela Premier League. E foi um comportamento de Guardiola na beira do campo que chamou atenção.
Enquanto a torcida dos Reds provocava que o espanhol seria demitido, o técnico dos Citizens resolveu responder, mostrando seis dedos, em alusão aos seis títulos de Premier League que possui. O gesto foi encarado por parte da imprensa como um destempero incomum de sua carreira, comparado ao de José Mourinho, seu antigo rival.
Guardiola virou Mourinho?
O chefe de redação do jornal “Telegraph”, Oliver Brown, publicou uma coluna nesta segunda-feira (2) em que compara os dois técnicos e critica o comportamento do espanhol.
— Pep Guardiola pouco pode fazer a não ser recorrer às travessuras de um homem que é o seu oposto (Mourinho). O gesto de seis dedos (…) foi tirado diretamente do manual de Mourinho. Dificilmente poderia haver uma ilustração mais impressionante da turbulência na mente de Guardiola. Enquanto outro desempenho fraco e cheio de erros de sua equipe consumia sua alma, ele parecia não ter ideia de como impedir o problema. E então ele canalizou o clássico Mourinho, o rival arrogante que ele costumava desdenhar —
A irritação de Guardiola na beira do campo tem sido vista nesta temporada. Na partida contra o Feyenoord, pela Champions, os Citizens abriram 3 a 0 e levaram o doloroso empate em casa. Na entrevista pós-jogo, o técnico mostrou seu rosto arranhado e revelou a frustração com o resultado.
Contra o Liverpool, o City teve uma atuação muito ruim e sofreu em Anfield para competir com o líder da competição. Questionado sobre a provocação da torcida dos Reds, Guardiola não poupou palavras.
— Talvez eles (torcedores do Liverpool) tenham razão, talvez eu deva ser demitido pelos resultados. Mas eu não esperava isso em Anfield. Eles deveriam ter feito isso no passado. Agora é se aproveitar. Faz parte do jogo, eu entendo — disse Guardiola após o jogo.
Com os resultados da última rodada, o Manchester City ocupa apenas a 5ª posição na tabela da Premier League, 11 pontos atrás do líder Liverpool. Há sete jogos sem vencer, os Citizens voltam a campo na quarta-feira (4) para enfrentar o Nottingham Forest, no Etihad Stadium, às 16h30 (horário de Brasília), pela 14ª rodada.