Em meio à crise, Guardiola exige contratação de 3 jogadores para o Manchester City

6 minutos de leitura

Pep Guardiola passou por um momento até então inédito na carreira como treinador ao acumular cinco derrotas seguidas nas partidas realizadas pelo Manchester City entre 30 de outubro e 23 de novembro.

O time mostrou sinais de reação na última terça-feira (26), quando abriu 3 a 0 diante do holandês Feyenoord em 53 minutos. No entanto, o City teve um apagão na reta final e levou o empate. A situação parece ter sido a gota d’água para Guardiola, que fez três exigências no mercado de transferências aos dirigentes do clube.

Guardiola mira reforços para a sequência da temporada

O espanhol quer o time agressivo no mercado de janeiro de 2025 e definiu a necessidade de contratar três estrelas: um volante, um meia-atacante e um ala.

Nenhum dos alvos está na Premier League. Para volante, o nome apontado foi o de Martín Zubimendi, da Real Sociedad, enquanto o meia-atacante desejado é Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen. Para a outra opção ofensiva, o pedido do técnico foi Maxi Araújo, do Sporting. As informações são do “Fichajes”.

A prioridade máxima de Guardiola, segundo o site, é reforçar o meio-campo, o que faria de Zubimendi a meta principal. O City tem sofrido para encontrar reposições à ausência de Rodri, que se recupera de lesão ligamentar no joelho direito.

Martín Zubimendi, jogador da Real Sociedad (Foto: IMAGO)

O espanhol de 25 anos é visto como substituto ideal do compatriota por cumprir bem as propostas defensivas e auxiliar no equilíbrio de jogo com passes e recuperação de bolas.

O site “Relevo” já havia apontado o interesse dos Citizens em fechar com Zubimendi, porém, o jogador teve a oportunidade de trocar a Real Sociedad pela Inglaterra no meio do ano, quando o Liverpool o colocou no radar, e preferiu continuar na equipe que o revelou.

O volante tem contrato até 2027 e acumula nove gols e nove assistências em 205 partidas. Na temporada atual, fez 14 jogos do Campeonato Espanhol — 13 como titular –, e tem média de 2,4 desarmes por jogo e 4,2 bolas recuperadas por partida, conforme dados do “Sofascore”.

Maxi Araújo, de 24 anos, estaria na lista de desejos do treinador principalmente pela versatilidade. O jogador atua como ala no esquema 3-4-3 do Sporting e pode jogar tanto no lado direito quanto no esquerdo. O uruguaio chegou ao futebol português em agosto de 2024, e tem dois gols e uma assistência em 13 participações.

Maxi Araujo em ação no Sporting
Maxi Araujo em ação no Sporting (Foto: Avant Sports/Imago)

Por fim, Florian Wirtz, meia-atacante que se tornou sensação no futebol europeu sob o comando de Xabi Alonso no Leverkusen. Em 171 jogos no time alemão, o jovem de 20 anos balançou as redes 50 vezes e serviu companheiros em outras 54 oportunidades.

O “Fichajes” destacou que o prestigio da joia no mercado pode atrapalhar os planos do City, visto que Wirtz tem valor estimado em 130 milhões de euros (cerca de R$ 821,2 milhões na cotação atual).

Apesar disso, os executivos estariam dispostos a mover mundos e fundos para reverter a má fase, o que pode tornar o clube muito forte na próxima janela.

Enquanto isso não acontece, Guardiola prepara os atletas para o embate contra o Liverpool neste domingo (1º), às 13h (de Brasília), em Anfield, pela Premier League. Os Reds lideram a competição com 31 pontos, e o City aparece na segunda posição, com 23.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.